dcsimg

Curso a Distância e as vantagens financeiras

(0.0 de 0)

O aluno interessado em cursar uma graduação ou pós graduação tem duas opções de escolha: educação presencial ou educação a distância. Para fazer a escolha correta entre as opções, o aluno deve considerar os custos de cada uma e se cabem no seu orçamento.

vantagens-financeiras

O crescimento dos cursos a distância

Os cursos ministrados na modalidade de Educação a Distância (EAD) estão crescendo rapidamente no Brasil. A procura pela qualificação profissional faz com que jovens e adultos de qualquer idade busquem alcançar este objetivo, seja em um curso técnico, graduação ou pós-graduação. São inúmeras as Instituições para a realização desses cursos e em diversas localidades, sendo da rede pública ou privada, presencial ou à distância.

O principal problema que impede alguém de iniciar os estudos de profissionalização ou nível superior é a falta de recursos financeiros. Muitas pessoas dependem do orçamento dos pais, outras do salário e das contas a pagar, e no fim disso tudo conseguem guardar nada ou muito pouco dinheiro, que normalmente já está destinado a algum plano futuro.  

[Veja aqui maiores informações sobre: faculdades a distância!]  

Educação Presencial

Ao optar pela educação presencial, devem-se analisar dois critérios: se a universidade é pública ou privada e se ela está localizada na sua cidade. Se ela for pública e localizada na sua cidade, os custos serão bem pequenos, praticamente com alimentação e talvez transporte. Mas se ela for privada, você obrigatoriamente precisa ter o dinheiro para pagar a mensalidade. Se você conseguir um financiamento ou uma bolsa do Governo, este problema se resolve ou é adiado. Além do mais, se a universidade não estiver localizada na sua cidade, entram os custos com moradia, alimentação, transporte, entre outros. Resumindo, uma instituição de ensino presencial privada, na maioria dos casos, irá exigir maiores gastos.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

Educação a distância

Se preferir a educação a distância, a principal análise é se a instituição de ensino é pública ou privada, pois em alguns cursos a presença no pólo presencial só é exigida uma vez por semana ou uma vez por mês. Pensando assim, se fizer a escolha por uma faculdade privada, você irá ter praticamente o custo da mensalidade que geralmente é bem menor do que um curso presencial. Mas se a instituição for pública, seu gasto é praticamente nulo. Afinal, a educação a distância permite que o aluno use a estrutura física da sua casa, ou do local de preferência, para ser seu ambiente de estudo.

A utilização de transporte é só se precisar e apenas uma ou quatro vezes ao mês, usa-se sua própria moradia e alimentação. A vida do aluno é a mesma, sem grandes custos adicionais nas despesas do mês. Outro motivo que traz vantagens para a educação a distância são as economias com livros, fotocópias, apostilas e cadernos. Na maioria dos cursos EAD, o valor pago por mês inclui o custo da maioria do material extra que venha precisar. Além do conteúdo das aulas, os trabalhos e provas costumam ser quase 90% online. O aluno somente precisa acessar o site da Instituição e utilizar as ferramentas que são fornecidas, todas as informações essenciais estão disponíveis no site.

Momento da escolha

A escolha entre presencial e educação a distância fica a critério do aluno, da sua disponibilidade financeira, do seu tempo livre, da localização e tipo de instituição de ensino. As duas modalidades perante o Ministério da Educação (MEC) sofrem a mesma avaliação, da mesma  forma que o MEC reconhece um curso presencial, ele reconhece um a distância. O valor do diploma dos dois é o mesmo, o que permite tanto um curso presencial ter uma nota maior do que o mesmo curso em uma educação a distância, como o inverso, Instituições a Distância com rendimento melhor que presenciais.

A qualidade atual do ensino a distância é comprovada pela expansão EAD no Brasil. O importante é saber o que está ao alcance, fazer dívidas não é uma boa alternativa.  Analisar orçamento e custos facilita que as escolhas sejam certas. Diversas opções para o crescimento profissional são oferecidas, veja o que é possível e busque conquistar seus sonhos. Estudar, profissionalizar-se e conquistar novos mundos é sempre importante para aquelas pessoas almejam novas oportunidades no mercado de trabalho.          

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);