dcsimg

Como escolher entre um curso EAD ou presencial?

(0.0 de 0)

Como Escolher Entre um Curso EAD ou Presencial? – Confira os Principais Motivos para Escolher a Modalidade de Estudo Presencial ou a Distância!

ead-presencial

A crescente demanda por profissionais das diversas áreas existentes hoje em dia e o desenvolvimento de tecnologias que favorecem o Ensino a Distância, possibilitam o aumento do número de estudantes que se formam para atender ao mercado.

Mas o que é interessante ser discutido é: até que ponto é bom ou aceitável a realização de um Curso a Distância, que deixa os alunos distantes entre si e dos professores, mas que força o aluno a desenvolver autonomia nos estudos, além de habilidades como disciplina e organização, ao invés de um Curso Presencial, que deixa os alunos e professores bem mais próximos, facilitando tanto o ensino quanto o aprendizado?

Por que escolher um curso EAD?

Escolhe um curso EAD a pessoa que deseja estudar com o principal objetivo de se manter atualizada, ou que trabalha e não tem uma disponibilidade de horas diárias que permite sua locomoção até o campus ou até mesmo pela questão financeira, afinal cursos a distância saem muito mais baratos por poderem ser cursados da casa do próprio aluno, sem gastar uma quantidade de dinheiro extra com locomoção e alimentação, sem falar das mensalidades que são pelo menos 10% mais baratas.

Entretanto a vazão nesta modalidade é alta pois não são todos os alunos que conseguem ter disciplina e organização para levar o curso até o fim. Há também a questão da qualidade de um curso a distância, pela falta de contato do professor com os alunos, mas se por outro lado o aluno consegue se dedicar e vencer o desafio que é desenvolver a seriedade necessária, não há motivos para crer que o profissional formado assim não vai estar capacitado para realizar seu trabalho.

Por que escolher um curso presencial?

A maioria esmagadora das pessoas que entram para um curso do ensino superior são jovens que acabam de sair do Ensino Médio. Presume-se daí que eles não têm tantas responsabilidades como alguém que já trabalha ou que já constitui família. Sendo assim, o mais indicado seria um Curso Presencial, pois apesar de ainda requerer muita disciplina para concluir com sucesso o curso, não requer tanta disciplina e organização assim como os cursos a distância, pois o aluno está em constante contato com seus colegas e com a Instituição, assim ele tem atividades de estudo rotineiras que o permitem concentrar melhor e dar a devida importância. É claro que este curso não serve apenas para os jovens, mas para qualquer outra pessoa que prefira o contato direto com a Instituição, professores e colegas.

A união das duas modalidades

Para quem acha que essas duas modalidades são opções muito extremistas, também existe a opção de escolher um curso feito a distância que tenha uma boa porcentagem de realização feita presencialmente, ou um curso presencial que tenha uma boa porcentagem da sua realização feita a distância. Apesar de ainda não ser tão comum e fácil de achar, há algumas Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos desta maneira. Assim os alunos poderão desenvolver habilidades de autonomia nos estudos, disciplina, organização, independência, responsabilidade ao mesmo tempo em que têm mais motivação para estudar por estarem mais próximos à Instituição, colegas e professores.

E é bom lembrar que não há distinção no diploma entre um curso feito a distância e um feito presencialmente. E seja qual for a Instituição de sua escolha, e a modalidade de estudo também, é preciso conhecê-las melhor antes de ingressar, por exemplo: se for um curso a distância é bom saber como são ministradas as aulas, qual a porcentagem (ou quantidade de horas) de aulas presenciais, aulas em laboratórios, como é o Ambiente Virtual de Aprendizado, entre outros.

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);