dcsimg

EAD ou curso presencial? Como escolher?

(0.0 de 0)

A Educação à distância oferece muita comodidade e flexibilidade aos estudantes. Mas isso não significa menos empenho. Como escolher entre EAD e presencial?

ead-presencial

A Educação à distância oferece muita comodidade e flexibilidade aos estudantes. Mas isso não significa menos empenho, pelo contrário! É preciso muita concentração e disciplina, além disso você deve possuir um perfil mais autônomo e ter facilidade de aprendizado. Para escolher entre um curso presencial ou à distancia várias questões devem ser levadas em conta.

Suas características pessoais são essenciais. Você é organizado com seu tempo? Tem disciplina para estudar de casa ou de outro local que não seja a sala de aula? Estas são algumas perguntas que os candidatos à EAD devem se responder antes de se matricular.

Existem outros fatores que são diferentes em cada uma das modalidades. Alguns deles são por exemplo a freqüência e horários, as formas de avaliação e os custos. Você sabe o que muda da educação presencial para o ensino à distância? Confira algumas dicas que destacamos para ajudar você a tomar essa decisão!

Perfil do aluno

Um dos fatores decisivos na escolha da modalidade do curso é o perfil do aluno. Você é um jovem que acabou o ensino médio e não trabalha? Ou é um estudante do interior onde as faculdades locais não oferecem o curso que você procura? Trabalha oito horas por dia e tem dois filhos em casa para cuidar? Você tem facilidade com as novas tecnologias? Consegue se concentrar para estudar e ter a disciplina exigida? Qual é o seu perfil? Se você terminou o ensino médio e tem disponibilidade de horário para freqüentar a universidade, talvez o mais indicado seja o ensino presencial, pois ele oferece o envolvimento com os colegas e toda a experiência universitária como a participação em centros acadêmicos, por exemplo. Mas se você trabalha fora, está buscando uma atualização e tem pouco tempo de sobra a educação à distância é uma ótima alternativa.

Tipo de curso

Além de suas características pessoais o tipo de formação que você busca também influencia na escolha da modalidade do curso. Por exemplo, sua profissão almejada envolve muita prática, como a Medicina ou o Desenho Industrial? Nestes casos, em que é preciso ter destreza no exercício de determinadas funções a educação presencial é essencial para garantir o aprendizado.

Por outro lado, existem outras situações em que o aluno deve se adaptar ao ensino à distância se deseja crescer profissionalmente. É o caso de estudantes que vivem em áreas afastadas onde não há oferta de cursos presenciais, por exemplo. Ou até mesmo de profissionais que desejam se atualizar na carreira mas já possuem família, filhos, trabalham fora e possuem pouca disponibilidade de tempo.

Tempo e deslocamento

As principais características que diferenciam a educação presencial da educação à distância são o tempo e o espaço. Se na primeira o aluno precisa estar fisicamente em sala de aula em determinado horário durante determinado período na EAD o educando tem a flexibilidade de adaptar estas dimensões a sua rotina. A questão chave é a disponibilidade de tempo. A grande vantagem da educação à distância é a flexibilidade de horário. O aluno estuda durante as horas que ele dispõe, sem depender de grades fixas e gastos com tempo de deslocamento para aulas presenciais.

Outros fatores

Após analisar o contexto local e pessoal há outras questões que pesam na decisão da escolha entre a educação presencial e à distância. É importante ter em mente que a carga horária de ambas as modalidades é a mesma, ainda que as formas de avaliação sejam diferentes. Em geral, os cursos à distância exigem o cumprimento de mais atividades, uma vez que não existe a condição de freqüência às aulas.

Lembre-se disso e não tenha a ilusão de que em um curso à distância você terá que estudar menos! Outro fator relevante para a escolha é o preço. Em geral o custo da mensalidade dos cursos e faculdades à distância é de cerca de 10 a 15% menor do que o presencial. Isso acontece devido ao fato de que na EAD os custos de infra estrutura são menores para as instituições. Além disso, é preciso contar com a economia no transporte e no tempo. Estes são fatores indiretos que influenciam bastante o cotidiano do estudante.

Caminho do meio

Ainda não conseguiu se decidir sobre um curso presencial ou à distância? Não tem certeza se seu perfil se adaptará à autonomia e disciplina requeridas da EAD? Uma solução é optar por cursos semi presenciais. Muitas universidades oferecem formação nesta modalidade, pois ela oferece os benefícios tanto da educação presencial, como as vantagens do ensino à distância. Se você tema disponibilidade para fazer uma parte da graduação ou pós presencialmente procure ofertas na modalidade semi presencial. O caminho do meio costuma ser indicado para quem ainda está em dúvida!

Você está considerando um curso à distância? Ainda tem dúvidas? Conte para a gente, nos comentários!  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);