dcsimg

Critérios para escolher um curso EAD

(0.0 de 0)

Antes de ingressar no Ensino a Distância é preciso levar em conta alguns critérios. Confira alguns deles e descubra se você deve ingressar em um curso a distância.

criterios-ead

O Ensino a Distância (EAD) é uma alternativa que cresce a cada dia, esse método de ensino consiste na possibilidade de estudar utilizando, principalmente, a internet como meio de comunicação. As aulas ficam disponíveis em um ambiente virtual onde o aluno pode acessar o conteúdo como, quando e onde quiser, desde que possua um computador, ou aparelho similar, com conexão a internet. Porém antes de ingressar no EAD existem alguns critérios que devem ser levados em conta para que o investimento tenha retorno e não seja tempo e dinheiro desperdiçado. Os critérios vão desde o seu perfil até a sua condição financeira.

O perfil do ingressante em um curso EAD deve ser diferenciado, afinal nesse método de ensino o professor (tutor) disponibiliza o material, vídeo-aulas e apostilas, e cabe ao aluno complementar da melhor maneira possível através de livros e pesquisas pela internet. O aluno deve apresentar um perfil independente pois os horários de aulas, as disciplinas a serem cursadas, o tempo e o horário de estudos serão definidos de acordo com a necessidade de cada um. Essa flexibilidade é um dos principais aspectos do EAD possibilitando conciliar estudos e trabalho ao mesmo tempo. Antes também é importante analisar a instituição que esta oferecendo o curso, assim como os cursos presenciais, os cursos EAD também são regidos pelo Ministério da Educação (MEC) e os melhores tem o seu reconhecimento.

Colete informações também com pessoas que estejam cursando ou já tenham terminado o curso em questão, quanto melhor for a reputação, mais respeitado será seu diploma. Verifique também a localização dos polos de apoio, eles são muito importantes e quanto mais próximo for de sua casa melhor, neles que são possíveis os contatos diretos com tutores, diretores e coordenadores, além de oferecerem também estrutura física com internet e computadores para quem não possui. Pesquise também os valores dos cursos e não se preocupe se o valor for muito próximo ao deum curso presencial, a economia prometida em um curso EAD vai além da mensalidade, como por exemplo os gastos com transporte, alimentação e moradia.

É importante ressaltar que os diplomas de cursos a distância, por lei, não tem qualquer distinção de um diploma em um curso presencial e a cada dia que passa o mercado de trabalho aumenta a sua aceitação quanto aos egressos, visto a qualidade encontrada nos cursos regulamentados. Pesquise também se há a disponibilidade do curso em que você procura estar disponível em uma instituição pública de ensino, para isso basta acessar o site da Universidade Aberta do Brasil (UAB), lá estão cadastrados todos os cursos oferecidos pelo governo, de graça. Por isso antes de ingressar em um curso a distância faça uma auto-avaliação e veja se o seu perfil combina com o EAD pois ingressar em um curso a distância é muito fácil, porém o mais o importante é conseguir concluir o curso e para isso é necessário muita dedicação, responsabilidade, estudos e força de vontade.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);