dcsimg

Qual nível de informática é necessário para fazer um curso EAD?

(0.0 de 0)

Alguns estudantes tem receio com o curso em EAD graças a falta de familiaridade com o computador, porém a modalidade de ensino não exige conhecimentos avançados.

nivel

EAD no mundo da Informática

O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade voltada para o mundo virtual, em que as aulas, conteúdos, trabalhos, professores e avaliações serão fornecidos a maior parte do tempo online. O aluno de EAD precisa de um computador com acesso à internet, só desta forma ele se conecta ao site da Instituição de Ensino, onde fica a plataforma EAD, e realiza suas atividades.  A informática está cada vez mais presente na vida de todos e tem se tornado cada vez mais essencial.  

[Veja mais informações sobre: O que é EAD?]  

EAD e o Conhecimento de Informática

Ao optar por um curso EAD, o estudante necessita ter um conhecimento básico de informática para acessar a plataforma EAD disponibilizada para a conclusão das atividades do curso, seu conhecimento é no nível de usuário, ou seja, não é necessário saber programar ou configurar redes de computadores, por exemplo. É imprescindível saber utilizar a internet, correio eletrônico (enviar, responder e receber mensagens via e-mail) e também noções de uso em programas de edição de textos e planilhas. Mas caso a pessoa não tenha ainda tanta facilidade, é possível ir adquirindo experiência durante o curso e aperfeiçoando-se com a ajuda de amigos ou cursos de informática paralelos ao estudo.

Para ter acesso ao site é necessário utilizar a internet para se conectar ao site da Instituição, realizar pesquisas e consultas a outros sites que darãobase aos estudos, pois sem saber se conectar e navegar pela internet, não é possível prosseguir. Após acessar o site, uma das ferramentas mais utilizada é o e-mail, que seria uma das formas mais práticas de comunicação, funcionando como apoio à plataforma EAD, entre aluno e a Instituição que ministra o curso EAD. Esse é um dos canais que o aluno tem para receber ajuda e tirar dúvidas. Os programas de edição de texto e planilhas ficam direcionados para a parte de trabalhos, digitação, edição e formatação, tudo que seja necessário e possível dentro do conhecimento básico e das solicitações feitas pela Instituição. Sendo assim, é importante que o aluno do curso EAD tenha o conhecimento necessário de informática para conseguir acompanhar o processo da instituição e garantir o melhor aprendizado.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

EAD e a desistência

Muitos iniciam um curso de EAD e desistem logo no começo por não terem alguns conhecimentos básicos de informática. Na realidade,  o ideal seria pedir ajuda a algum familiar ou amigo que tenha disponibilidade para ajudar, ou até mesmo entrar em algum curso rápido que dê a base necessária e as informações para o andamento e conclusão do curso. Em pouco  tempo o aluno aprende e descobre como utilizar estas ferramentas,  que tudo é apenas uma questão de familiaridade com as máquinas e as atividades passam a ser realizadas com uma facilidade muito maior.

EAD oferece experiência maior do que apenas graduação

O EAD é uma maneira de interação e aprendizado, através da plataforma EAD e das ferramentas de apoio, tanto da área em que você irá atuar, quanto na de informática. Esta modalidade de ensino funciona também como uma inclusão no mundo virtual. Pessoas que antes não tinham tanta familiaridade com a internet e o uso de computadores e suas funcionalidades, hoje em dia encontram maior facilidade e prazer em trabalhar com estas ferramentas no seu dia a dia.

Assim, acabam concluindo seu curso e levando experiência também nesta área de grande valor para o mercado. Aceitar desafios e aprender coisas sobre um ambiente que antes não era tão próximo, como acontece no ambiente da informática, é uma das formas de alavancar seu crescimento pessoal e intelectual. Ter medo de arriscar e inovar não faz com que se alcancem lugares distantes. Lembre-se que o  curso EAD é uma oportunidade de facilitar a vida do estudante e permitir uma maior flexibilidade.    

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);