dcsimg

Entenda de uma vez por todas como usar a nota do Enem

(0.0 de 0)

Não tenha mais dúvidas sobre como usar a sua nota do Enem para ingressar em uma faculdade!   

Muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre como usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos processos seletivos de uma faculdade.  

Agora, vamos de uma vez por todas acabar com essas questões e mostrar 4 formas de usar a sua nota do Enem para ingressar em uma instituição pública ou particular. Confira:

Enem (ingresso direto)

Vamos iniciar com as seleções para as universidades particulares. Muitas faculdades inseriram a seleção pelo Enem como uma das formas de o estudante ingressar na instituição — isso porque o exame cresceu e a maioria dos alunos aderiu à prova.

Para se candidatar a uma vaga, basta o aluno optar pela seleção do Enem, preencher o ano em que fez o exame e as notas de cada prova. Na maioria das faculdades, não é preciso ter uma nota mínima; basta não ter zerado nenhuma das provas.  

Fizemos uma lista de faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que fazem essa seleção diretamente pelo Enem. Elas oferecem também bolsas de estudo e financiamentos próprios:  

Essas instituições também participam do ProUni, que também é uma das formas de usar o Enem. Vamos te explicar agora como!  

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado com o objetivo conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.  

Para o aluno se candidatar a qualquer uma das bolsas, é necessário ter feito o Enem anterior à seleção e obtido nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.  

Quem deseja concorrer às bolsas integrais deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as parciais, o valor é de até três salários mínimos per capita.

O aluno também deve atender um dos requisitos abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada na condição de bolsista integral;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada na condição de bolsista integral;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisitos de renda.

O ProUni também oferece bolsas remanescentes, que exigem outros requisitos. Alunos que já estão cursando uma faculdade particular também pode participar.  

Enem (complementar)

Uma das formas de conseguir uma vaga em uma instituição pública federal ou estadual é completando a nota do vestibular com o Enem.  

Não são todas as instituições que oferecem esse tipo de seleção, mas ela é ótima para ajudar o aluno a conseguir complementar o seu desempenho. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, aceita esse complemento até para o curso de Medicina.

Para participar do processo seletivo, é necessário verificar as regras no edital da universidade.  

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é informatizado e gerenciado pelo MEC. Nele, as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anterior à seleção.

O Sisu só tem uma única etapa: o candidato deve se inscrever e escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Ele tem a opção de concorrer entre as vagas da ampla concorrência, reservadas a negros ou destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Para a seleção, serão considerados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertado pelo sistema em cada curso por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação nas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Faculdades que aceitam o ingresso pelo Enem

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que participam do Fies e Prouni, além disso elas oferecem bolsas e financiamentos próprios.

Veja também:

Entenda como funcionam as bolsas remanescentes do ProUni

Conheça as 15 faculdades a distância mais baratas do Brasil

Vai usar o Enem para ingressar em uma faculdade? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: