dcsimg

As provas dos cursos a distância - Como e onde são feitas?

(0.0 de 0)

Uma dúvida comum àqueles que desejam ingressar em um curso EAD é em relação a realização das provas e dos trabalhos, onde e como e quando são realizados e para que servem.

provas-ead

O Ensino a Distancia (EAD), como o próprio nome diz, é o método de ensino onde não há a necessidade de alunos e professores estarem presentes em um mesmo ambiente fisicamente, ou seja, o professor pode ministrar a aula em um local sem alunos, salvá-las em vídeos e disponibilizá-las aos alunos por algum meio, principalmente pela internet. Que esse método vem se expandindo a cada dia todos sabem, mas algumas dúvidas ainda ocorrem e uma delas é em relação a como, onde e quando ocorrem as provas nos cursos a distância.

Como no EAD as aulas acontecem principalmente pela internet, por meio de um ambiente virtual, onde também estão disponibilizadas as apostilas e os materiais sobre a aula, fica a pergunta: as provas também são pela internet? A princípio a resposta é não! Mas há uma grande diversidade de modelos. Vamos detalhar um pouco o porquê abaixo.

No Brasil, por lei, todo curso que utiliza o método de ensino a distância deve ter ao menos 20% da carga horária total realizada de modo presencial. Provas finais, estágios, aulas práticas em laboratório e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), entre outros, entram nessa carga horária.

Essa lei é voltada principalmente para os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Isso não impede que ocorram algumas provas também a distância, fazendo com que o aluno conheça seu nível e compreenda onde esta a sua dificuldade, e ainda induzindo à pesquisa.

Outro modelo de avaliação bastante frequente é aquele realizado antes de se iniciar o curso para conhecer o nível de cada um e estipular um nível geral da turma para definir a abordagem nas aulas. São as chamadas provas de nivelamento.

Assim como em um curso presencial, as provas têm valor essencial para o andamento do curso. Mas esse tipo de avaliação não é o único. No ensino a distância são levados em consideração também a participação em fóruns de discussões, estudos de caso, trabalhos, comentários sobre os textos disponibilizados, pesquisas de campo, etc.

Por isso, é importante conhecer o Polo de Apoio do seu curso, pois é lá que as provas serão aplicadas.

As avaliações podem ser divididas de três formas: diagnóstica, formativa e somativa.

- Diagnóstica: é a que acontece no início do curso e visa identificar o nível de cada um dos aluno e estipular um nível geral da turma. Deve ser realizada periodicamente ao início de cada novo etapa do curso.

- Formativa: são as provas que acontecem no decorrer do curso e visam avaliar o andamento do processo de ensino-aprendizagem.

- Somativa: visa estabelecer os objetivos alcançados e definir novas metas. Ocorrem geralmente no meio e no fim do curso.  

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Antes de escolher seu curso superior a distância, verifique se a faculdade tem a autorização do MEC pra funcionar.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Conheça as vantagens do ensino a distância

Vai fazer um curso a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);