dcsimg

Como saber se o curso online que escolhi é reconhecido pelo MEC?

(0.0 de 0)

Escolhi um curso online e agora? Como saber se o seu curso online é reconhecido pelo MEC.

mec

Cursos a distância são uma ótima opção para resolver a questão da falta de tempo de quem pretende se tornar um profissional qualificado. Mas saber qual instituição escolher é essencial. Para garantir o acerto, é melhor ter certeza de que o curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

A importância de estudar em uma instituição de ensino credenciada

O Ministério da Educação é o órgão responsável pelo desenvolvimento da educação no Brasil. Dentre suas funções estão: os desafios de prover ensino de qualidade, seja fundamental, médio ou superior, a toda a população brasileira; estipular os critérios e desenvolver programas de viabilização de acesso ao ensino superior(funcionamento dos vestibulares, Enem, Prouni e Fies); bem como instituir padrões de qualidade das instituições de ensino local, dentre outros. Para assegurar aos estudantes a infraestrutura e a qualidade de ensino necessárias, o MEC desenvolve um programa de credenciamento de instituições, que também contribui para orientar os futuros alunos em relação à escolha da melhor instituição, bem como não investir em um diploma sem validação (que não terá o respaldo do órgão e, logo, aceitação mercadológica).

Como descobrir se a instituição escolhida é credenciada

Através do site do MEC você consegue consultar de forma intuitiva a lista de Instituições de Educação Superior, tanto presenciais quanto online (incluindo os polos de apoio ao aluno), reconhecidas pelo MEC. Selecionando seu estado, uma lista universidades que a ele pertence será apresentada. Em seguida, escolha o cursodesejado para conferir na lista se a instituição escolhida está dentre as que o MEC reconhece.

Credenciamento, saiba como funciona

Centenas de organizações são reprovadas anualmente. Isto se deve à pontuação alcançada pela instituição diante os requisitos de funcionamento dos cursos que envolvem, além da avaliação de infraestrutura e corpo docente, a nota dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

A publicação das instituições que permanecem na relação de instituições credenciadas é feita através do ICG (Índice Geral de Cursos), apresentado anualmente pelo órgão. O índice abrange pontuações que vão de 1 a 5, sendo consideradas notas insatisfatórias as instituições com média 1 e 2. Estas, por sua vez, passam a ser supervisionadas pelo Governo Federal e recebem punições que vão do arquivamento dos pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento da instituição.

Todo curso precisa ser credenciado pelo MEC?

Os cursos livres não exigem certificação. Isto significa que os cursos voltados ao aprendizado complementar, não vinculados a especializações como técnico, graduação, pós e MBA, não exigem avaliação do MEC. Desta forma, a escolha pela instituição que desenvolverá o curso deve levar em consideração a tradição da escola que oferta o curso, as ferramentas utilizadas para prover este conhecimento, bem como o nome dos profissionais, e respectivas experiências, que desenvolveram o conteúdo.

Como ingressar em um curso online reconhecido pelo MEC

Matricular-se em um bom curso online exige que o candidato enfrente o desafio do vestibular, assim como nos cursos presenciais. Por isso, confira algumas dicas para que isso não seja um empecilho:

  • Informe-se sobre os conhecimentos que a prova exige, de acordo com o curso escolhido, para orientar os seus estudos;
  • No dia anterior à prova, esteja atento ao horário e local para realização das provas;
  • Mantenha a tranquilidade para resolver as questões. Assim que concluir a prova, revise as respostas assinaladas para evitar perda de pontos em vão;

Agora que você já sabe como verificar se o curso online que pretende cursar é reconhecido, prepare-se para realizar uma boa prova e deslanchar sua carreira profissional!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);