dcsimg

Aprenda a montar um roteiro de estudos EAD

(0.0 de 0)

O EAD é uma ferramenta cada dia mais utilizada pelas pessoas que desejam começar ou voltar a estudar. Este sistema de ensino requer muita disciplina e dedicação, por isso neste artigo procuramos te ensinar como montar um bom roteiro de estudos para poder conseguir seu diploma da melhor maneira possível.

roteiro

O Ensino a Distância (EAD) é um sistema de ensino que utiliza-se de modernas tecnologias de informação para propagar o conhecimento e atingir o maior número possível de pessoas interessadas em começar ou voltar a estudar. Nesse sistema não há a necessidade de presença em um mesmo ambiente de aluno e professor. Para ingressar no mundo do EAD é necessário apenas que aluno tenha acesso a um computador, ou aparelho similar, conectado à internet.

Nesse modelo de ensino o aluno é o próprio responsável por definir os horários de aulas, quando irá estudar e fazer as atividades propostas, possibilitando que se concilie o estudo com o trabalho, sem a necessidade de abrir mão de um deles. A sala de aula pode ser qualquer lugar onde o aluno se sinta confortável e consiga se concentrar adequadamente. Por isso é interessante que o estudante monte um roteiro  e defina um cronograma para auxilia-lo durante os estudos.

O que eu preciso para montar o roteiro e o cronograma de estudos?

Os roteiros e cronogramas podem ser feitos de diferentes maneiras, umas delas pode ser o uso de planilhas no computador, como o Excel por exemplo, mas também pode ser feito em uma folha de papel ou em uma agenda, cabe a cada um definir qual opção é mais indicada.

O tempo:

A gestão do tempo é o principal motivo para se fazer um cronograma, para isso é necessário definir quais horários já estão ocupados e não podem ser alterados, como por exemplo o seu horário de trabalho e o tempo gasto para voltar pra casa.

É importante também definir um tempo para lazer ou atividades físicas que são importantíssimas ao dia a dia. Feito isso, restarão os horários disponíveis para se dedicar ao estudo, cabe ao aluno então escolher o que será feito em cada um deles. Lembre-se que durante seu dia ainda deverá constar um tempo para se alimentar, tomar banho, etc. Com o auxilio de um calendário marque também os feriados.

É normal que ocorram imprevistos e atividades não esperadas, como viagens por exemplo, por isso o aluno deve ter em mente que os horários podem ser alterados para se adequarem ao seu ritmo, afinal esse é um dos fatores mais importantes do EAD, a flexibilidade. Identifique os dias com mais tempo disponível e o destine para as matérias mais difíceis, ou que você sinta mais dificuldade. E nunca escolha mais matérias do que seu tempo permite, isto só dificulta.

Cumpra o que foi planejado!

É muito importante para o bom andamento dos estudos que o aluno cumpra o roteiro que foi definido por ele próprio e respeite o cronograma, isso demostra responsabilidade e evita que se acumule muitas aulas e tarefas sobrecarregando os próximos dias e acarretando em um descontrole.

Mantenha a organização!

Um ambiente organizado é fundamental para se concentrar e conseguir alcançar o objetivo estabelecido, por isso evite que se acumule sujeira e bagunça no local de estudos.

Defina prioridades

Ter tempo na maioria das vezes é apenas questão de prioridade, então sempre que possível priorize seus estudos e lembre-se que em pouco tempo virá a recompensa.  

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Antes de se matricular em um curso superior a distância, verifique se a faculdade tem a autorização do MEC pra funcionar.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Diploma EAD é reconhecido pelo MEC? Entenda

Que tipo de curso a distância você tem interesse em fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);