dcsimg

Como montar um plano de estudos eficiente?

(0.0 de 0)

Para atingir os seus objetivos não basta apenas esforço é preciso saber estudar. Aprenda como montar um plano de estudos eficientes.

estudar

Para quem está focado nos estudos para passar em um concurso, no vestibular, ENEM ou simplesmente alcançar uma boa nota ou diploma de um urso, planejamento é fundamental. Você já se perguntou quantas horas de estudo por dia são necessárias para fixar o aprendizado? Qual matéria merece mais tempo de sua dedicação? Ou ainda se estudar durante um fim de semana inteiro, sem parar, proporciona um resultado realmente eficiente? De acordo com uma pesquisa da universidade norte-americana de Harvard, noites bem dormidas e tempo para o lazer são fundamentais para manter a disposição para estudar.

O segredo é desenvolver um bom roteiro de atividades e segui-lo à risca, deixando espaços reservados para o descanso e a diversão. Para isso, reunimos aqui algumas dicas que ajudarão você a montar um plano de estudos eficiente. Confira!

A importância em ter um plano de estudos

Um plano de estudosé uma ferramenta para o aprendizado eficiente. São tantas matérias, livros e informações que o estudante acaba se perdendo em meio às disciplinas. Com o plano de estudos é possível se organizar e planejar corretamente o quê, quando e quanto estudar a cada dia. Sem este planejamento é comum achar que há muito o que ser estudado e que não há tempo hábil para isso. Mas tudo é uma questão de gerenciamento!

Por onde começar

Monte uma tabela para controle de atividades e respectivos horários. Pode ser um formato próprio, que você se identifique melhor, ou um modelo pronto, que pode ser encontrado facilmente na Internet. Divida a sua semana e defina as matérias, respectivos conteúdos e horário a ser dedicado a cada uma delas separados por turnos – manhã, tarde e noite –, mantendo reservados os intervalos para alimentação, descanso entre as tarefas, bem como as demais atividades rotineiras como cursos, exercícios físicos, eventos sociais e trabalho. Tenha, no máximo, três períodos por dia, de duas horas cada, dedicados ao aprendizado. Alguns especialistas apontam que mais do que isto acarreta dificuldade de absorção do conteúdo, bem como a fadiga mental.

Defina metas para ampliar a eficiência

Definir metas de curto, médio e longo prazo passíveis de serem alcançados é importante, mas lembre-se que todo objetivo deve trazer um desafio. Ao cumprir as metas definidas, você aumenta a automotivação. Liste as disciplinas que você tem mais dificuldade. Elas deverão estar dentre as suas metas e serão as suas prioridades no plano de estudos.

Dedique mais tempo em seu cronograma para essas matérias, mas resolva primeiro as questões que você tem menor dificuldade, cedendo o tempo restante ao conteúdo que exigirá mais de você. Metas relacionadas ao tempo gasto para estudar cada uma das matérias e para a fixação de conteúdos com as atividades devem estar separadas. Vale também um período dedicado à resolução de simulados e provas anteriores caso o seu objetivo seja passar em um vestibular, por exemplo.

Controle rigorosamente o cumprimento do plano

Marque em seu controle cada tarefa que cumprir. O que, por algum imprevisto, não puder ser realizado no horário determinado, deve ser feito como hora extra. Uma questão importante sobre este controle é não confundir imprevistos com procrastinação – o maior vilão que você pode ter na organização de sua rotina. Não substituir ou alternar as tarefas também é fundamental para o sucesso dos seus estudos. Por isto, na hora de elaborar o seu plano deixe alguns períodos livres no cronograma para atividades imprevistas, mas não conte com estes horários para adiar estudos, principalmente aqueles mais morosos.

Caso estes espaços não sejam preenchidos, prefira antecipar matérias à mantê-los vagos ou direcionados a atividades que não agreguem valor ao aprendizado. Mantenha o foco e a disposição em aprender. Com um plano de estudos eficiente, seguido de maneira rígida, as possibilidades de sucesso são muito maiores! Bons estudos.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);