dcsimg

Aprenda a montar um cronograma de estudos EAD

(0.0 de 0)

Para estudar sozinho e a distância é necessário fazer um cronograma para não perder os prazos das atividades e não se sobrecarregar ou deixar as matérias acumularem. Um cronograma pode ser muito útil para aquelas pessoas que trabalham e estudam a distância, ou até mesmo presencialmente.

cronograma

Estudar através do EAD (Ensino a Distância) pode ser muito mais complicado para quem ainda não está acostumado a estudar sozinho, fazer cursos online e buscar informações e conhecimentos novos por conta própria. É necessário muita organização e disciplina para não deixar as matérias se acumularem e não se atrapalhar com o conteúdo e os prazos de entrega de trabalhos e provas.

O que pode facilitar a vida e orientar os estudos de alguém novo neste mundo do EAD, é montar um cronograma de estudos, dividir por prioridades as matérias e criar o hábito de estudá-las em horários fixos. Este será um ótimo meio para visualizar melhor os prazos de cada atividade que o aluno tem em cada semana de aula. Vale lembrar também que cronogramas são ferramentas que devem ser refeitas ou modificadas toda semana, a fim de atender as necessidades atuais do estudante.

Mas como montar um cronograma?

Hoje em dia existem várias ferramentas, vários programas no computador em que é possível montar o seu cronograma. Vão desde uma simples planilha no Excel até programas e aplicativos especiais feitos justamente para Gestão de Tempo. Existem vários tipos de cronogramas para gestão de tempo que qualquer pessoa com conhecimentos básicos do pacote Office pode montar sozinho. Ou se preferir, pode montá-lo no Word ou até mesmo numa folha de papel, isso vai depender do seu gosto ou da sua necessidade.

Prioridade e Tempo de dedicação para cada tarefa

O tempo para cada tarefa ou matéria a ser estudada será definido de acordo com a prioridade que ela tem, por exemplo, há uma atividade para ser entregue esta semana da Matéria 1 e a Matéria 2 terá uma prova só daqui a 2 semanas, portanto a prioridade nesta semana é para a Matéria 1. Se o aluno vai estudar os 5 dias da semana e deseja estudar a Matéria 1 em 3 desses dias, ele deve colocar a Matéria 1 nesses dias e indicar o horário de início e horário de término de estudo. Lembrando que não é aconselhável estudar a mesma matéria por mais de 2 horas e meia, a partir desse tempo o grau de absorção de conteúdo diminui consideravelmente.

Mantenha a organização

Tome cuidado para não sobrecarregar nenhum dia e para que as atividades que você marcou no cronograma não coincidam com outras atividades que você costuma fazer no dia a dia. Para evitar este problema, é indicado também que até as atividades costumeiras sejam escritas no cronograma, montando assim uma rotina.

Respeite seu Cronograma

Faça um novo cronograma ou modifique o anterior todo começo de semana. Siga à risca as atividades prescritas nele e mesmo que haja imprevistos, procure segui-lo e estudar o que ficou pra trás uma outra hora.

Por que seguir um cronograma?

Quando se tem muitas atividades para serem realizadas e o tempo disponível parece não ser o suficiente, é muito indicado que se faça um cronograma para melhor visualizar quais os espaços de tempo estão disponíveis e ver o que pode ser melhorado na sua gestão de tempo, por exemplo, acordar um pouco mais cedo ou dormir um pouco mais tarde ou até cortar uma atividade que não vá fazer muita falta para dar lugar ao que é realmente prioridade. Desta maneira você estará diminuindo as chances de se sobrecarregar.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);