dcsimg

Ensino a distância: saiba como funcionam os cursos EAD

(0.0 de 0)

Confira cinco informações essenciais sobre como funcionam os cursos a distância!

funciona-ead

O ensino a distância é uma modalidade de educação ganha cada vez mais adeptos. Seja em cursos livres, de idiomas ou até mesmo graduação e pós graduação, o EAD tem sido escolhido por pessoas que buscam comodidade, flexibilidade, economia de tempo e de dinheiro. 

Se você está pensando em fazer um curso a distância, mas tem dúvidas sobre como funcionam, confira cinco informações essenciais sobre os cursos EAD!

1. Exigências

O principal requisito para fazer um curso a distância é o acesso à infraestrutura necessária para acompanhar as aulas, em geral um computador com internet. É desejável também que o aluno tenha conhecimentos básicos de informática, para ter mais facilidade ao utilizar as ferramentas virtuais dos cursos de EAD. Outras exigências como diploma do ensino médio ou da graduação são idênticas às do ensino presencial e devem ser conferidas em cada curso.

Para cursar uma graduação a distância é obrigatório ter concluído o ensino médio e para fazer uma pós-graduação EAD é necessário ter diploma de nível superior, que pode ter sido obtido em curso de graduação presencial ou a distância.

2. Ingresso

No caso de cursos livres ou de idiomas, a matrícula é feita diretamente na instituição. Em se tratando de graduação (cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) reconhecida pelo Ministério da Educação, a forma de ingresso varia, podendo ser:

-Vestibular Tradicional

-Vestibular Agendado

-Programa Universidade para Todos (ProUni)

-Desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Uma vez aprovado e matriculado, o aluno recebe orientações de acesso ao curso, como nome de usuário e senha.

A sala de aula online é conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É neste espaço que o aluno realizará boa parte do curso, como por exemplo: acompanhamento dos módulos da disciplina, conteúdo em texto, aulas em vídeo, exercícios, tarefas, fóruns de discussão, chats, conferências e demais ferramentas de interação. Em geral, além do acompanhamento do professor, os alunos também contam com a ajuda de tutores, que participam das discussões, orientam e respondem algumas dúvidas.

3. Atividades presenciais

Ao contrário do que se pode imaginar inicialmente, os cursos a distância não são totalmente virtuais. Para garantir o contato com os professores e colegas, muitos cursos incluem reuniões periódicas, atividades práticas e de laboratório em polos de apoio presencial. As provas finais e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) acontecem, obrigatoriamente, de forma presencial.

4. Provas

Os alunos de graduação e pós precisam ir até o local estipulado pela faculdade para fazer algumas provas. Estes exames são determinantes para a aprovação ou não do aluno na matéria. Por isso, é importante escolher a graduação ou pós em uma faculdade que tenha polo de apoio presencial. Dessa forma você aproveita melhor os benefícios dessa modalidade de ensino.

5. Diploma

O aluno que concluiu a graduação ou pós na modalidade a distância recebe um diploma nos mesmos moldes do aluno que fez o curso presencialmente. De acordo com a lei brasileira, os certificados do ensino superior não diferenciam a EAD da educação presencial. O diploma obtido em curso de graduação ou pós-graduação reconhecido pelo MEC vale tanto quanto os títulos conferidos por cursos presenciais.

Faculdades que oferecem cursos a distância reconhecidos pelo MEC

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação EAD:

Veja também:

Benefícios do ensino a distância

Você tem vontade de fazer um curso EAD? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);