dcsimg

Como funciona o Ensino a distância?

(0.0 de 0)

Descubra como funciona o EAD, a autorização do MEC, como entrar em um curso EAD e qual a validade do diploma obtido a distância!

Autorização do MEC

Antes de abrir a primeira turma, todo curso superior a distância precisa passar por uma avaliação do Ministério da Educação (MEC). O MEC é o órgão responsável por autorizar, credenciar e reconhecer instituições de ensino e cursos superiores, tanto presenciais como a distância.

Quando um curso de graduação EAD tem a autorização do MEC, seja ele bacharelado, licenciatura ou tecnológico, significa que cumpriu uma série de requisitos, tais como:

  • Qualificação da Instituição: a instituição de ensino superior precisa apresentar uma série de documentos para comprovar sua regularidade fiscal, jurídica, etc.

  • Quantidade e qualidade de funcionários: mesmo em uma graduação a distância, existe a necessidade de professores capacitados, tutores e outros funcionários que garantam o bom andamento do curso.

  • Infraestrutura: todo curso superior a distância precisa oferecer uma infraestrutura de apoio presencial. Essa infraestrutura pode ser a sede da faculdade ou polos de apoio onde os estudantes farão provas finais, apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), encontros presenciais com o professor e aulas de laboratório (quando previstas no currículo). O MEC também avalia a infraestrutura tecnológica para a veiculação do curso e comunicação com os alunos (ambiente virtual de aprendizagem, conectividade, etc.).

  • Projeto pedagógico: grade curricular do curso, número de vagas, forma de avaliação, atividades presenciais e atendimento a alunos portadores de necessidades especiais são alguns dos itens avaliados.

 

O MEC é responsável por avaliar cursos de nível superior. Cursos livres, como de idiomas, por exemplo, não precisam da autorização do MEC para abrir turmas. Cursos de pós-graduação são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Como entrar em um curso EAD

Para ingressar em um curso superior presencial, o candidato deve ter o ensino médio completo e passar por um processo seletivo. No caso de graduações a distância, também.

O processo seletivo para entrar em uma faculdade a distância pode ser:

  • Vestibular: tradicional ou agendado, as provas normalmente são feitas em um polo de apoio presencial.

  • ProUni: é o Programa Universidade para Todos, uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas usando a nota do Enem para classificar os candidatos. São duas edições por ano: no primeiro e no segundo semestre. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal do Programa na Internet. O ProUni oferece bolsas para cursos presenciais e a distância.

  • Nota do Enem: cada vez mais instituições de ensino superior estão usando o desempenho no Enem como forma de ingresso, substituindo completamente as provas do vestibular.

Nos cursos livres, normalmente não há a necessidade de fazer provas ou apresentar o Enem para ingressar. Os interessados devem fazer a matrícula diretamente.

Já os cursos de pós-graduação têm processos seletivos distintos, podendo envolver entrevistas presenciais, análise do currículo e provas de conhecimentos gerais, dependendo do curso e da instituição.

O curso a distância

Será que vou aprender sem estar em uma sala de aula física, com colegas e professores? Essa é uma dúvida comum entre os futuros alunos de cursos a distância. E o sucesso da empreitada vai depender bastante de cada indivíduo, assim como acontece em cursos presenciais.

Os cursos a distância são programados para que o aluno possa tirar o melhor proveito de cada aula ou lição. O conteúdo é apresentado em uma variedade de formatos e recursos, podendo contar com recursos como:

  • Animações 2D ou 3D
  • Apostilas eletrônicas
  • Áudios
  • Vídeos gravados
  • Videoaulas (ao vivo ou gravadas) com o professor
  • Videoconferências
  • Simulações

Outra dúvida bastante comum está relacionada ao contato do estudante com professores e colegas. Embora possa escolher o melhor horário para acessar os conteúdos do curso a distância, o aluno EAD tem a sua disposição toda uma infraestrutura de apoio, tanto presencial como virtual, para que possa trocar conhecimentos, esclarecer dúvidas e estar em contato com colegas, professores e tutores.

No ambiente virtual, essa interação pode acontecer por meio de vídeo e audioconferências, e-mails, chats e fóruns, por exemplo. Além disso, muitos cursos têm encontros presenciais (podem ser semanais, quinzenais, mensais, semestrais) e aulas práticas de laboratório nos polos de apoio.

As provas finais e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também são feitas presencialmente. Por isso, quando decidir fazer uma faculdade EAD, é importante escolher uma unidade com polo de apoio próximo de sua residência. Assim você aproveita melhor as vantagens do ensino a distância: comodidade, economia de tempo e de dinheiro com deslocamentos.

Cursos livres têm uma variedade de recursos tecnológicos e podem ou não ter encontros presenciais.

Já os cursos de pós-graduação a distância funcionam como a graduação, com a exigência de alguns encontros presenciais.

Diploma

O diploma obtido em um curso superior a distância vale tanto quanto o presencial. Pela lei brasileira, o diploma de nível superior depende do reconhecimento daquele curso por parte do MEC e a modalidade de ensino (presencial ou a distância) não aparece no documento. Isso vale para diplomas de:

  • Bacharelado
  • Licenciatura
  • Curso Superior de Tecnologia (Tecnológicos, Tecnólogo)

 

A validade do certificado de conclusão de uma pós-graduação a distância, por sua vez, depende do reconhecimento daquele curso por parte da Capes.

Já os cursos livres, como idiomas e informática, não são controlados pelo MEC. O reconhecimento e a valorização do certificado por parte do mercado dependerá bastante da reputação da escola, das habilidades adquiridas pelo aluno e da necessidade daquela competência para a vaga pretendida.

Veja também:

-Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento que curso presencial?

Você tem vontade de fazer um curso EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);