dcsimg

Descubra como estudar sozinho de maneira eficiente

(0.0 de 0)

Confira algumas dicas infalíveis para estudar sozinho de forma produtiva!

Descubra como estudar sozinho de maneira eficiente

Estudar sozinho faz parte da vida universitária, principalmente para quem opta por um curso a distância. O conforto da sua casa e os horários flexíveis tornam o processo mais fácil, mas é preciso criar alguns hábitos para tirar o melhor proveito dessa modalidade de ensino.

Preguiça, distração e indisciplina são alguns obstáculos que os alunos EAD precisam deixar para trás.

Se você está com dificuldades em se concentrar e estudar sozinho, confira algumas dicas que preparamos para tornar os momentos de estudo mais produtivos e eficientes daqui para frente!

 

Dicas para estudar sozinho com eficiência

1. Escolha um local silencioso, bem arejado e iluminado para estudar. Um ambiente adequado ajuda a evitar preguiça e distrações. Procure estudar em uma mesa ao invés de sentado no sofá ou na cama. De preferência, deixe a televisão desligada. O barulho atrapalha a concentração, portanto, fique longe de onde as outras pessoas da casa costumam se reunir.

 

2. Crie uma rotina de estudos. Quando dormimos, comemos e estudamos em horários diferentes a cada dia, dificultamos a ambientação do nosso corpo e isso acaba prejudicando o rendimento nos estudos. Fazer algumas tarefas sempre nos horários determinados ajuda o cérebro a assimilar a rotina e preparar-se para as atividades que vamos realizar. Desta forma, estabeleça os horários em que você irá estudar em cada um dos dias da semana e encare isto como um compromisso.

 

3. Tenha regularidade nos estudos. Uma das principais vantagens dos cursos EAD é que o aluno decide quando assistir às aulas. No entanto, isto não significa estudar menos, ou deixar acumular matérias. O ideal é se dedicar ao curso todos os dias, pelo menos por alguns minutos. Acumular conteúdo para estudar tudo de uma só vez não é produtivo. Faça um planejamento de estudos no início de cada disciplina. Seus professores e tutores podem ajudá-lo a definir um cronograma adequado em cada caso.

 

4. Faça pausas regulares. Ficar muitas horas seguidas em cima dos livros ou na frente do computador é cansativo e chega um momento em que o estudo se torna improdutivo. Faça pequenas pausas de tempos em tempos. Por exemplo, você pode descansar por dez minutos a cada 50 minutos de estudo. Nestas pausas procure não ficar no computador, saia um pouco, beba água e depois volte a se concentrar.

 

5. Anote as dúvidas à medida que elas surgem. Apenas anote e continue sua leitura ou exercício. Em alguns casos a dúvida é esclarecida mais adiante. Após terminar de ler todo o conteúdo previsto para aquele dia, aí sim você entra em contato com o tutor ou o professor. Assim você evita interromper o estudo na metade.

 

6. Não fique limitado ao livro-texto. De modo geral, cada disciplina tem um livro-texto que possui toda a matéria que será abordada naquele semestre. Porém, esta não é a única fonte de informações. A plataforma virtual dos cursos EAD costuma estar repleta de conteúdos extra, como por exemplo: aulas gravadas, exercícios resolvidos, fóruns de discussão, leituras complementares, etc. A internet é outra forma de buscar mais informações sobre os temas estudados.

 

7. Seja participativo. Alguns alunos de EAD se isolam e acabam tendo um pouco mais de dificuldade para acompanhar o curso. Cuidado para não cair nesta armadilha. O segredo é participar de todas as atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem. Você pode reservar um tempo em seu planejamento de estudos para escrever comentários nos fóruns de discussão, participar de chats, enviar dúvidas, etc.

 

8. Evite distrações. A internet é, ao mesmo tempo, uma excelente ferramenta para os estudos e uma grande vilã da perda de concentração. Para evitar a tentação de se distrair com um bate-papo ou um vídeo engraçado, desligue todos os programas de mensagens instantâneas e não abra nenhuma rede social enquanto estiver estudando. Ah, isso vale para o celular também. Desligue as notificações dos aplicativos ou coloque o aparelho no modo silencioso.

 

9. Estabeleça metas possíveis de serem realizadas. Seja realista no momento de fazer seu planejamento. De nada adianta estabelecer horários de estudo que serão difíceis de cumprir. Conheça bem sua rotina e respeite seu tempo.

 

10. Reserve um tempo para relaxar. Não ocupe todo o seu tempo livre com os estudos. Os momentos de lazer são muito importantes para recarregar as energias e voltar mais motivado para os estudos.

A maioria destas dicas tem a ver com planejamento. Definir seu cronograma de estudos e atividades já no início do semestre pode garantir boas notas nas provas. O fato dos alunos EAD não terem um contato presencial constante com professores e colegas pode passar a falsa impressão de que o aluno está sozinho, sem apoio. Porém, a realidade é outra e os cursos EAD possibilitam uma grande interação entre alunos, professores e tutores através de uma plataforma virtual.

Aproveite ao máximo essa comunicação direta, não só para tirar as dúvidas de conteúdo, mas também para criar seu planejamento e cronograma de estudos.

Escolher uma universidade de qualidade e com boa infraestrutura facilita o processo de aprendizagem. Confira algumas instituições credenciadas pelo MEC que possuem cursos EAD:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

 

Veja também:

Faculdade a distância é uma boa opção?

 

Gostou das dicas? Você tem outras técnicas para ser eficiente estudando sozinho? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: