dcsimg

Como encaixar um curso a distância na sua rotina

(0.0 de 0)

Estudar em casa exige mais disciplina do que se imagina. Veja nossas dicas para facilitar a rotina.

encaixar

São diversos os fatores que levam as pessoas a optarem por um curso à distância, como falta de tempo ou dificuldade em chegar ao local onde as aulas são oferecidas. É uma questão de comodidade. No entanto, é preciso tomar cuidado para não cair em algumas armadilhas. Estudar em casa exige mais disciplina do que se imagina. Quando você frequenta a escola ou a universidade tem que cumprir regras. Existe horário para entrar e sair, dias de provas e datas para entregar trabalhos.

Já em casa, ao optar por um curso online, as pessoas têm a impressão de que estão livres desses compromissos, que podem realizar as atividades a qualquer momento. No entanto, não é bem assim. Alguns cursos à distância estipulam horário certo para exibição de aulas e cumprimento de tarefas. Outros exigem aulas presenciais pelo menos uma vez ao mês, bimestre ou semestre. Além do mais, escolher um período dentro da sua rotina vai ajudá-lo a ter mais controle de suas atividades.

Como escolher o horário de estudos?

A resposta para essa pergunta é bastante pessoal. Tudo vai depender do horário que você tem disponível. Até porque se escolheu um curso à distância, o tempo não deve estar muito a seu favor, não é? Ainda assim é possível encontrar uma brecha, por mais difícil que possa parecer. Se você não entra muito cedo no emprego, a manhã pode ser um bom horário de estudos.

A vantagem desse período é que o dia ainda está começando. Ao cumprir essa tarefa logo cedo, você fica livre para realizar as outras tantas atividades de sua rotina. Caso a manhã seja o pior horário, opte pela noite. Inclusive, muitas pessoas se sentem mais dispostas nesse período. Mas cuidado com os atrativos noturnos. Nada de ver tevê, jantar, sair com os amigos ou ir para academia deixando os estudos para madrugada. Não se esqueça: primeiro os deveres, depois a diversão. Mesmo de manhã ou à noite o tempo que sobra não é suficiente? Então você terá que analisar muito bem a sua rotina e encontrar algumas brechas.

Caso consiga estudar apenas meia hora pela manhã, aproveite o horário do almoço ou algum intervalo no trabalho para ler um conteúdo importante. O caminho para o trabalho, dentro do carro ou em transporte público, pode também se transformar em um momento de estudos. Já as tarefas que exigem maior concentração como as provas, e exercícios devem ser realizadas em casa.

Fins de semana e feriados

Quem estuda à distância e tem muito pouco tempo durante a semana para realizar as atividades, tem aos sábados, domingos e feriados, uma boa oportunidade de colocar o que está atrasado em dia. Não que você deva passar o dia todo mergulhado nos livros e computador. A ideia é utilizar um tempo maior para realizar aquela leitura pendente ou fazer o trabalho que deve ser entregue em alguns dias. Caso você não tenha folgas, o jeito será mesmo dividir as poucas horas de lazer com os estudos.

Planejamento

Uma boa maneira de não sofrer com atrasos e ficar em dia com a rotina de estudos é antecipar-se. Você tem um trabalho para entregar no fim do mês? Então aproveite uma horinha de folga, o domingo ou feriado e faça a tarefa o quanto antes. Quem tem poucas horas de estudo precisa aproveitar ao máximo os momentos disponíveis. “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” se aplica muito bem a essa situação.

Seja realista

Se você praticamente não tem tempo para os estudos, então opte por um curso que lhe permita fazer uma ou duas matérias de cada vez. É muito melhor levar um tempo maior para concluir o curso, do que ficar frustrado por não dar conta do recado. Seja honesto consigo mesmo. Não force a barra caso esteja muito cansado. É preciso respeitar os limites. Alguns minutos muito bem aproveitados de estudos valem mais que horas de leitura sem foco.

Motivação

É muito importante manter-se motivado pelos estudos quando você opta por um curso à distância. Por isso tenha sempre em mente que esse conhecimento será extremamente importante para sua carreia e para a vida. O aprendizado, seja ele qual for, nunca terá sido um desperdício. Além de ter a consciência de que os estudos são importantes, não se esqueça que essa é apenas uma fase. O curso não vai durar para sempre e por isso ter paciência é imprescindível.  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);