dcsimg

Como conseguir bolsas ou financiamentos para EAD

(0.0 de 0)

Descubra como financiar ou conseguir bolsas para estudar à distância e garantir sua formação em um curso superior.

bolsas-ead

O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade de estudo que já existe há muitos anos, porém, só recentemente com a expansão tecnológica é que ganhou destaque e a confiança dos estudantes. Esse tipo de ensino é uma grande oportunidade para aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho e desejam aumentar a qualificação e buscar uma promoção. Mas, apesar de não ser necessário assistir às aulas presencialmente, as mensalidades destes cursos são muito próximas as dos cursos presenciais.

Sendo assim, esses estudantes também buscam por opções de bolsas e financiamentos para conseguir concluir o curso sem preocupar muito com a questão financeira. O principal programa de financiamento do Brasil, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) , ainda não oferece oportunidades para esses estudantes. Porém, existe uma grande pressão do setor para o acesso no programa e segundo informações do então ministro da educação Aloizio Mercadante isso acontecerá em breve. Confira algumas das alternativas mais comuns para estes estudantes:    

Financiamento

PRAVALER

O crédito PRAVALERé um programa privado, voltado ao oferecimento de crédito educativo aos estudantes da rede particular de ensino. Desta forma, o estudante pode financiar todas as mensalidades do curso e começar a pagar apenas ao concluir o curso. Para poder participar desse programa, é preciso que o estudante verifique se a faculdade é conveniada. Ao todo, mais 12.500 cursos de 260 instituições de ensino possuem essa parceria.

Bolsas

Prouni

Uma alternativa muito interessante e válida é o ingresso no EAD através do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudos parciais e integrais aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública de ensino. Nesse programa, uma porcentagem das vagas é reservada para os cursos à distância, possibilitando assim o acesso a esses estudantes. Desde a sua criação, em 2004, o Prouni já concedeu 13% das bolsas aos estudantes que optaram pela modalidade de ensino a distância.

Bolsas próprias

Além do Prouni, muitas instituições oferecem oportunidades próprias de bolsas aos seus estudantes. Nesse caso, é preciso se informar diretamente na instituição desejada para saber como proceder e garantir a tranquilidade necessária para concluir os estudos e assegurar seu diploma em um curso superior.

Instituições Públicas

Outra alternativa para conseguir concluir um curso superior na modalidade de ensino a distância é ingressar no ensino público. Diversas instituições de ensino públicas oferecem vagas em cursos EAD e para ingressar é preciso consultar o edital na respectiva instituição, não sendo possível o ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Vídeo

Saiba mais sobre o Prouni para EAD no vídeo abaixo.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);