dcsimg

O que é um Campus Virtual?

(0.0 de 0)

O Campus Virtual reúne, na internet, tudo o que você precisa para acompanhar seu curso a distância. Saiba mais!

O que é um Campus Virtual?

No Campus Virtual, o aluno encontra todos os recursos necessários para acompanhar uma graduação a distância, como aulas, textos, exercícios, áudios, vídeos e canais de comunicação com o professor e demais alunos.

 

A grade curricular também está lá, assim como um cronograma de atividades, para que o aluno possa realizar de modo organizado todos os seus compromissos acadêmicos.

 

O nome Campus Virtual pode variar de instituição para instituição. Um outro jeito de chamá-lo, por exemplo, é Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou simplesmente AVA.

 

Conheça agora mesmo todos os detalhes do funcionamento de um Campus Virtual e algumas opções de faculdade autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores a distância!

 

 

O que é um Campus Virtual

Campus Virtual é o nome que se dá à plataforma tecnológica utilizada por cursos de ensino a distância. Ele é bastante completo e inclui, no mundo digital, todos os espaços, eventos e atividades que o aluno encontraria em uma universidade presencial – desde a secretaria até a sala de aula. Porém, apesar de reunir bastante conteúdo e inúmeras funcionalidades, sua operação é simples e intuitiva – logo nos primeiros dias de uso os estudantes já estão dominando todas as ferramentas.

 

Como acessar o Campus Virtual

A utilização do Campus Virtual começa com a matrícula do aluno: uma vez conseguida a vaga em um curso de EAD, ele será registrado no sistema da faculdade e receberá um login. Esse login (que pode ser o número de matrícula, o CPF, ou o e-mail do estudante), juntamente com uma senha fornecida pela própria instituição (você poderá trocá-la depois), são as duas chaves necessárias para acessar o Campus Virtual. Então, para entrar, basta ir ao site da faculdade, clicar no link destinado ao Campus Virtual e inserir o login e a senha nos campos determinados.

 

 

Algumas características do Campus Virtual

Os sistemas utilizados para o Campus Virtual podem variar conforme a faculdade. No entanto, sua estrutura geral é sempre muito semelhante, com menus que dão acesso a inúmeras áreas.

Vejamos agora quais as principais características, possibilidades, ferramentas e materiais didáticos que um Campus Virtual pode ter.

  • Grade curricular: todo Campus Virtual deve apresentar a grade curricular do curso, que traz todas as matérias, divididas por períodos (semestres). Assim, o aluno já sabe de antemão quais disciplinas terá pela frente em cada etapa. Junto às matérias, aparecem também o código, a carga horária, os créditos e os pré-requisitos para poder cursá-las. Ao clicar em cada uma delas, o aluno tem acesso a detalhes como o plano de ensino, o conteúdo básico a ser ministrado e a bibliografia solicitada.

 

  • Aulas: as aulas estão separadas por disciplinas. Para cada estudante a lista pode variar, conforme as matérias em que ele está matriculado. Entrando em determinada disciplina, aí estará todo o conteúdo dela, incluindo, é claro, as aulas propriamente ditas. As web aulas, como também são chamadas, podem ser ministradas por videoconferência – alunos e professor se conectam ao mesmo tempo – ou em formato de vídeo-aulas, que podem ser ao vivo, via satélite, ou então gravadas e disponibilizadas aos estudantes dentro do Campus Virtual. Graças à tecnologia do EAD, grande parte das aulas vem acompanhada de recursos pedagógicos visuais como slides, imagens e gráficos.

 

  • Frequência: é muito comum as pessoas se perguntarem como é possível medir a frequência dos alunos em um curso a distância. Essa verificação é viável porque todos os passos de quem acessa o Campus Virtual ficam registrados no sistema e são monitorados por professores e tutores. Assim, dá para saber quando o aluno está estudando, quais materiais já concluiu, quanto tempo levou em cada etapa, se fez todos os exercícios propostos e como foi seu desempenho em cada um deles.

 

  • Textos e exercícios: no Campus Virtual ficam os textos utilizados pelo professor, bem os exercícios de cada matéria, para que o aluno possa ir testando o seu conhecimento em relação aos conteúdos ministrados.

 

  • Biblioteca: as faculdades que oferecem ensino a distância costumam ter bibliotecas virtuais, disponibilizando um enorme acervo de títulos em vários campos do saber. Com mais essa possibilidade oferecida pelo Campus Virtual, os alunos podem realizar pesquisas, trabalhos e leituras sem precisar sair de casa. A biblioteca virtual – assim como todo o conteúdo do curso – fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

  • Chats e fóruns: os fóruns, também separados por disciplinas, são a oportunidade que o aluno tem de conversar por escrito com o professor e a turma, fazendo comentários, tirando dúvidas e contribuindo com suas opiniões e ideias. Cada fórum tem um assunto específico. Geralmente, a participação nessas discussões conta pontos na avaliação final. Já os chats têm um caráter mais livre e aberto e são muito utilizados entre os alunos, seja para trocar experiências, seja para resolver dúvidas rápidas com tutores.

 

  • Cronograma: o cronograma disponível no Campus Virtual funciona como um guia geral do curso e estabelece as principais datas e prazos de provas, eventos acadêmicos e entregas de trabalho, por exemplo. É uma ferramenta importantíssima de organização e serve para que o aluno não se perca com o acúmulo de atividades e conteúdos no decorrer da graduação. Seguir o cronograma à risca ajuda a tirar o melhor proveito de cada matéria.

 

  • Provas: cursos EAD também têm avaliações formais. Um formato possível é a prova online, que fica disponível no Campus Virtual. Normalmente o professor determina uma data-limite para responder às questões. É importante lembrar que mesmo nos cursos EAD será necessário comparecer ao polo de apoio presencial para cumprir algumas etapas de avaliação, como provas finais e apresentação de trabalhos.

 

  • Tutor Virtual: cada curso possui um ou mais tutores, os profissionais responsáveis por fazer o contato entre o aluno e a instituição e entre os integrantes da turma e os professores. Eles ajudam a resolver dúvidas sobre os mais variados temas que possam surgir, desde o conteúdo das disciplinas até o funcionamento do Campus Virtual. Outros setores da faculdade, como o administrativo ou o financeiro, também ficam abertos para o atendimento aos alunos, seja por intermédio do tutor ou por meio de ferramentas específicas de contato (e-mail, atendimento online por chat, formulários).

 

 

Exemplos de faculdades que têm Campus Virtual

Muitas faculdades no Brasil já trabalham com a modalidade EAD e, consequentemente, contam com um Campus Virtual. Abaixo, listamos algumas delas.

 

Importante: todas as instituições dessa relação estão credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), fator imprescindível para que os diplomas emitidos tenham validade em todo o território nacional.

 

Veja também:

Confira quais são os cursos tecnólogos disponíveis em EAD

 

E aí, ficou mais claro o que é um Campus Virtual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);