dcsimg

Biologia EAD

(0.0 de 0)

Saiba como funciona o curso de Biologia no formato EAD e onde encontrar faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem esta graduação!

Biologia EAD

A grande maioria dos cursos de Biologia a distância é de licenciatura. Esta graduação, também chamada de Ciências Biológicas, dura entre 3 e 4 anos e é voltada para a formação de professores de Biologia para o ensino Fundamental e Médio.

O curso de Biologia EAD conta com disciplinas das áreas de Ciências Exatas e da Saúde. Na licenciatura o currículo traz também muitas matérias da área pedagógica.

Conheça melhor o funcionamento do curso de Biologia EAD, as características desta modalidade de ensino e onde estudar!

Como funciona o curso de Biologia EAD

O curso de Biologia tem como principal objetivo estudar os seres vivos, analisar o seu papel na natureza e a interação com outros organismos. Os alunos têm contato com disciplinas básicas, como Matemática, Física e Estatística, além de matérias específicas da área, como Genética, Zoologia e Botânica. É um curso que exige muitas atividades práticas em laboratório e saídas a campo, principalmente no grau de bacharelado. Algumas universidades programam visitas a parques e reservas, por exemplo.

No curso de Biologia EAD, as aulas práticas são realizadas nos polos de apoio das universidades ou em locais determinados no programa (no caso de visitas e saídas a campo). Há universidades que determinam encontros presenciais mensais ao longo da formação, por exemplo. Essa frequência vai variar de acordo com cada instituição.

Já a parte teórica é ministrada por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem, uma espécie de plataforma digital do curso, onde os alunos têm acesso às aulas, atividades, provas e contato com professores e tutores.

Na licenciatura em Biologia EAD, boa parte do currículo é dedicada ao estudo de disciplinas da área pedagógica, uma vez que o foco de atuação dos profissionais licenciados é a área de educação. Disciplinas específicas para quem pretende ser professor, como História da Educação e Metodologia da Pesquisa em Educação, são ministradas logo nos primeiros semestres do curso.

As provas finais e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são realizadas presencialmente, nos polos de apoio da universidade.

O estágio é obrigatório ao final da formação, tanto no bacharelado quanto na licenciatura. Quem pretende lecionar no ensino superior precisa fazer ainda uma pós-graduação.

O que se estuda no curso de Biologia EAD?

O conteúdo do curso de Biologia costuma ser dividido em módulos que agrupam áreas de conhecimento. Essa divisão pode variar de acordo com a instituição de ensino. Veja um exemplo de um currículo segmentado em oito partes:

  1. Biologia Celular: Estuda a estrutura, a formação e o comportamento das células, incluindo fungos, bactérias e vírus.
  2. Botânica: Estuda as plantas e sua relação com o homem.
  3. Ciências Fisiológicas: Analisa os seres vivos sob o ponto de vista de seu funcionamento.
  4. Ecologia: Estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente.
  5. Fitopatologia: Pesquisa as doenças das plantas.
  6. Genética: Estuda a hereditariedade e a variação dos organismos. Esta área inclui biotecnologia e engenharia genética.
  7. Morfologia: Estuda a forma e a estrutura dos seres vivos.
  8. Zoologia: Analisa os animais no tempo e no espaço, considerando desde aspectos morfológicos até comportamentais.

Principais disciplinas que você vai encontrar no curso de Biologia EAD

A grade curricular da graduação em Biologia a distância depende do tipo de formação (bacharelado ou licenciatura) e da instituição que oferece o curso. Entre as principais disciplinas, podemos citar:

  • Anatomia Humana
  • Bioclimatologia
  • Bioestatística
  • Biofísica
  • Biogeografia
  • Biologia Celular
  • Biologia Molecular
  • Bioquímica
  • Biotecnologia
  • Ecologia
  • Educação Ambiental
  • Evolução
  • Fisiologia Humana e Vegetal
  • Genética
  • Hidrologia
  • Histologia e Embriologia
  • Morfologia Vegetal
  • Parasitologia
  • Patologia
  • Saúde Pública
  • Zoologia

Diploma de Biologia EAD vale no mercado?

Sim! É importante lembrar que, no Brasil, a validade de um diploma de nível superior não está relacionada à modalidade de estudo (presencial ou EAD), mas ao reconhecimento do curso perante o Ministério da Educação. Por isso, o diploma obtido em um curso de Biologia a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Com este diploma você pode comprovar o grau de escolaridade e a qualificação para participar de processos seletivos de emprego e concursos públicos que exijam nível superior. Pode também continuar os estudos por meio de uma pós-graduação.

Onde estudar Biologia EAD

Há diversas instituições públicas e privadas que oferecem o curso de Licenciatura em Biologia a distância com reconhecimento do MEC. Confira alguns exemplos:

 

Você pode encontrar um curso de Biologia a distância com polo de apoio presencial perto de sua casa fazendo uma busca de Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC.

Ficou interessado em estudar Biologia EAD? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);