dcsimg

Aula virtual: como funciona?

(0.0 de 0)

A aula virtual usa a internet e as tecnologias de comunicação para transmitir conhecimento ao aluno. Descubra como funciona esse novo jeito de aprender!

Aula virtual: como funciona?

As aulas virtuais podem ser ministradas na forma de videoconferências ou vídeo-aulas, transmitidas em tempo real e/ou gravadas para que o aluno assista quantas vezes precisar!

 

Um de seus grandes diferenciais é a comodidade: o estudante pode assistir às aulas virtuais em sua casa, local de trabalho ou de onde quiser. E no caso de cursos superiores, o conteúdo passado é o mesmo das aulas presenciais.

 

A aula virtual faz parte da modalidade de ensino a distância (EAD), que vem crescendo no Brasil e no mundo. Já são cerca de 1.500 cursos de graduação EAD oferecidos no país, com mais de um milhão e meio de universitários matriculados, segundo o mais recente Censo da Educação Superior.

 

Saiba mais sobre as aulas virtuais e veja também opções de faculdades que oferecem graduações a distância com o reconhecimento do MEC!

 

 

Como funciona a aulas virtual

As aulas virtuais fazem parte do chamado Ensino a Distância (EAD), sistema que aplica as novas possibilidades de comunicação digital ao universo da educação. A partir da oportunidade do contato remoto entre as pessoas – seja em tempo real ou por meio de vídeos e áudios gravados, e-mails ou chats, entre outros recursos –, amplia-se o acesso ao ensino de qualidade a cada vez mais estudantes.

 

Assim, a modalidade EAD e as aulas virtuais levam a educação superior a todo um contingente de pessoas antes afastadas das salas de aula por não terem tempo disponível para se locomoverem até a faculdade em dias e horários fixos ou por morarem em zonas sem oferta satisfatória de ensino universitário presencial.

 

Na prática, uma aula virtual pode ser ministrada basicamente de duas maneiras. A primeira delas é a vídeo-aula, gravada pelo professor ou tutor do curso. O segundo tipo ocorre em tempo real e é chamado de videoconferência. Vejamos mais detalhes:

 

  • Vídeo-aulas: são aulas gravadas em vídeo às quais o aluno pode assistir quando, onde e quantas vezes quiser. Elas são acessadas pela internet e ficam armazenadas em um ambiente especialmente desenvolvido para promover o aprendizado. O professor pode acrescentar ao vídeo materiais interativos, como gráficos, figuras, fotos, depoimentos, entrevistas, jogos, etc.

 

  • Videoconferências: as videoconferências são aulas transmitidas ao vivo ao estudante, em horário previamente agendado. Podem ter um caráter mais personalizado ou mais integrado à turma de alunos. Muitas vezes, por exemplo, essas aulas são emitidas via satélite a partir de uma unidade da faculdade onde está ocorrendo uma aula presencial. O aluno, então, pode assistir a todo o evento e ainda participar enviando perguntas e comentários. Esse tipo de tecnologia possibilita que alunos e professores estabeleçam uma comunicação bidirecional em tempo real.

 

Obviamente, para poder acompanhar uma aula virtual é necessário garantir uma boa conexão à internet em sua casa, trabalho ou onde quer que você vá assistir às aulas. É recomendável também preparar um local adequado apara acompanhar o curso, de preferência um cômodo tranquilo, silencioso e bem iluminado, onde não haja interrupções e os materiais necessários para acompanhar a aula estejam à mão.

 

Um fator importante a observar em relação aos cursos a distância é a necessidade de uma boa dose de autodisciplina, já que a flexibilidade de horários é grande e não existe a cobrança presencial e diária do professor. O bom aproveitamento dos conteúdos dependerá muito da determinação e seriedade do aluno.

 

 

Vantagens da aula virtual

As vantagens da aula virtual são aquelas comuns aos cursos da modalidade a distância: comodidade, praticidade e economia. Comodidade porque o aluno pode assistir às aulas de onde quiser. Praticidade porque o curso e todo o seu conteúdo estão ao alcance de um clique, bastando para isso ligar o computador ou o dispositivo móvel. E economia porque, além de implicar menos gastos com deslocamentos e alimentação, o curso EAD tem mensalidades geralmente bem mais em conta do que as dos cursos presenciais.

 

Mas ainda podemos apontar algumas outras vantagens das aulas virtuais, como por exemplo:

  • Contribuem para desenvolver a autonomia e a iniciativa dos estudantes, qualidades que fazem enorme diferença no mercado de trabalho.

  • Ao contrário do que se possa pensar, o EAD e as aulas virtuais também proporcionam grande troca de experiências entre alunos, professores e tutores. Canais de comunicação como chats, fóruns e e-mails estão constantemente abertos à participação de todos os envolvidos no curso.

  • As aulas virtuais ficam disponíveis para que o aluno possa acessá-las novamente, diminuindo assim o índice de dúvidas. Quem perde alguma aula ou não entende bem algum conteúdo pode fazer a revisão da matéria sempre que necessário, em qualquer horário e lugar.

 

 

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

São muitas as instituições universitárias brasileiras que aderiram ao sistema EAD. A seguir, apresentamos uma lista com algumas opções nessa área, todas elas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e com boa experiência no ensino a distância. Aproveitamos para lembrar que o diploma de uma faculdade EAD reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial!

 

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

 

 

Veja também:

Cursos a distância com maior empregabilidade

 

O que achou das aulas virtuais? Está pensando em fazer uma graduação EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);