dcsimg

Aula EAD - Vale a pena?

(0.0 de 0)

A melhor forma de saber se os cursos a distância valem a pena é conhecer como funcionam. Confira aqui os desafios e vantagens de ter aulas EAD!

Aula EAD - Vale a pena?

Se você tem dúvidas sobre como funciona a educação a distância, o melhor a fazer é conferir as principais características das aulas online. Ao conhecer melhor o formato EAD, você pode avaliar se essa modalidade vai atender às suas necessidades e combinar com seu estilo de aprendizagem.

 

Uma coisa é certa: se as tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida, por que não se beneficiar delas também para fazer uma faculdade?

 

Conheça os diferentes tipos de aula EAD, com suas características, desafios e vantagens. Confira também algumas das centenas de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem graduação a distância no Brasil!

 

Quais são os tipos de aula EAD

No Brasil, as faculdades a distância existem desde 2005. De lá para cá, o que não faltam são modelos diferentes de aulas EAD. Confira alguns exemplos:

  • Cursos semipresenciais: equilibram atividades online com as aulas presenciais semanais. São ideais para quem aproveitar as facilidades do curso a distância e ter uma vivência universitária mais parecida com a tradicional.
  • Cursos online: nesse formato a maioria das atividades é realizada no ambiente virtual de aprendizagem. Os encontros presenciais são menos frequentes e variam – podem ser mensais ou semestrais, dependendo do curso e da faculdade.
  • Atividades online de cursos presenciais: muitas faculdades presenciais oferecem matérias que podem ser cursadas totalmente a distância – apenas a avaliação é presencial. Isso mostra a tendência crescente de incorporar as tecnologias à educação.

 

Que tipo de curso pode ser feito a distância

As aulas EAD não diferem apenas na forma: o conteúdo também pode variar bastante. Nessa modalidade você pode encontrar desde as graduações mais teóricas, como História e Administração, até aquelas com muitas atividades práticas, como Gastronomia e Estética, por exemplo.

 

Vale lembrar que as graduações distância estão disponíveis em três tipos:

  • Bacharelados: são cursos com duração de 4 a 5 anos que proporcionam uma formação generalista. Exemplos: Engenharia Civil, Administração, Serviço Social.
  • Licenciaturas: são graduações que formam professores. A duração varia de 3 a 4 anos. Exemplos: Pedagogia, Letras, Matemática.
  • Tecnológicos: são cursos superiores com duração média de 2,5 anos, focados em determinadas áreas do mercado de trabalho. Exemplo: Gestão de Recursos Humanos, Design de Interiores, Marketing Digital.

 

Agora que você tem uma noção das opções de curso superior, vamos ver como é o funcionamento de uma aula EAD.

 

Como funciona uma aula EAD

Você passou no processo seletivo, fez a matrícula e está pronto para o primeiro dia de aula EAD. E agora, como as coisas vão funcionar?

 

O primeiro ponto é que você vai fazer parte de uma turma e terá acompanhamento de uma equipe de tutores. Esses profissionais estarão à disposição para lhe ajudar no curso desde a hora da matrícula até a sua formatura.

 

As aulas EAD baseiam-se em ambientes virtuais de aprendizagem. São portais, acessados via internet, onde os professores publicam seus conteúdos e onde ocorrem as interações entre os participantes. O material das disciplinas pode estar em vários formatos: videoaulas ao vivo ou gravadas, textos de apoio, livros, exercícios, estudos de caso, jogos e muitos outros.

 

Em alguns casos, as aulas podem ser transmitidas via satélite – são as teleaulas.

 

Qualquer curso a distância prevê aulas presenciais obrigatórias. São aulas inaugurais, atividades em laboratório e, principalmente, as avaliações finais de cada matéria. Esses encontros são realizados nos polos de apoio da universidade.

 

Na hora de escolher seu curso, verifique se há um polo nas proximidades, assim você economiza tempo e dinheiro com deslocamentos. Confira também se a unidade oferece toda a infraestrutura necessária para o seu curso, como salas de aula, bibliotecas, equipamentos de informática e laboratórios.

 

Principais vantagens da aula EAD

Mais de 70% dos estudantes matriculados em cursos a distância estudam e trabalham, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Educação a Distância. Por isso, o EAD representa muitas vezes a chance de conquistar o diploma de um curso superior conciliando a formação universitária com outras atividades. Entre os principais atrativos para quem busca cursos a distância estão:

  • Flexibilidade: nos cursos EAD você estuda na hora que quiser, do lugar que quiser. Claro que você terá prazos a cumprir, mas só o fato de não ter que se deslocar todos os dias para a faculdade já é um alívio na rotina.
  • Acesso ao conhecimento: para quem mora no interior, as aulas EAD representam a oportunidade de fazer cursos que antes estavam disponíveis apenas nas cidades maiores.
  • Preço: as faculdades EAD costumam ter mensalidades mais acessíveis do que as presenciais.
  • Bolsas de estudo: alunos interessados em cursos EAD também podem concorrer a bolsas parciais (50%) e integrais (100%) do Programa Universidade para Todos (ProUni), desde que atendam aos requisitos de renda familiar, escolaridade e desempenho no Enem mais recente.

 

Características que você precisa ter para acompanhar as aulas EAD

Estudar em casa, na hora que quiser, pode fazer parecer que tudo é mais fácil nas aulas EAD. Sim, tem muita praticidade, mas é preciso se organizar para dar conta dos estudos!

 

Afinal, nos cursos a distância você tem a liberdade de acessar os conteúdos nos dias e horários que preferir, realizando cada etapa no seu ritmo. Mesmo assim, cada matéria tem uma agenda de atividades que você deve cumprir no prazo.

 

Os cursos EAD exigem também disciplina e foco. É um desafio do nosso tempo, pois a todo momento nossa atenção é disputada pelas demandas de trabalho, família, casa e também pelas redes sociais. Por isso, é preciso aprender a separar a hora dos estudos.

 

A boa notícia é que muitas faculdades oferecem aulas sobre como estudar a distância. A ideia é ajudar os alunos a se adaptarem a essa nova forma de estudos. Você pode aprender a se organizar e ter um bom aproveitamento ao longo do curso.

 

 

Qual a validade do diploma obtido em cursos com aula EAD

Um dos principais cuidados que você deve ter na hora de escolher uma graduação, seja a distância ou presencial, é saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC e se está autorizada a oferecer o curso.

 

Só assim seu diploma terá validade e todo o seu investimento de tempo, dedicação e dinheiro terá valido a pena! Com o diploma em mãos você poderá participar de concursos públicos, candidatar-se a cargos que exijam nível superior e a vagas em cursos de pós-graduação.

 

É importante lembrar que o diploma de um curso EAD vale tanto quanto o de uma graduação presencial – basta que seja reconhecido pelo MEC. O documento não especifica a modalidade de ensino (presencial ou a distância).

 

Principais faculdades que oferecem aula EAD

Os cursos EAD já estão consolidados no Brasil, com centenas de universidades que disponibilizam essa modalidade. Confira uma amostra de instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores a distância:

 

Veja também:

ProUni vale para curso EAD?

 

E então, o que você achou da aula EAD? Atende às suas necessidades e combina com seu estilo de vida? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);