dcsimg

9 dicas para ter sucesso na conclusão do seu curso a distância

(0.0 de 0)

Há quem pense que fazer um curso a distância é uma tarefa fácil contudo, o ensino a distância exige muita disciplina do aluno. Confira 9 dicas para ter sucesso na conclusão do seu curso a distância!

formar-ead

Há quem pense que fazer um curso a distância é uma tarefa fácil pela não obrigatoriedade de presença diária no curso. Contudo, o ensino a distância exige muita disciplina do aluno, exatamente porque é ele quem fará seus próprios horários e rotina de estudos. Se você quer obter sucesso na conclusão do seu curso a distância e obter o diploma, algumas dicas podem fazer a diferença. Confira:

1. Não deixe nada para depois!

Procrastinação está entre os maiores erros cometidos por um aluno de cursos a distância. Por isso, não adie nunca uma matéria, um trabalho ou uma atividade. As chances de que esse fato seja recorrente e se torne um problema para a conclusão do seu curso são grandes.

2. Organize o seu tempo de acordo com sua rotina

Não crie rotinas de estudos impossíveis ou muito difíceis de serem executadas. Uma análise dos seus horários deve ser feita antes de montar seus horários de estudo para que ele se encaixe ao seu estilo de vida. Você ainda executará outras tarefas relacionadas ao lazer, família e trabalho, por exemplo, e precisará encontrar um equilíbrio para conseguir conciliar a vida pessoal, profissional e a conclusão de seus estudos.

3. Crie uma rotina de estudos

A rotina de estudos será fundamental para o seu sucesso acadêmico. Um cronograma com horários e respectivas tarefas a serem estudas é muito eficaz. Você pode definir horários específicos para ler capítulos de livros, outro para ver as vídeo-aulas, outro para fazer exercícios, por exemplo.

4. Fique atento aos prazos

As entregas de trabalhos e atividades são muito importantes e precisam ser cumpridas. Se isso não for feito você pode acabar se prejudicando! Crie uma agenda virtual que sempre o notifique da proximidade da entrega dessas atividades, por exemplo. Pode ser através de aplicativos para celular ou computador, só não vale perder pontos por bobeira.

5. Adquira uma internet de qualidade

Como será necessário acompanhar vários vídeos e fazer exercícios pela internet, a velocidade precisa ser adequada para esse tipo de atividade. Não deixe que sua conexão seja um problema e atrapalhe as suas chances de obter o diploma!

6. Mantenha contato constantemente com seu instrutor de EAD

Questione sempre o seu instrutor em relação às dúvidas e ao seu desempenho. Assim, você obtém respostas se está no caminho certo - ou não.

7. Crie um ambiente de estudos agradável

Você precisa ter gosto pelos estudos e um local propício para isso. Separe uma escrivaninha em um cômodo mais tranquilo para que seja o ambiente ideal para sua concentração. Além disso, organize um arquivo em seu local de estudos com as impressões, livros e anotações que serão feitas para que você não os perca.

8.Não desista ao encontrar o primeiro obstáculo

Você encontrará inúmeros desafios ao longo do curso e desistir diante o primeiro não é uma atitude de quem pretende se formar. Encare o desafio como um meio de aprendizado!

9. Mantenha-se sempre motivado

Por mais que algumas vezes seja desmotivador seguir uma rotina de estudos e conciliar todas as atividades, é preciso ter foco em seu objetivo: o diploma. Sempre que der uma desanimada, pense nos benefícios de ter uma formação e que todo o esforço vale a pena.

Viu como não é difícil? Basta ter paciência, disciplina e discernimento que o diploma será consequência dos esforços e agregará uma grande bagagem de conhecimento para a sua vida. Bons estudos!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);