dcsimg

6 motivos para você montar um grupo de estudos online

(0.0 de 0)

Você faz um curso a distância e não sabe como fixar melhor o que aprende? Confira 6 motivos para você montar um grupo de estudos online e melhorar o aprendizado!

estudar-computador

Você faz um curso a distância e não sabe como fixar melhor o que aprende? Já pensou em montar um grupo de estudos? É possível reunir os colegas de curso em plataformas online para a troca de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas. Essa é uma ótima maneira de socializar e aprender! Ainda não sabe como isto pode ajudá-lo? Selecionamos 6 motivos para montar um grupo de estudos online. Confira:

1. Quem ensina fixa o conteúdo mais facilmente

Ensinar a matéria para um colega é uma excelente maneira de fixar melhor o conteúdo, sabia disso? Você pode ter mais facilidade em uma matéria, e ao repassá-la aos colegas, lembrará de maneira mais clara e intuitiva. Quem possui mais dificuldade também se beneficia, por aprender de maneira menos formal e conseguir tirar suas dúvidas sem se sentir pressionado.

2. Troca de conteúdo com os colegas

O grupo pode ganhar mais eficiência quando quiser avançar uma matéria se um calendário de estudos for feito e seguido rigorosamente. Para os mais tímidos, tirar dúvidas e expor suas opiniões fica muito mais fácil, já que é possível fazê-los com colegas que possuem uma abertura maior.

3. Conhecer colegas de curso que moram longe

É possível se aproximar de uma cultura diferente e até mesmo aprender com ela! Você pode estreitar laços que te ajudem no futuro profissional, caso se mude ou o colega de curso encontre uma oportunidade irrecusável para você em outra localidade. Assim, você expande seu networking e ganha mais possibilidades de atuação na carreiraque escolheu.

4. Aprender a estabelecer regras em conjunto

Como será preciso definir as matérias prioritárias, os horários de estudo e os métodos, é preciso encaixar tudo isso de uma forma que se adeque a todos os integrantes do grupo. Será preciso ter foco, chamar a atenção de quem não colabora e se impor de forma adequada, o que acaba sendo uma ótima experiência não apenas profissional, mas para a vida.

5. Motivação em conjunto

Os participantes se manterão motivados em conjunto e será possível explorar e entender melhor um assunto que alguns ou todos os integrantes considerem um grande desafio. Superar essas dificuldades em conjunto é muito mais motivador que estudar sozinho uma matéria ou assunto que tenha alto grau de dificuldade para você.

6. Socialização e colaboração são fatores relevantes para entrevistas de emprego

É importante socializar e entender melhor as necessidades dos colegas que estão aprendendo o mesmo conteúdo que você. Essa atitude acaba sendo muito positiva, pois prepara os participantes para propor resoluções com outros estudantes e descobrir maneiras de flexibilizar situações e horários. Lidar com divergências de horários e prioridades em grupo, principalmente a distância ,ajuda o estudante a se moldar também como um profissional capaz de buscar soluções e trabalhar em equipe.

Os integrantes do grupo de estudos se beneficiam com uma ótima experiência, porque é necessário um alto grau de comprometimento entre os participantes, além de desenvolver capacidade de ajuda mútua. Não encare os seus colegas como concorrentes de profissão. Faça de todos eles seus aliados e dessa forma os estudos serão mais proveitosos. Boa sorte ao montar o seu grupo, e bons estudos!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);