dcsimg

6 dicas para se concentrar na hora dos estudos

(0.0 de 0)

Por mais que você queira se concentrar, sempre aparecem empecilhos para fazer com que você perca o foco? Confira 6 dicas para se concentrar na hora dos estudos e não perder o foco!

estudar-ead

Por mais que você queira se concentrar, sempre aparecem empecilhos para fazer com que você perca o foco? Calma, você não está sozinho! É comum encontrar outras pessoas que sofrem do mesmo tipo de problema na hora de encarar os estudos. Porém, nem tudo está perdido. Com algumas técnicas simples é possível melhorar a concentração melhorar o seu desempenho! Dê só uma olhada:

Escolha um local reservado para os estudos

Pode ser o seu quarto, um escritório ou até mesmo a sua sala, desde que seja um ambiente tranquilo e sem fluxo para não distraí-lo. Tome o local como seu crie o hábito de estudar sempre ali. Assim, os demais moradores de sua casa saberão que enquanto por lá você estiver, não deve ser interrompido.

Desligue os aparelhos eletrônicos desnecessários

Para que você possa manter o foco nos estudos, desconecte-se do mundo. Nada de celular ou televisão. Nessa hora deve ser apenas você e seus materiais de estudo. Quando o assunto é o computador, tenha parcimônia na utilização. Em caso de cursos online ou necessidade de pesquisa, o aparelho é extremamente necessário. Contudo, para não atrapalhar a produtividade dos estudos, mantenha redes sociais, chats e e-mails desconectados.

É comum pensar que dar uma olhadinha no celular ou no Facebook não afeta em nada, ou que checar os seus e-mails não tira a concentração, mas não é verdade. Para quem tem dificuldades para se concentrar, atividades como essa podem fazer com que você se disperse. Você entra para olhar uma mensagem, quando percebe está logado há mais de hora. Portanto desconecte-se!

Aprenda a fazer resumo

Estudar não significa apenas ler o conteúdo que deve ser entendido, e sim fazer uma revisão dele. E como é que podemos fazer uma revisão eficaz? Fazendo um resumo do conteúdo! Para fazer esse resumo é necessário escrever. Bem, antes de escrever você vai precisar ler, marcar as partes que julgar mais importantes e aí sim organizar o seu resumo. Estudos comprovam que quem escreve à mão (e não no computador) tende a memorizar mais a matéria que está estudando mais facilmente. Então, além de ajudar na concentração, a técnica ainda contribui para a memorização.

Procure não acumular a matéria

Para que você não desanime com a quantidade de coisas que você tem que estudar e acabe se dispersando, o ideal é que você estude um pouco por vez. Revise tudo aquilo que você aprendeu na aula do dia ou que traçou como atividade em seu cronograma de estudo para a data. Ao utilizar essa técnica você treina o seu cérebro para que ele aprenda a memorizar aquilo que é mais importante.

Adote uma técnica de produtividades

Há diversas técnicas para ampliar a produtividade nos estudos. A Pomodoro é uma delas, e encaixa perfeitamente para estudos em casa. A técnica consiste em manter o foco em determinada atividade por 25 minutos. A cada Pomodoro (¼ de hora), você realiza uma pausa rápida, em torno de 3 minutos. É tempo para responder as mensagens e concluir algo imprevisto ou esquecido. A cada 4 Pomodoros, uma pausa maior, entre 15 e 20 minutos, é concedida. Esta técnica visa extrair ao máximo o tempo de concentração e aprendizado. Vale a pena experimentar!

Crie uma rotina

O começo é difícil, mas depois que você se acostuma, estudar deixa de ser uma tortura e vira um hábito! Estipule algumas horas do seu dia que sejam apenas para o estudo. Por exemplo, durante 3 horas, de segunda a sexta, você vai seguir um cronograma de estudos adequado à sua realidade. Se por algum motivo você não puder estudar naquele dia, você deve compensar nos dias seguintes. Assim a rotina não fica pesada e você começa a desenvolver o hábito do estudo! Mas atenção: procrastinar é de longe a melhor alternativa. Por isto, quebre a rotina apenas quando for imprescindível.

Preparado para arrasar nos estudos? Boa sorte!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);