dcsimg

6 dicas para fazer pesquisas eficientes

(0.0 de 0)

Realizar boas pesquisas contribui para os estudos e trabalhos. Apesar de ser um hábito, poucas pessoas conhecem recursos sobre como melhorar os resultados de suas buscas na web. Confira algumas dicas para tornar suas pesquisas mais eficientes.

pesquisa

Apesar do uso frequente de ferramentas de busca no dia-a-dia, muitos estudantes ainda encontram dificuldades para realizar pesquisas acadêmicas que resultem em conteúdo relevante e de qualidade na Internet. Pode parecer apenas um hábito, mas identificar as informações mais precisas e confiáveis na web não é tão simples como parece.

De fato, não basta digitar, de forma aleatória, alguns termos na barra de buscas. Assim como em uma biblioteca, que tem seus livros organizados em prateleiras por temática, autores e demais categorias, o conhecimento disponível na rede também requer certa habilidade para ser encontrado. Para te ajudar a identificar uma boa informação e não ficar perdido entre os milhares de resultados (muitas vezes inúteis) que aparecem nas páginas de busca, selecionamos 6 macetes para fazer uma pesquisa mais eficiente na Internet. Confira as dicas a seguir e melhore a qualidade dos seus trabalhos e estudos!

1. Para pesquisas mais refinadas, use os sinais de (+) e (-)

Você conseguirá refinar muito sua busca se utilizar os sinais de adição (+) e subtração (-) entre suas palavras-chave. Com a adição, você assegura que os resultados incluam todas as expressões que foram digitadas (ex: matemática + financeira). Por outro lado, se desejar pesquisar um tema e excluir alguns resultados específicos, use a subtração (ex: medicina - pediatria. Esta pesquisa exibirá todos os itens que têm a ver com medicina mas não se relacionam com a pediatria).

2. Utilize aspas

Para uma procura ainda mais precisa do termo, frase ou personalidade que você pretende encontrar, coloque a expressão entre aspas na barra de busca (ex: “presidente da república”). Isto ajudará a ferramenta a vasculhar a rede para identificar resultados ainda mais específicos.

3. Pesquise por título

Em ferramentas acadêmicas de busca, digite a expressão “notítulo” antes do termo que pretende pesquisar. Como a própria palavra diz, esta estratégia traz links com o termo de seu interesse incluído no título de trabalhos (ex: notítulo: Cecília Meireles).

4. Use o sinal (~)

Se for pesquisar palavras com significado parecido, use o símbolo “~” (ex: casa~moradia~residência). Esse tipo de busca facilita a associação e traz resultados mais próximos do seu interesse.

5. Insira asterisco para termos desconhecidos

Sabe quando você conhece só o início de algum termo e fica em dúvida sobre como pesquisar? Para situações como esta, a dica é usar o asterisco (*) . O símbolo agrega informações quando alguma das palavras-chave é desconhecida pelo usuário (ex: maçã *).

6. Para pesquisar um termo ou outro, digite “OR”

Utilize o operador “OR”, em maiúsculo, entre as temáticas que pretende procurar. Desse modo, a pesquisa retornará com resultados que incluirão algumas das palavras pesquisadas (ex: Copa do Mundo 2004 OR 2006). Ao pesquisar na Internet, além de utilizar os macetes acima, é importante lembrar de fornecer o máximo possível de detalhes, além de ficar atento à procedência das páginas encontradas e tomar nota das referências bibliográficas (não se esqueça de que elas provavelmente precisarão constar no seu trabalho!).Procurar links que são vinculados a instituições e universidades renomadas é outra forma interessante de garantir conteúdo de relevância em sua pesquisa na web.

E aí, o que achou das dicas? Já conhecia alguns dos macetes apresentados? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);