dcsimg

5 recursos do ensino a distância que podem reforçar seu aprendizado

(0.0 de 0)

Conheça 5 recursos do ensino a distância que podem reforçar seu aprendizado e fazer com que suas notas sejam sempre altas!

recursos

Fazer um curso de ensino a distância tem diversos benefícios: melhor organização do tempo, praticidade, economia e maior rendimento são alguns deles. Porém, para algumas pessoas, estudar sem a ajuda de um professor presencial pode ser um desafio – especialmente no início. Para te ajudar a aproveitar ao máximo as ferramentas do EAD, selecionamos algumas dicas sobre como explorar esses recursos reforçando o seu aprendizado. Confira:

1 – Mensagens privadas

Este recurso é bem similar aos emails, uma das ferramentas mais utilizadas na Internet para a troca de informações, e é um grande aliado na hora de tirar suas dúvidas e contatar colegas e professores. Além de compartilhar e armazenar textos, vídeos, planilhas e todo tipo de anexo de forma segura e organizada, você pode ainda criar listas e grupos personalizados para facilitar a troca de conteúdo. Certamente estas funcionalidades dependerão do LMS utilizado em seu curso (Learn Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo: a plataforma em que você acessa os cursos), contudo, mesmo sem recursos avançados, apenas o fato de permitir a troca de conhecimento de forma privada já é um fator considerável.

2 – Fóruns e listas de discussão

Outra maneira bastante eficiente de trocar mensagens e tirar duvidas em grupo é fazendo parte de fóruns e listas de discussão, sejam elas abertas ou privadas. Esses ambientes, que podem ser organizados por turmas, projetos, ou disciplinas são ideais para discutir um tópico da aula, o andamento de um trabalho ou ainda compartilhar links, textos e outros conteúdos que possam agregar conhecimento aos colegas.

3 – Biblioteca virtual

O estudo em um ambiente online já facilita o acesso às pesquisas na web. Contudo, o recurso Biblioteca virtual (ou online) é uma enorme vantagem para ampliar o seu conhecimento e reforçar o aprendizado, visto que o conteúdo, seja em um arquivo de texto ou link, são inseridos pelos professores do curso, ou seja, são direcionados à linha de trabalho do professor, o que é um diferencial e tanto para as provas e trabalhos.

4 – Chats

Esses podem ser grandes vilões da concentração e dos estudos, mas também podem ser grandes aliados. Na hora de tirar uma dúvida rápida com um colega ou professor, os chats e salas de bate-papo podem ajudar bastante, já que você consegue respostas instantâneas. Só fique atento para não deixar que assuntos supérfluos tirem a sua atenção dos estudos!

5 – Videoaulas

Por melhor que sejam alguns livros, esquemas e apresentações, algumas pessoas aprendem melhor quando veem ou escutam o professor. Se você é uma delas, videoaulas ajudam bastante. Além de visualizar uma aula como se estivesse presencialmente com o professor, você ainda tem a vantagem de poder pausar para fazer anotações ou pesquisar mais sobre aquele assunto antes de prosseguir. Além disso, é possível rever o conteúdo quantas vezes for necessário, o que ajuda ainda mais a fixar a informação passada. Seguindo essas dicas é possível aproveitar ao máximo os recursos que o universo da aprendizagem a distância pode lhe oferecer. Mas lembre-se que, por mais desenvolvida que seja a tecnologia, elas são apenas ferramentas para ampliar o seu aprendizado. O grande responsável por seu crescimento é você, por isso, se dedicar é fundamental!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);