dcsimg

5 Mitos sobre o Ensino a Distância

(0.0 de 0)

Confira os 5 maiores mitos sobre o ensino a distância!

mito-ead

O Ensino a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando grande destaque e importância nos últimos anos, sendo uma alternativa muito interessante para quem pretende dar continuidade aos estudos. Esse modelo de ensino permite que os alunos estudem através da internet, sem a necessidade da presença em salas de aula de forma convencional.

Porém, muitos são os mitos criados, gerando certas dúvidas a quem deseja iniciar um curso nessa modalidade. E com o propósito de esclarecer as dúvidas e encorajar os estudantes a estudarem pelo EaD, vamos desfazer alguns desses mitos!

Mitos do EaD

  • Cursos EaD não são reconhecidos pelo MEC
      Mentira!

Puro mito

      , os cursos EaD também possuem a avaliação do Ministério da Educação (MEC) e, assim como os cursos presenciais, devem possuir sua permissão para ser ofertado. Os cursos à distância possuem leis e decretos que regulamentam a oferta de vagas e diplomas para esse sistema de ensino e o diploma de um curso a distância não possui nenhuma distinção em relação a um

diploma

      emitido em um curso presencial.
  • Curso EaD é mais fácil
      De forma alguma, mais um mito, o curso a distância possui todas as características de um curso presencial quanto à

dificuldade

      , avaliações, cobranças, pontualidade nas entregas de trabalhos e exercícios e grades curriculares. Além disso, é possível acompanhar todas as atividades dos estudantes através dos ambientes virtuais de aprendizagem, que registram todos os cliques dos alunos.
  • As Provas são feitas pela internet
      Não exatamente. As avaliações geralmente são realizadas no

polo de apoio presencial

      e são aplicadas da mesma forma dos cursos presenciais, com vigilância de professores e restrições de acesso ao material. Porém, existem testes, trabalhos e exercícios avaliativos que podem ser feitos através da internet, assim como muitos cursos presenciais.
  • É mais barato
      Na maioria das vezes. O que acontece é que em alguns casos o curso EaD possui o

valor final

      menor, ou seja, subtraem-se os gastos com transporte, moradia (caso o curso ser fora da sua cidade) e alimentação, com isso torna-se mais barato. De forma geral, o valor das mensalidades também é um pouco mais barato que os cursos presenciais.
  • Os estudantes não se interagem com ninguém
      Não exatamente. É claro que durante as aulas e no dia a dia não há

interação

    com os demais estudantes pessoalmente. Porém, o contato virtual acontece através dos fóruns e, além disso, os cursos precisam garantir encontros presenciais regularmente, fazendo com que os contatos aconteçam. Há ainda o fato de que alguns trabalhos devem ser feitos em grupos, mesmo que de forma virtual, há a necessidade de interação e troca de informações.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);