dcsimg

5 dicas para estudar por conta própria

(0.0 de 0)

Estudar sozinho exige muita dedicação e força de vontade. Com a quantidade de recursos e atividades para lidar, o estudo autônomo acaba sendo mais difícil que o esperado. Para ajudá-lo a resolver esta questão e ter mais eficiência no aprendizado, confira 5 dicas para estudar por conta própria!

leitura

Muitas vezes a vontade existe, mas estudar por conta própria exige algumas regras básicas e metodologia diferente da que estamos acostumados em salas de aula, por exemplo. Para mostrar que também é possível optar pelo ensino a distância e estudar por conta própria, separamos algumas dicas que podem fazer do seu plano um sucesso. Estas dicas também servem para fazer com que a sua vontade e estímulo não se percam no meio do caminho. Confira e aplique-as agora mesmo!

Crie um cronograma de estudos

Estudar por conta própria tem muitos pontos positivos, como estudar no horário que você quiser, por exemplo. No entanto, exige de você alguns trabalhos prévios, comparado aos que os professores tem quando preparam suas aulas. Independentemente se você estuda para o vestibular, concurso ou uma prova, você precisa saber qual o conteúdo que necessita ser aprendido. Depois disso, fica mais fácil distribuí-lo em seu cronograma. Faça uma tabela para ser seguida em sua rotina. Assim, além de controlar o conteúdo, você saber quanto tempo te sobra para aprofundar determinado assunto antes da data do exame.

Estabeleça horários fixos

Talvez a dica mais difícil de se seguir seja esta. Quando temos flexibilidade, facilmente colocamos outras atividades no lugar do momento que separamos para os estudos. O nome disso é procrastinação e você não deve fazê-la! O seu rigor com certeza dará bons frutos no futuro. Se você separar uma hora e meia para estudar, siga este horário rigorosamente.

O ideal é separar sempre a mesma hora do dia. Por exemplo, se você tem das 13h às 14h para estudar, tente estudar todos os dias neste mesmo horário. Isso te ajuda a criar rotina, a incorporar esta nova atividade ao seu cotidiano. Caso não seja possível, adapte os horários de estudo conforme suas atividades por dia da semana, mas siga-as à risca!

Desligue seu telefone e “saia da internet”

Importantes aliados na busca por conhecimento, algumas vezes a internet e o celular te atrapalham, tiram a sua concentração e fazem com que os momentos em que você separou para estudar fiquem menos proveitosos. Se você puder, evite mantê-los ligados durante o horário de estudo. Caso utilize o computador como fonte de pesquisas ou mesmo na realização de um curso online, evite abrir sites que não sejam alinhados ao seu objetivo.

Isso vale para os e-mails, redes sociais, notícias aleatórias. Avise os amigos e família que neste momento você estará ocupado, como se estivesse no trabalho, por exemplo. Algumas pessoas a nossa volta demoram a perceber a seriedade que estudar em casa exige, por isso seja rigoroso desde o início. Logo elas perceberão que você precisa deste momento de tranquilidade e ficará mais fácil lidar com isso.

Separe um espaço para estudar

Tenha um cantinhodedicado para isso. É interessante ter nesse local tranquilidade, de preferência que você possa ter silêncio. É válido tê-lo, entre outras coisas, pois nele você pode deixar anotações e livros no esquema que você precisa para estudar facilitando também a sua dinâmica de estudos.

Não fique com dúvida, peça ajuda!

Estudar sozinho não significa que você precisa sofrer sozinho. Por vezes ficamos com dúvida, não compreendemos um assunto com fluidez. Procure ajuda de quem entende do assunto. E neste ponto a internet é um grande apoio. Há diversos fóruns para discutir assuntos específicos. Use a tecnologia a seu favor!. Além disso, algumas videoaulas podem também dinamizar o seu ritmo de estudo, além de ajudarem no esclarecimento de dúvidas. Se você realiza um curso online, não hesite em utilizar os recursos disponibilizados na plataforma de aprendizado ou contatar um tutor. Seguindo estas dicas você terá muito mais sucesso em estudar por conta própria!

Já pratica alguma delas? Conhece outro macete? Compartilhe conosco através dos comentários.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);