dcsimg

5 dicas para escolher um bom curso EAD

(0.0 de 0)

Confira as dicas indispensáveis que você precisa seguir para escolher um bom curso a distância.

dicas-ead

Os cursos na modalidade a distância (EAD) vêm crescendo a cada ano no Brasil. Buscando horários de estudo mais flexíveis e economia de tempo com deslocamentos, entre outras vantagens, quem quer fazer um curso a distância encontra hoje possibilidades que vão desde o ensino técnico até a pós-graduação.

Se você já sabe qual o tipo de curso fazer (técnico, profissionalizante, tecnológico, bacharelado, licenciatura, especialização, pós-graduação ou MBA) e a área de conhecimento, é importante avaliar com cuidado as opções disponíveis para tirar o melhor proveito do tempo e dinheiro que vai investir na qualificação. Preparamos o miniguia a seguir com cinco dicas indispensáveis para você escolher um bom curso EAD:

Dica #1: Verificar a situação do curso no MEC

A primeira dica para quem vai estudar a distância é verificar a situação do curso EAD no Ministério da Educação. Cursos superiores de bacharelado, licenciatura, tecnológicos e sequenciais podem ser consultados na página e-mec.mec.gov.br. Basta digitar o nome do curso no campo de busca e escolher o filtro de modalidade, marcando a opção “Distância”. É possível também refinar a busca por estado, município, grau, índice (as notas da avaliação do MEC) e situação (em atividade, extinto etc.).

Mesmo para um curso a distância, é importante verificar as unidades disponíveis em seu estado e em cidades próximas, pois muitos deles exigem deslocamento para fazer provas e atividades de laboratório. Se o curso tiver a sede ou um polo de EAD mais perto de sua casa, você economizará tempo e dinheiro para se deslocar até lá. As notas do MEC variam de 1 a 5 e uma avaliação com nota 3 indica que o curso atende os requisitos de funcionamento. As avaliações 4 e 5 são muito boas e as notas 1 e 2 indicam que o curso não atende os requisitos do Ministério da Educação. Escolha, portanto, um curso com pelo menos nota 3. O e-mec também apresenta três tipos de nota: o Conceito Preliminar do Curso (CPC), o Conceito do Curso (CC) e o Enade.

Dica #2: Obter informações sobre a faculdade

Após ter verificado a avaliação do MEC para o curso que você quer fazer, é hora de checar a faculdade. Visite o site da instituição, recolha o máximo de informações, e pesquise também a reputação da faculdade no mercado.

Dica #3: Informações sobre o curso

Normalmente, o site da faculdade apresenta as principais informações sobre os cursos EAD que oferece, como carga horária estimada, programa de disciplinas, sequência de módulos, necessidade de comparecer para realizar provas e atividades de laboratório, como é o processo seletivo, valor de matrícula e mensalidades, políticas de descontos e de concessão de bolsas. Uma das coisas mais importantes a verificar é a carga horária do curso.

Seja realista e analise com cuidado se vai conseguir dedicar o tempo necessário para concluir o curso.Caso o site não tenha todas as informações que você busca, não hesite em entrar em contato, seja por telefone ou e-mail, para esclarecer todas as suas dúvidas.

Dica #4: Conversar com coordenadores e alunos

Se puder, converse com o coordenador do curso, fale sobre suas expectativas com relação ao curso e aproveite para perguntar um pouco mais. Conversar com alunos e ex-alunos do mesmo curso também ajuda a entender como vai ser o seu dia-a-dia de estudante.

Dica #5: Visitar as instalações, se possível

Se o curso que você vai fazer exige encontros presenciais, faça uma visita às instalações do curso. Peça para conhecer laboratórios, bibliotecas e a infraestrutura que a faculdade oferece. Visitar a faculdade também tem a vantagem de fazer com que você se programe para os deslocamentos e fica mais fácil calcular o tempo e gastos adicionais que você poderá ter. Seguindo essas dicas, você aumenta suas chances de escolher um bom curso EAD que atenda suas necessidades e expectativas.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);