dcsimg

5 dicas de como criar um grupo de estudos online

(0.0 de 0)

Confira 5 dicas para criar grupos de estudos online eficientes e que todos ajudam e cooperam para o aprendizado!

grupo-estudo

Se você está sentindo dificuldades na hora de estudar, uma boa saída pode ser a formação de um grupo de estudos. Para quem tem uma agenda atribulada, melhor ainda é criar uma turma online. A partir do contato com outras pessoas que tenham o mesmo interesse, o estímulo é muito maior. O primeiro passo para criar o seu grupo online é definir se ele será formado por pessoas que você já conhece ou não. A vantagem de já ter contato com os membros da equipe é saber exatamente das dificuldades e facilidades de cada um. Por outro lado, ao abrir espaço para um desconhecido, pode ser que haja uma troca de ideias muito mais produtiva.

Onde será o ponto de encontro virtual?

Hoje a internet conta com diversas ferramentas para criação de grupos ou fóruns de discussões. Uma possibilidade é o Google Groups, mas para contar com esse serviço primeiro é necessário que você já tenha uma conta ou então precisará criá-la. É bastante simples. Na sequência, faça o login e na tela principal clique em Novo Grupo. Depois, defina o nome do grupo, do email que será enviado aos convidados e posteriormente preencha o espaço destinado a uma breve apresentação da equipe. Ainda será preciso optar pelo nível de acesso, se será público ou restrito.

Para finalizar, é necessário realizar alguns outros procedimentos de confirmação. Depois é só enviar o email convidando as pessoas. Se você só irá chamar amigos e não vê necessidade de uma ferramenta virtual como o Google Groups, pode optar pelas redes sociais, como o Facebook, por exemplo. Não é o mais indicado por possuir muitas distrações, mas tudo depende do seu objetivo. Na rede social é possível criar um grupo fechado para envio de links, vídeos, fotos e promover discussões.

Grupo eficiente

Para montar uma equipe eficiente a dica é não envolver mais que cinco pessoas no projeto. Grupos numerosos, na maioria das vezes, são mais dispersos. A avaliação de quem deve ou não entrar para o grupo será bastante pessoal, principalmente se você optou por integrantes que já conhece. No entanto, é preciso levar alguns aspectos em consideração se a intenção é alcançar a eficiência. Os envolvidos devem estar compromissados com o grupo, contar com o material necessário e ter disposição para ajudar quando for necessário. Nesse caso a amizade fica em segundo plano. Depois de tomar todas essas precauções é hora de iniciar o trabalho.

O primeiro contato

O grupo está montado e já no primeiro encontro é preciso estabelecer as regras. Isso significa estipular os dias e horários de estudos, assim como a maneira como cada um poderá contribuir para a equipe. Para que dê certo todos devem estar de acordo com os dias e horas sugeridas, afinal se escolheram um grupo online, pode ser que haja problemas com disponibilidade de horários. O ideal são pelo menos dois encontros na semana e não mais que quatro horas de estudos. Depois de todos esses acertos chegou o momento de estipular o método de trabalho.

Prioridades

Em um grupo de estudos é importante identificar as dificuldades e facilidades de cada um para que as prioridades sejam estabelecidas. Se na equipe três dos cinco membros têm problemas com cálculos, por exemplo, esse será um assunto que merecerá mais atenção. Para dinamizar o tempo os outros dois que entendem melhor do assunto podem colaborar mostrando seus métodos e sugerindo novas formas de resolver as questões.

Na hora de estudar é sempre bom começar pelas matérias menos difíceis para não perder o estímulo. Se o grupo inicia por algo muito complexo, que demora para ser resolvido, ele acaba se dispersando. Como vocês estarão na internet será preciso manter a concentração. Isso significa permanecer naquele ambiente combinado, sem se deixar levar pelo bate-papo no Facebook, por um email que acaba de chegar, ou pelas atualizações no Twitter.

Para tirar o melhor proveito

O grupo deve ser mais uma opção dentro do seu projeto de estudos. Então não vale tomar ciência do assunto somente na hora marcada com a equipe. Todos precisam ter pelo menos alguma noção do que será abordado, do contrário é tempo perdido. Imagine só se todos resolvem ler um texto apenas na hora marcada com o grupo. Na verdade estarão realizando uma atividade que poderia ter sido executada individualmente. Com o grupo o interessante é realizar exercícios, responder provas e simulados. Uma dica é que nesse momento o grupo aproveite para compartilhar vídeos, links e discutir os pontos mais complexos do conteúdo. Para não cair na rotina, a cada nova reunião tentem caminhos diferentes. No fim, se o grupo for bem montado, com pessoas interessadas, e bastante organizado, cumprindo todas as regras, será difícil que não obtenha bons resultados.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);