dcsimg

4 características essenciais para alunos de cursos a distância

(0.0 de 0)

Estudar à distância não é tão simples. Isso porque o aluno precisa desenvolver ou deixar aflorar certas habilidades. Quer saber se você já possui todos os atributos necessários?

caracteristicas

O interesse pelo ensino a distância e a oferta de instituições que contam com cursos nesse formato crescem a cada ano.

É uma maneira das pessoas continuarem se aperfeiçoando, mesmo diante de dificuldades como morar longe do local de estudos ou não ter tempo de frequentar a sala de aula. Estudar a distância, no entanto, não é tão simples. Isso porque o aluno precisa desenvolver ou deixar aflorar certas habilidades. Quer saber se você já possui todos os atributos necessários? Então confira a seguir:

Disciplina e organização

Você não terá o professor ali na sua frente, nem colegas de sala para lembrá-lo o tempo todo de alguma tarefa. Por isso o primeiro passo para se dar bem no ensino a distância é ter disciplina e organização. Escolha um horário fixo de estudos. É importante que você tenha esse compromisso, afinal não é porque faz um curso a distância que sua rotina deve ser bagunçada. Nada de bagunça também com o material, seja ele impresso ou virtual.

Escolha uma forma de organizar seu material, seja em pastas, cadernos ou fichários e mantenha tudo em ordem. Use uma agenda ou calendário para ficar de olhos nos seus prazos e procure entregar as tarefas com antecedência para que elas não acumulem. Lembre-se: pessoas organizadas e disciplinadas dificilmente se enrolam.

Foco

Estudar em casa ou até mesmo no trabalho vai exigir muita concentração. Afinal, distração é o que não falta nesses ambientes. Por isso, para conseguir realizar o curso a distância com eficiência é importante manter o foco. Se você não se distrai facilmente, já é um grande avanço. Caso contrário, precisará encontrar meios para se manter concentrado. Uma boa dica é anotar o que está lendo ou ouvindo. Dessa forma será mais fácil gravar o conteúdo. Podem ser frases ou apenas uma palavra.

O que vale é colocar no papel ou no computador. Outra boa dica é desligar o celular, fechar as redes sociais e afastar-se ao máximo das principais distrações. Impossível prestar atenção nos estudos com notificações e mensagens chegando o tempo todo!

Proatividade

Não entendeu o conteúdo? É claro que você vai mandar uma mensagem para o professor ou buscar outras fontes a fim de sanar as suas dúvidas, não é?! Um estudante proativo age dessa maneira e é fundamental que seja assim quando se opta por um curso a distância.

Quando surgir algum problema, sempre entre em contato com o tutor. Muitas vezes o mal entendimento em um determinado tópico compromete o bom aproveitamento do tópico seguinte, já que a maioria das matérias é sequencial. Se você acha que ele vai demorar a responder, então entre em um fórum de discussão com outros alunos, por exemplo. Pesquisar na web também é uma ótima opção. O importante é não esperar as dúvidas acumularem para tentar resolver.

Facilidade com internet

Ter pouca intimidade com o universo virtual vai dificultar a sua vida de estudante a distância. Se você não tem muita prática com computadores, procure, logo no começo do curso a aprender a fazer o melhor uso deles. Pergunte a parentes e amigos e procure por dicas online. Quem sabe navegar na internet também terá mais facilidade na comunicação com os professores e outros alunos.

Além disso, possuir um bom conhecimento de como fazer buscas eficientes na internet economiza muito tempo e trabalho. O tempo que você investe aprendendo estas habilidades se paga, com folga, muito rapidamente.

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Se você acredita que tem as habilidades necessárias para fazer um curso EAD, é hora de escolher uma faculdade. Além, obviamente, de buscar um curso que tenha a ver com suas expectativas, verifique se a faculdade tem autorização do MEC pra funcionar. Essa será sua garantia de que o diploma terá validade!

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Benefícios do ensino a distância

Acha que está pronto para encarar um curso a distância? Ainda tem alguma dúvida? Conte-nos, através dos comentários!  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

}, 7000);