Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça o curso de Enfermagem EAD e veja onde estudar

Saiba tudo sobre o curso de Enfermagem EAD: como funciona, onde estudar, quais são as disciplinas do curso, entre outras informações importantes

A Enfermagem no Brasil começou a ser exercida pelos jesuítas há mais de 450 anos. Os religiosos atendiam aos mais necessitados utilizando ervas medicinais. Apesar de a prática ser realizada sem muito conhecimento científico, ela desempenhou um papel muito importante para o desenvolvimento da profissão que conhecemos hoje.

Com um vasto campo de trabalho, a graduação de Enfermagem é uma das mais procuradas pelos estudantes brasileiros. Apesar disso, ainda são poucas as instituições que oferecem o curso EAD.

As faculdades de Enfermagem formam os estudantes para lidar com pessoas e utilizar técnicas que ajudem a população a superar algumas doenças ou conviver com limitações físicas.

Neste post, vamos falar sobre como funciona o curso de Enfermagem EAD, quais são as disciplinas e onde estudar. Acompanhe!

Entenda como funciona a graduação em Enfermagem EAD

O curso de Enfermagem EAD tem duração entre 4 e 5 anos e é oferecido na modalidade bacharelado. Essa opção ainda é uma novidade no País e, por isso, não há tantas instituições que a ofereçam — ao contrário do curso presencial, que pode ser encontrado em mais de 700 faculdades e universidades em todo o Brasil.

Embora as matérias teóricas sejam ministradas a distância, o curso não pode ser feito totalmente online. Essa é uma exigência do MEC para que a graduação seja oferecida nessa modalidade.

Então, o curso é dividido entre aulas teóricas e práticas. A teoria é ministrada no ambiente virtual por professores, que também disponibilizam materiais de apoio como slides e pdf’s para complementar o aprendizado dos alunos.

Como funciona a parte prática do curso de graduação na modalidade EAD Enfermagem?

A profissão de enfermeiro exige muita habilidade — principalmente prática, pois lida todos os dias com diversas situações. Quem trabalha em grandes hospitais se depara com pessoas com todos os tipos de enfermidades e lesões, inclusive vítimas de acidentes graves.

Por isso, o profissional precisa ter um conhecimento aprofundado sobre anatomia humana, uso de medicamentos e procedimentos de emergência. Para que os estudantes tenham bagagem suficiente para exercer a profissão com maestria, eles têm aulas em laboratório que compreendem os conteúdos de Anatomia, Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica.

Durante os encontros presenciais, os estudantes são preparados para atuar em hospitais, clínicas, centros de saúde e ainda aprendem sobre trabalho em equipe e atendimento aos pacientes.

Para complementar a formação do enfermeiro, é exigido que ele faça um estágio supervisionado, no qual tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. O estágio pode ser feito em clínicas particulares, asilos, hospitais, postos de saúde ou até mesmo em empresas privadas, desde que monitorado por um profissional experiente.

A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também é obrigatória e conta como atividade prática.

Quais as vantagens de estudar Enfermagem na modalidade EAD?

A grande vantagem de estudar Enfermagem EAD é a flexibilidade de horário, pois não há necessidade de ir à faculdade todos os dias. Para quem trabalha o dia todo, fica menos cansativo fazer a graduação — e o melhor de tudo é que é possível escolher um curso de qualidade, mesmo sendo semipresencial.

Além disso, as mensalidades de uma graduação EAD costumam ser mais em conta do que as de uma faculdade presencial, o que torna a opção semipresencial ainda mais interessante para determinado perfil de aluno.

Independentemente de a graduação ser feita de forma presencial ou EAD, o diploma tem a mesma validade tanto para o mercado de trabalho quanto para a continuação dos estudos com cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Quais são as disciplinas do curso de Enfermagem EAD?

A grade curricular do curso pode variar de acordo com a instituição, mas algumas disciplinas são comuns. Veja abaixo algumas delas:

  • Anatomia
  • Biofísica
  • Biologia Celular
  • Bioquímica
  • Farmacologia
  • Fisiologia Humana
  • Fundamentos da Epidemiologia
  • Genética
  • Histologia e Embriologia
  • Imunologia
  • Microbiologia
  • Nutrição
  • Parasitologia
  • Patologia em Enfermagem
  • Psicologia da Saúde
  • Saúde da Família
  • Saúde do Trabalhador

Onde fazer uma graduação em Enfermagem na modalidade EAD?

Como falamos no início do post, não existem tantas faculdades e universidades que oferecem o curso de Enfermagem EAD. No entanto, também não é tão difícil encontrar a graduação nessa modalidade, pois com a popularização do ensino a distância, a tendência é que cada vez mais instituições ofertem o curso nesse modelo.

Abaixo, fizemos uma lista com algumas faculdades e universidades particulares reconhecidas pelo MEC, que oferecem essa graduação na modalidade semipresencial:

Se você deseja fazer uma graduação em Enfermagem EAD em uma instituição reconhecida pelo MEC, as faculdades acima são uma opção. Mas antes de escolher uma instituição, conheça toda a infraestrutura da escola e procure informações sobre o corpo docente. A qualidade do ensino fará toda diferença em sua trajetória profissional.

Veja também:

Saiba qual é o preço de uma faculdade de Enfermagem

Descubra qual é o salário esperado para quem faz Enfermagem

O que você acha de fazer um curso de Enfermagem na modalidade semipresencial? Conte para nós nos comentários por que esta seria ou não a melhor opção para você!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário