dcsimg

Sisutec EAD

(0.0 de 0)

Conheça o Sisutec, programa que seleciona estudantes para o ensino técnico e profissionalizante pela nota do Enem

sisutec

Criado em 2013 pelo MEC, o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um sistema informatizado que usa a nota do Enem para preencher vagas em cursos técnicos gratuitos em todo o território nacional.


O Sisutec está vinculado a outra iniciativa do governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. Boa parte das vagas do Pronatec são preenchidas pela seleção do Sisutec.

Quem pode participar do Sisutec


Para participar do Sisutec, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e ter conseguido uma nota maior que zero na redação.

O sistema oferece vagas para cursos técnicos subsequentes (é preciso ter concluído o ensino médio) em instituições públicas e privadas e 85% delas são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas privadas como bolsistas integrais, independentemente da renda familiar.

Como se inscrever no Sisutec


As inscrições do Sisutec acontecem duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Os candidatos devem se inscrever pela internet, no site do programa (sisutec.mec.gov.br), informando o número de inscrição e senha do Enem, seus dados pessoais e até duas opções de curso.

Como funciona o Sisutec


O funcionamento do Sisutec é semelhante ao processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com base na nota do Enem, o sistema calcula a classificação dos candidatos. Diariamente, o Sisutec informa também a nota de corte, ou seja, a menor nota necessária para entrar em determinado curso.

As instituições participantes podem exigir uma nota mínima da prova do Enem e essa informação aparece para o candidato no momento da inscrição.

O Sisutec tem duas chamadas e, caso as vagas não tenham sido preenchidas, é possível tentar novamente uma vaga fazendo uma nova inscrição para a terceira chamada. Para a terceira chamada do Sisutec, não é necessário ter feito o Enem.
O processo é totalmente gratuito.

Sisutec para cursos a distância


Atualmente, o Sisutec está aberto somente para cursos presenciais de nível técnico. No entanto, que quiser fazer um curso técnico EAD gratuito conta com outras opções do Pronatec.


Várias instituições participantes do Pronatec abrem vagas durante todo o ano para cursos técnicos e profissionalizantes a distância, sem que o candidato precise fazer o Sisutec. Você pode consultar todas as vagas do Pronatec no site do programa: pronatec.gov.br.

Bolsas para ensino superior a distância

Quem precisa de ajuda para fazer uma faculdade a distância pode contar com outra iniciativa do Governo Federal, o Programa Universidade para todos (ProUni).

O ProUni oferece bolsas de estudos parciais e integrais a estudantes de baixa renda em cursos superiores presenciais e a distância de todo o Brasil.

Para participar, é obrigatório comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa. Além disso, o ProUni tem requisitos de escolaridade e o candidato precisa ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação.

São duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre, e as inscrições são gratuitas.

A oferta de vagas para bolsas em cursos a distância varia a cada edição do ProUni. O número exato de oportunidades e a lista de faculdades mudam todo semestre. Mas uma coisa é certa: somente faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem participar.

Confira algumas instituições que costumam participar do ProUni

Universidades Privadas:

Veja também:

Pronatec EAD


Você já fez um curso técnico na modalidade EAD? O que achou? Compartilhe sua experiência com a gente.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);