dcsimg

Saiba mais sobre o uso do Pronatec para EAD

(0.0 de 0)

Veja como estudar a distância no maior programa de qualificação técnica do Brasil!

pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem transformado a vida de milhões de brasileiros com cursos técnicos de qualificação profissional.

Presente em mais de 4 mil municípios espalhados pelo País, o Pronatec permite ao estudante adquirir novas habilidades profissionais gratuitamente, mesmo em instituições privadas.

O melhor de tudo isso é que muitos cursos do Pronatec também estão disponíveis na modalidade a distância. Além de facilitar a vida daqueles que não podem parar de trabalhar para estudar, o EAD amplia ainda mais as oportunidades de qualificação.

Conheça tudo sobre o uso do Pronatec para EAD e como participar!

Sobre o Pronatec

O Pronatec é um programa voltado a jovens e trabalhadores de baixa renda que querem desenvolver habilidades técnicas para conseguir um emprego melhor.

Com ele, é possível optar por uma formação profissionalizante de curta duração gratuitamente. O Governo Federal arca com todos os custos. Os cursos são oferecidos por inúmeras instituições de ensino públicas, privadas e participantes do Sistema S (Senai, Sesc, Sesi e Senac).

A formação aqui é de nível técnico e de qualificação profissional. Não são cursos de grau superior.

No entanto, são formações pensadas a partir das demandas do mercado de trabalho. Quem investe nesse tipo de curso tem grandes chances de encontrar emprego mais rapidamente.

Como usar o Pronatec para EAD

Muitos cursos do Pronatec estão disponíveis no formato a distância. Eles são oferecidos gratuitamente pelas instituições conveniadas.

O curso é como qualquer outro EAD: tem animações, vídeos, apostilas e professores e tutores sempre à disposição para tirar qualquer dúvida. Muitos também oferecem polos de apoio presencial, onde acontecem as atividades de laboratório, a apresentação de trabalhos e a aplicação de provas.

Os cursos do Pronatec a distância são ideais para quem trabalha e quer investir na aquisição de novos conhecimentos, já que permitem conciliar melhor as atividades do dia a dia com os estudos. O certificado é emitido por uma das instituições credenciadas e tem validade nacional.

Como se inscrever nos cursos do Pronatec EAD

Existem diversas formas de entrar num curso técnico por meio do Pronatec. Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC mantêm vagas abertas ao longo de todo o ano.

O interessado precisa consultar a instituição de seu interesse para saber se há vagas abertas no curso desejado e quais são os trâmites a seguir. Embora o aluno possa solicitar entrada a qualquer momento, ele terá que seguir o calendário de inscrições.

A prioridade é para alunos de baixa renda e que estudaram na rede pública de ensino. As vagas que sobram são distribuídas entre os demais.

Em alguns casos, o aluno terá que concorrer pelo Sisutec – um sistema de seleção que utiliza a nota do Enem para escolher novos alunos.

Quem pode solicitar o Pronatec EAD

O Pronatec é direcionado, prioritariamente, a estudantes do ensino médio da rede pública (inclusive quem está participando do programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA), trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Também podem participar aqueles que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral.

Cada curso tem uma demanda específica de formação mínima. Os técnicos são direcionados a quem já concluiu o ensino médio. Os de qualificação profissional exigem escolaridade variada. Entenda a diferença entre esses dois graus de formação a seguir.

Tipos de cursos no Pronatec EAD

O Pronatec oferece dois tipos de formação:

  • Técnicos profissionalizantes - São os cursos disponíveis para quem está cursando ou já possui o ensino médio. O tempo de formação pode variar de 1 a 3 anos,  mas na média duram um ano e meio.
  • Qualificação profissional – São cursos com duração entre 3 e 6 meses, com graus de exigências variados (alguns pedem somente o ensino fundamental; outros, o fundamental incompleto e até o médio completo).

A oferta de cursos a distância varia muito. É preciso checar com a instituição do seu interesse sobre o que está disponível naquele momento.

A lista de cursos a distância é imensa. Alguns são bem conhecidos, como o Técnico em Administração, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho. 

Mas a gama de opções é ainda maior. Os cursos de formação técnica, por exemplo, são divididos em 13 áreas do conhecimento, cada uma com diversos cursos. Conheça:

  • Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Os cursos de Qualificação Profissional seguem o mesmo esquema de áreas do conhecimento (com exceção do item “Militar”), mas com cursos e tempo de formação diferentes.

Onde estudar

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos pelo Pronatec:

Veja também:

Faculdades que duram menos tempo

    Está pensando em fazer um curso técnico? Qual é o mais interessante na sua opinião? Conte para a gente nos comentários!

    Deixe seu comentário:

    Versão para impressão Informar erro

    -

    Novidades sobre EAD

    Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

    }, 7000);