dcsimg

Descubra onde fazer um curso profissionalizante a distância

(0.0 de 0)

Quer saber mais sobre cursos técnicos profissionalizantes EAD? Conheça o funcionamento, tipos de cursos e onde estudar!

 

Cursos profissionalizantes a distância são buscados principalmente por pessoas que querem abrir as portas do mercado de trabalho se preparando e estudando, de modo a  focar menos na teoria e mais na prática.

 

Eles são ideais para quem deseja ter uma qualificação rápida ou para aqueles que já atuam na área e querem se aprimorar. Os cursos profissionalizantes são uma ótima opção para melhorar o emprego e a renda e se qualificar em uma área específica.

 

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é um curso profissionalizante?

Cursos profissionalizantes são aqueles que você pode fazer para se especializar em uma área, preparando-se diretamente para ocupar uma vaga de trabalho. Eles surgem de uma necessidade do mercado, que cada vez mais busca por mão de obra qualificada para suprir a demanda de indústrias, empresas e comércios.

 

Para quem deseja fazer um curso profissionalizante, existem três possibilidades: os cursos livres, os cursos técnicos e os cursos tecnológicos. Todos eles têm uma duração bem menor que uma faculdade tradicional e vários são oferecidos na modalidade de educação a distância (EAD). Quer saber mais sobre eles?

Cursos Livres

 

Os cursos livres são aqueles que normalmente têm uma carga horária muito pequena (algumas horas) e tratam de um assunto bastante específico. Podem ser feitos por qualquer pessoa, independente do nível de escolaridade. Assim, até mesmo quem não terminou o ensino médio pode se inscrever.

 

São mais buscados por aqueles que estão entrando no mercado de trabalho ou que já trabalham e querem se aperfeiçoar ou ampliar saberes. Mas atenção: os cursos livres não emitem nenhum tipo de diploma, e sim certificados que comprovam que a pessoa frequentou as aulas e aprendeu novos conhecimentos.

 

Alguns exemplos são os cursos de idiomas, artesanato, computação, cozinha, confeitaria, etc.

Cursos Técnicos

 

Os cursos técnicos também pertencem à modalidade de Educação Profissionalizante. Contudo, diferentemente dos primeiros, a carga horária a ser cumprida é maior (1 ou 2 anos) e ele é sempre regulado pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso mesmo, para uma instituição oferecer um curso técnico, é preciso solicitar autorização prévia do órgão.  

 

Além disso, para fazer um técnico, é exigido que o aluno tenha o ensino médio completo. Entre as instituições que oferecem os cursos técnicos estão: Senac, Senai, Senat, Sebrae, IFs, entre outras.

 

Alguns exemplos de cursos técnicos são: Técnico em Edificações, Técnico em Eletrônica, Técnico em Secretariado, Técnico em Mecânica, etc.

Cursos Tecnológicos

 

São também chamados de cursos superiores de tecnologia. Por isso, quem conclui um curso tecnológico recebe um diploma de graduação. Ele é considerado parte da modalidade de Ensino Profissionalizante porque, diferentemente da graduação tradicional, o foco é muito maior na prática, e por isso tem uma menor duração (máximo de 2 anos).

 

Esses cursos são oferecidos por universidades públicas e privadas. Alguns exemplos de cursos tecnológicos são: Radiologia, Gestão de Recursos Humanos, Logística,  Marketing, etc.

 

A tabela que apresentamos a seguir mostra as diferenças entre os três tipos de curso profissionalizante.

 

Cursos Livres

Cursos Técnicos

Cursos Tecnológicos

Duração

Algumas horas

1 ou 2 anos

até 2 anos

Escolaridade exigida

Nenhuma

Ensino Médio

Ensino Médio

Certificação

Certificado de Conclusão

Diploma de Formação Técnica

Diploma de Curso Superior

Autorização prévia do MEC

Não é necessária

Necessária

Necessária

Habilitação profissional

Nenhuma

(é apenas uma capacitação ou atualização)

Técnico em (nome do curso)

Graduado em (nome do curso)

Por que fazer o curso tecnológico EAD pode ser a melhor opção?

É comprovado por diversas pesquisas que ter um diploma determina o crescimento profissional de um indivíduo. Assim, apesar das dúvidas envolvendo o mercado, o crescimento econômico do país e outras questões, a escolha por um curso de graduação ainda é a decisão mais acertada.

 

O melhor é que você pode ter a formação em um curso superior fazendo o curso tecnológico a distância. Conheça, então, as vantagens envolvidas:

 

  1. Formação rápida: duração média de dois anos.
  2. O conteúdo é voltado para a prática: menos desgaste com disciplinas puramente teóricas.
  3. Horários flexíveis: maior parte das atividades online.
  4. Custa menos que uma faculdade tradicional: preços mais acessíveis.
  5. Alta empregabilidade: mercado sempre em busca desses profissionais.

    Onde fazer cursos tecnológicos EAD?

    Por serem ofertados por universidades, a escolha da instituição em que você fará o seu curso superior em tecnologia tem de ser realizada levando em consideração a seriedade e comprometimento que ela possui.

     

    Listamos a seguir algumas faculdades que, além de credenciadas pelo Ministério da Educação, são bem avaliadas e reconhecidas como instituições que oferecem educação de qualidade.

     

       

      Veja também:

      Confira quais são os cursos tecnólogos disponíveis em EAD

      Descubra quais são os 7 cursos tecnólogos mais bem pagos

       

      E quais são seus planos agora que você sabe tudo sobre cursos profissionalizantes? Deixe um comentário contando em qual curso e faculdade você está pensando em entrar!

       

      Deixe seu comentário:

      Versão para impressão Informar erro

      -

      Novidades sobre EAD

      Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: