dcsimg

Como saber se fui aprovado no Pronatec

(0.0 de 0)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma das principais ações do governo federal para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes para a população brasileira, qualificando os candidatos interessados e aprovados através da abertura de mais de oito milhões de vagas ao longo dos próximos quatro anos.

O que o Pronatec abrange

O programa compreende várias iniciativas, entre as quais a possibilidade de estudantes e trabalhadores, tendo sobretudo baixa renda, preencham vagas gratuitas de aprendizado em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, geridos pela rede federal ou pelas instituições do chamado Sistema S (SENAI, SENAC, SESC e SESI).

Há ainda o FIES Técnico e o FIES Empresa, que são linhas de financiamento especialmente criadas para que estudantes e trabalhadores possam aproveitar os cursos profissionalizantes e técnicos que sejam ministrados em instituições particulares (não gratuitas), e a Bolsa-Formação, voltada para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

As inscrições e a seleção de alunos

Como são várias iniciativas ao mesmo tempo, não existe um sistema de inscrições que seja unificado. A cada semestre, as novas vagas para os cursos serão abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem do Sistema S. Cada uma dessas instituições terá autonomia para divulgar os períodos para que os interessados possam inscrever, além de apresentar critérios e exigências de documentação específicas a fim de selecionar os participantes que preencherão as vagas abonadas pelo Pronatec.

A maneira mais simples de ficar sabendo sobre as inscrições para os cursos oferecidos, além de seus requisitos, é comparecendo às instituições de ensino de sua região ou à Secretaria de Educação de seu Estado (ou DF).

Como encontrar a lista de aprovados no Pronatec

A oferta de vagas em cada município é variável, e isso tem influência no número de cursos e nos turnos em que cada espécie é oferecida. Após ter seguido todos os passos de inscrição no programa, o candidato poderá saber se foi selecionado no ato de confirmação da matrícula para o curso do qual pretende participar – o que vai variar segundo a disponibilidade de vagas, o tipo de curso e o horário solicitado.

Além desta forma, é comum que os portais das Secretarias de Saúde das unidades federativas divulguem o resultado do Pronatec em datas pré-determinadas, e você poderá procurar seu nome na lista fornecida on-line nos respectivos endereços virtuais desses órgãos. Usualmente, as secretarias aproveitam o dia da divulgação da lista de aprovados para também anunciar as datas de matrículas nos cursos profissionalizantes e técnicos, para que quem foi selecionado possa separar toda a documentação e já se preparar para o preenchimento definitivo da vaga, confirmando sua matrícula no prazo.

Portanto, fique atento às datas de divulgação dos resultados, e não deixe de passar de vez em quando nas instituições onde se inscreveu ou olhar o site da Secretaria de Educação. Se você tiver sido selecionado, não deve perder tempo: prossiga imediatamente à instituição de ensino ofertante, levando os documentos solicitados, para que você consiga confirmar sua matrícula!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);