dcsimg

Vale a pena fazer um curso de idiomas a distância?

(0.0 de 0)

Atualmente, o conhecimento de outras línguas é um diferencial na formação de qualquer candidato. Será que vale a pena fazer um curso de idiomas à distância?

idioma

O conhecimento da língua inglesa é pré requisito de muitas das contratações atualmente. Além da questão profissional, muitas das informações disponíveis na internet se encontram neste idioma. Já a demanda pelo conhecimento em espanhol cresceu no Brasil nas últimas décadas, em especial a partir do Mercosul, tratado de livre comércio entre os países da América Latina assinado em 1991. Atualmente, o conhecimento de outras línguas é um diferencial na formação de qualquer candidato.

O Ministério da Educação orienta que escolas adotem no currículo do ensino médio o inglês e o espanhol. Mas quando o aluno chega na graduação a exigência de conhecimento em idiomas estrangeiros cresce e, possivelmente aquelas aulas da escola precisam ser atualizadas. Aí surgem as dúvidas. Será que vale a pena fazer um curso de idiomas à distância? Não há duvida de que ganhar fluência em uma língua a partir de um curso online pode levar muito mais tempo que a vivência em um país estrangeiro ou até mesmo em cursos presenciais intensivos.

Mas se você dispõe apenas de poucas horas semanais vale a pena considerar a EAD sim! Existem diversos tipos de ofertas para os mais variados níveis, desde o básico até cursos de aperfeiçoamento avançados. Confira algumas dicas sobre o ensino de idiomas onlineque destacamos para você!

Primeiros passos

Antes de investir em um curso de línguas à distânciaverifique as opções gratuitas disponíveis. Após ter esgotado esta primeira seleção, aproveitando ao máximo o que podem oferecer, busque cursos que ofertam um período de experiência grátis. Desta forma, além de examinar a qualidade do ensino oferecido você se autoavalia em alguns quesitos como, por exemplo, sua disciplina para realizar as atividades e seu nível de conhecimento.

Caso ainda esteja no nível básico, talvez valha a pena fazer mais exercícios para avançar e superar suas dificuldades. Por outro lado, se sua primeira avaliação indicar que você já se encontra em uma turma intermediária ou avançada, aí sim talvez seja o caso de procurar um curso mais personalizado e investir recursos em uma formação à distância mais específica.

Falar, ouvir, ler e escrever

Após ter checado seu nível de conhecimento no idioma a ser cursado outro importante passo é identificar qual é sua maior carência de habilidade na língua: Você lê bem? Escreve corretamente sem erros de ortografia de conjugação? Consegue compreender bem diferentes sotaques, como o inglês australiano ou o espanhol chileno? Ou seu maior desafio é se expressar neste idioma? É possível também que você tenha que treinar todas estas competências. Por isso, se você vai investir tempo e dinheiro em um curso de idioma à distância certifique-se de que ele oferece exercícios nestas quatro competências. Confirme se o material didático é oferecido em diversos suportes como áudio e vídeo, além de possuir um amplo número de lições e exercícios.

Aprendendo idiomas online

Outra informação importante que você deve checar com relação aos cursos oferecidos online é com relação à presença de professores nativos, o que permite o contato com culturas estrangeiras. Uma das vantagens da EAD em idiomas é justamente a possibilidade de ter um professor de outro país. Além disso, verifique sobre a disponibilidade do professor e/ou tutor. Esteja certo de que você poderá tirar dúvidas e que haverá agilidade na resposta.

Uma dica é buscar recomendações de outros usuários com relação ao curso. Outra possibilidade que a internet oferece é o treino das habilidades nas línguas estrangeiras em outras ferramentas online. Destacamos as potencialidades de aprendizado com o entretenimento como música e filmes, sites de tradução, escuta de podcasts e audiobooks, canais de pronúncia e fonética de termos e expressões em inglês. Com todas estas ferramentas disponíveis na internet você poderá melhorar o vocabulário, treinar sua pronúncia, fazer exercícios e aperfeiçoar seu conhecimento no idioma estrangeiro que busca aprender ou aperfeiçoar.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);