dcsimg

Descubra se vale a pena fazer Pedagogia a distância

(0.0 de 0)

Deseja iniciar a faculdade de Pedagogia na modalidade EAD, mas não sabe muitas informações do curso? Então, confira agora se vale a pena fazer Pedagogia a distância!

O profissional formado em Pedagogia aprende sobre os princípios e as metodologias de ensino. Também aprende sobre administração escolar e condução de assuntos educacionais. Sua função é garantir o acesso à educação e buscar melhorar a qualidade da mesma.

Se seu sonho é estudar para se tornar esse profissional, mas não tem tempo para frequentar o curso presencial ou acha as mensalidades dele muito altas, explicaremos abaixo se vale a pena fazer Pedagogia a distância.

Vale a pena fazer Pedagogia a distância?

Estudar a distância tem sido a alternativa para muitas pessoas que têm uma rotina corrida e não conseguem frequentar um curso presencial. Além disso, quando o curso é presencial, a faculdade precisa investir muito em infraestrutura física, o que muitas vezes deixa as mensalidades altas.

Como o curso a distância não exige isso, já que você estudará na sua casa, o valor acaba por ficar mais em conta. E o mais importante: sem perder a qualidade no conteúdo.

Aliás, uma dúvida muito comum entre aqueles que estão indecisos entre escolher um curso EAD ou presencial é exatamente referente à qualidade do ensino. Além disso, também surgem muitas questões em relação ao reconhecimento da faculdade no Ministério da Educação (MEC).

Nesse caso, é importante informar que a qualidade do conteúdo aplicado no curso EAD é a mesma do presencial. A única coisa que muda é a forma como esse conteúdo é aplicado. A exigência em relação a atividades, provas e aulas é a mesma.

Quanto ao reconhecimento do MEC, o curso EAD é sim reconhecido pelo órgão. Além disso, não há diferenciação entre os diplomas do curso EAD e presencial. Quando o MEC autoriza o curso, ele está afirmando que os alunos de ambas as modalidades estarão igualmente preparados para o mercado de trabalho.

Benefícios de estudar a distância

Abaixo vamos listar os principais benefícios de estudar na modalidade!

Flexibilidade de horários - a modalidade a distância permite que você faça seu próprio horário de estudos. Poderá estudar no melhor horário para você e onde quiser.

Menos gastos - além da mensalidade do EAD ser mais barata, em razão do pouco investimento em estrutura física que essa modalidade exige da instituição, você não terá gastos com transporte ou alimentação. Isso diminui ainda mais seus custos se comparado com a faculdade presencial.

Disciplina e concentração - apesar do curso EAD ser muito prático e flexível, exige muita dedicação e uma dose extra de disciplina e concentração. Caso você não tenha essas habilidades, vai desenvolvê-las durante o curso e, se você já as tem, elas serão aprimoradas. Isso ajudará você em várias outras áreas da sua vida, principalmente, no campo profissional e pode ser, inclusive, uma vantagem no momento da contratação.

Atuação do pedagogo

Na área educacional, o pedagogo encontrará dois grandes campos de atuação: a administração e a docência. Ele pode atuar na administração e supervisão do sistema de ensino, orientação de professores e alunos ou ministrar aulas.

Quando esse profissional trabalha em órgãos do governo, na área administrativa, sua função é fiscalizar a legislação de ensino no país. Já nas escolas, ele deve orientar e auxiliar os professores, além de atuar para que haja o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais vigentes no país.

Aqueles que optam pela sala de aula, são responsáveis por ministrar aulas para creches, educação infantil ou Fundamental I, acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como suas aptidões. O pedagogo também pode trabalhar com educação inclusiva ou no ensino EAD.

Porém, ao contrário do que muitos imaginam, o pedagogo não atua somente na administração escolar ou lecionando. Esse profissional também é requisitado em ambientes não escolares, por exemplo, pedagogia hospitalar, ONGs, setor de RH nas empresas, em editoras, no desenvolvimento de materiais didáticos.

Pode trabalhar ainda em empresas de brinquedos ou no setor de tecnologia na criação de jogos virtuais e brinquedos educativos.

Mercado de trabalho

A área de atuação do pedagogo é bem ampla, atualmente podemos observar um  crescimento considerável da busca por esse profissional em empresas para trabalhar como gestor pedagógico.

Caso opte por esse curso, você também poderá atuar como assessor pedagógico em centros culturais, museus ou bibliotecas ou em empresas de comunicação como jornais, televisão, revistas, rádios e, conforme já citado acima, em editoras.

Poderá trabalhar ainda com recreação e lazer em hotéis, clubes ou instituições voltadas para o turismo, no setor de planejamento urbano na área de educação no trânsito ou com educação social em ONGs.


Como podemos perceber, a atuação desse profissional não se restringe apenas aos ambientes tradicionais. Entretanto, as novas perspectivas para a profissão vão exigir pedagogos cada vez mais qualificados, capazes de lidarem com um cenário mais dinâmico e competitivo.

Onde estudar Pedagogia a distância

O curso EAD é muito bem aceito no mercado do trabalho e se tornou popular entre aqueles que buscam uma formação superior. A oferta de cursos é grande e você não terá dificuldades em encontrar uma instituição para estudar. Porém, é importante tomar cuidado na hora de fazer a matrícula, antes é preciso verificar se a faculdade é autorizada pelo MEC.

Para te ajudar, selecionamos abaixo algumas opções de faculdades que oferecem o curso de Pedagogia a distância e são reconhecidas pelo órgão. Confira!

Veja também:

Veja as 10 faculdades online com menores mensalidades

Conheça os melhores cursos de Pedagogia online

A faculdade EAD é uma “mão na roda”, não é mesmo? Além de ter qualidade e ser bem avaliada pelo MEC, facilita a vida daqueles que não podem frequentar o curso presencial. Agora que você já sabe que vale a pena fazer Pedagogia a distância, conte pra nós onde pretende estudar!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: