dcsimg

Tudo o que você precisa saber sobre cursos online

(0.0 de 0)

Saiba como funcionam, os principais tipos e do que você precisa para fazer um curso online

cursos-online

De idiomas a gestão de empresas, a oferta de cursos online só aumenta e hoje em dia é possível melhorar sua qualificação nas mais variadas áreas do conhecimento sem sair de casa.

Estudar pela internet pode ajudar a conseguir um emprego, aprimorar habilidades, melhorar o desempenho na escola e até abrir o próprio negócio. A maior vantagem dos cursos online é poder estudar na hora e no local que você achar melhor, com custos mais baixos do que um curso presencial e, muitas vezes, sem pagar nada.

Como funcionam os cursos online?

Nos cursos online, você estuda pela internet. Muitos deles oferecem um “ambiente virtual de aprendizagem”, onde o aluno encontra uma série de ferramentas de apoio para estudar a distância. O conteúdo do curso pode ser apresentado em vídeos, textos e animações, com o reforço de jogos, exercícios, chats e fóruns.

Alguns ambientes de aprendizagem são fechados para uma turma específica, com acesso por login e senha. Outros são abertos, ou “livres” e basta acessar o endereço eletrônico para começar a estudar.

Cursos online gratuitos ou pagos?

Existem cursos online totalmente gratuitos, oferecidos por universidades brasileiras e estrangeiras, órgãos do governo, ONGs, grupos de mídia e empresas. Geralmente são de curta duração e resolvem um problema específico, mas existem também cursos gratuitos de qualificação técnica e de nível superior.

Os cursos online pagos costumam custar menos do que um curso presencial e são uma boa opção para quem quer ou precisa fazer seus próprios horários e tem a disciplina necessária para estudar sozinho na maior parte do tempo.

Cursos online dão diploma?

Cursos a distância de nível superior, como bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, conferem diploma ao estudante. Se a instituição for reconhecida pelo MEC, o diploma tem validade em todo o território nacional.

Já os cursos online livres, de curta duração e de idiomas, gratuitos ou pagos, oferecem um certificado de conclusão e a aceitação desse documento no mercado vai depender do curso e da reputação da escola. O que vale mais, nesse caso, é o conhecimento que o profissional adquiriu.

Quais os tipos de cursos online?

Além da graduação e da pós-graduação, existem cursos online para atender diversas necessidades profissionais e acadêmicas. Entre os mais procurados, podemos citar:

·         Idiomas: inglês e espanhol são os mais comuns e muitos oferecem aulas particulares virtuais com professores por meio de vídeo-chat.

·         Informática: como usar programas de edição de texto, manipulação de imagens, elaboração de planilhas e apresentações.

·         Gestão: finanças, contabilidade, marketing e gestão de pessoas são alguns exemplos.

·         Empreendedorismo: elaboração de plano de negócio, como abrir a própria empresa e como abrir uma franquia, entre outros.

·         Orientação vocacional e profissional: ajuda na hora de escolher o curso, orientação para elaborar o currículo, como se comportar em entrevistas de emprego e como lidar com os desafios do trabalho.

O que eu preciso para fazer um curso online?

Os requisitos básicos para fazer um curso online são um computador com acesso à internet, local adequado e tempo disponível para estudar. Cada curso pode ainda ter outras recomendações, como a memória do computador e programas instalados, além do nível de conhecimento no tema do curso. Normalmente o curso informa quais são essas exigências específicas antes mesmo de o aluno se matricular.

Veja também:

Crenças e Verdades sobre Educação a Distância

Já experimentou fazer algum curso online? Como foi a experiência?

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);