dcsimg

É possível me preparar para um concurso público com o EAD?

(0.0 de 0)

Você pretende passar em um concurso público, mas não pode deixar de lado suas atividades principais? Confira como é possível utilizar o EAD para atingir o seu objetivo.

concurso

Entre os vários cursos oferecidos na modalidade de ensino a distância (EAD), encontramos também aqueles que são preparatórios para os concursos públicos. Algumas pessoas levantam receios a respeito da EAD nesse aspecto, sobre se esse meio de instrução seria suficiente para uma boa preparação a fim de se candidatar aos concursos públicos.

Ao contrário do que essas mesmas pessoas poderiam suspeitar, a procura pela modalidade de ensino a distância como preparação para concursos públicos tem aumentado bastante nos últimos anos, basicamente pelas mesmas razões que os estudantes buscam graduações ou pós-graduações no formato EAD: custos reduzidos (se comparados aos de cursos presenciais); oferta de materiais didáticos por meio digital; maior autonomia; gestão de tempo flexível; acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, se o EAD for por meio da Internet, ou ao material de ensino em qualquer tempo e lugar; além da interatividade entre alunos e tutores ou coordenadores em um formato pedagógico inovador e tecnológico.

Sobre a vantagem do fator tempo

Mas essas vantagens iniciais não serão suficientes para o aluno que deseja se candidatar a um bom emprego público. Para esse estudante, do mesmo jeito que aqueles que fazem um curso EAD para o ensino superior ou pós-graduação, é preciso muita dedicação. Só que o esforço não será recompensado com boas notas, mas com a aprovação no concurso público pretendido. O estudante deve se dedicar de corpo e alma aos estudos e, nesse caso, quanto maior for o período de dedicação, melhor.

Não adianta tentar se submeter aos certames de concurso público sem ter mantido um estudo preliminar reforçado e persistente, porque ninguém passa em um processo seletivo desses por pura sorte e sem qualquer determinação. E é exatamente aí que o fator tempo, ganhado com a participação nos cursos on-line, torna-se uma admirável conveniência! A possibilidade de o aluno não enfrentar trânsito para assistir aulas em um curso presencial, por exemplo, proporciona mais horas por dia para o estudo em casa, nos intervalos de trabalho ou em outro local de sua preferência.

Outra questão importante é em relação às dúvidas perante determinados assuntos. Em um curso EADpreparatório para concursos públicos, as aulas sobre as matérias que você tem mais dificuldade poderão ser assistidas várias vezes, até que entenda o conteúdo estudado. Algumas instituições de ensino consentem que o aluno assista à mesma aula somente por uma quantidade limitada de vezes, geralmente por até cinco exposições, o que ainda assim é suficiente para o entrosamento com a matéria passada e uma boa base para dar continuidade ao estudo de forma mais autônoma.

Qualidade do conteúdo de aprendizado para a conquista do objetivo

No que diz respeito à qualidade dos preparatórios on-line, a princípio, eles nada deixam a desejar se comparados aos outros cursos. É muito comum, inclusive, que no Ambiente Virtual de Aprendizagem contenham aulas gravadas e que são provenientes dos cursos presenciais. Ou seja, o conteúdo programático foi preparado para ser muito similar ou, na maioria das vezes, exatamente o mesmo dado presencialmente.

As instituições de ensino que investem nos cursos oferecidos via Internet, em geral, colocam no ar portais onde são disponibilizadas as aulas e as lições relacionadas aos cursos preparatórios para concursos públicos. Por isso, como já existe uma elaboração prévia testada no contato imediato ao aluno, algumas empresas se mostram plenamente gabaritadas para oferecer uma boa preparação para qualquer tipo de concurso.

Ademais, a modalidade EAD consegue atingir não só os alunos que não têm tempo disponível para frequentar os cursos presenciais, mas também alcançam aqueles que moram em cidades que não possuem bons cursos em suas imediações. Com acesso a um bom material de estudos, portanto, passar em um concurso público só vai depender de seu esforço e dedicação. E o ensino a distância poderá ser um excelente aliado para isso! Bons estudos.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);