dcsimg

Curso online de gestão de micro e pequenas empresas

(0.0 de 0)

O mercado de trabalho para gestão de micro e pequenas empresas é amplo e exigente. Com o curso, o candidato se prepara para o mercado empreendedor.

empresas

O curso online de gestão de micro e pequenas empresas é um curso tecnólogo de ensino superior de curta duração. É um curso da área de ciências aplicadas e que abrange os conhecimentos em todas as áreas empresariais como: recursos humanos, logística, marketing, operações e vendas.

O requisito para ingresso no curso é a certificação de conclusão de Ensino Médio e classificação no processo seletivo, quando houver, o que depende do método de ingresso de cada instituição. O curso tem duração média de dois anos, que correspondentes a 4 semestres, e carga horária mínima de 1600 horas.

Qual o objetivo do curso?
Tem como objetivo qualificar o profissional para atender às exigências do mercado de trabalho em nível superior de ensino, incentivar o conhecimento e o sentimento empreendedor, habilitar o acadêmico para que se possa exercer atividades de gestão ligadas à micro e pequenas empresas novas ou inovar as empresas já existentes e ativas e saber usar das oportunidades, inovações e visão crítica como estratégias para o nascimento e desenvolvimento da toda empresa.

Qual é o público alvo?

O curso online de gestão de micro e pequenas empresas é focado para candidatos que desejam dar continuidade aos estudos após a conclusão do Ensino Médio em um curso de menor duração, profissionais autônomos, que possuam cargos de gerencia, trabalhadores informais que buscam informações e métodos para formalizar o seu negócio e para empresários de micro e pequenas empresas que buscam aperfeiçoamento e reciclagem das informações, experiência e estudos concluídos.

Qual o conteúdo programático do curso?

O conteúdo de todo o curso abrange matérias da área de ciências aplicadas que envolvem: gestão de micro e pequenas empresas, marketing e vendas, gestão de pessoas gestão de produção e operações, finanças e orçamento empresarial, planejamento estratégico, práticas empresariais, plano de negócios, contabilidade gerencial, economia empresarial, sistemas de informação gerencial, empreendedorismo, tributos e contribuições, suprimentos e logística, legislação trabalhista e gestão da qualidade.

Quais as habilidades técnicas desenvolvidas durante a formação?

O estudante do curso de gestão de micro e pequenas empresas generalista deve desenvolver habilidades técnicas e profissionais ao longo do curso, tais como reconhecer oportunidades de negócios empreendedoras; dominar métodos administrativos próprios e característicos das micro e pequenas empresas; escolher a melhor alternativa no processo decisório baseando-se dados, fatos e números, aguçando a visão abrangente do ambiente externo e ambiente interno às micro e pequenas empresas; instrução técnica e científica para exercer na área de administração em todos os distintos tipos de organizações e nas atividades que envolvem a administração e suas especialidades na prática; habilidade de liderança, posicionando de maneira eficiente para desenvolver o negócio próprio ou ter participação no nascimento e desenvolvimento de organizações inovadoras.

Quais as competências específicas do profissional?

O profissional, após a formação sólida acadêmica de gestão de micro e pequenas empresas além dos valores e habilidades gerais inerentes ao perfil do profissional desta área, terá competências possíveis para compreender e utilizar os mecanismos necessários para atuar na gestão de forma empreendedora;

Identificar problemas e soluções no processos que envolvem as atividades da organização;

Preparar, organizar relatórios, planos, projetos que dizem respeito às atividades integradas do processo organizacional;

Analisar as diretrizes socioeconômicas que estão diretamente ligadas a área;

Perceber e entender a necessidade da existência das características empreendedoras e procurar capacitação e atualização constantemente;

Estar preparado para assumir cargos que exigem responsabilidades, como gerente, supervisor, assessor e diretor das organizações;

Constatar oportunidades do mercado externo à organização, identificando ameaças para assim desenvolver estratégias e liderar as pessoas e outros profissionais, utilizando da comunicação interpessoal.

E o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para o tecnólogo em gestão é amplo. Segundo o SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, existem cerca de 5,1 milhões de empresas, desse total 98% são de micro e pequenas empresas e representam 20 % do PIB, Produto Interno Bruto do país.

O profissional pode praticar a gestão em todas as áreas dentro das micro e pequenas empresas, como: marketing e vendas, finanças, produção, recursos humanos, compras e planejamento. O profissional é preparado e capacitado para atender as exigências do mercado e poderá abrir o seu próprio negócio ou prestar consultoria para outras empresas nas áreas em que o tecnólogo desenvolver conhecimento e tiver maior experiência.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);