dcsimg

Conheça as profissões do futuro e veja qual faculdade fazer

(0.0 de 0)

Veja quais são as carreiras que estarão em alta nos próximos anos e prepare-se para entrar com tudo no mercado!

Conheça as profissões do futuro e veja qual faculdade fazer

O mundo muda rápido e algumas profissões que nem imaginávamos existir estão se tornando essenciais no mercado de trabalho.

Junto a elas, convivendo pacificamente, estão outras atividades bem conhecidas que foram capazes de atravessar o tempo e se manter atuais.

As profissões do futuro têm essa capacidade de absorver o novo e o antigo, e isso abre espaço para todo mundo se dar bem.

A seguir, conheça as profissões do futuro e veja qual faculdade fazer!

As profissões do futuro

As profissões que listamos a seguir são algumas das que têm mais potencial de sucesso, segundo a visão de especialistas e consultorias que pesquisam o mercado de trabalho.

Boa parte delas está distribuída pelas áreas de tecnologia, comunicação, gestão e negócios.

Vamos lá:

Consultor de investimentos

Você já deve ter visto pela internet, especialmente nas redes sociais, inúmeros anúncios de empresas especializadas em investimento e direcionadas ao público geral – geralmente prometendo lucros incríveis em cima de pequenas quantias.

Bom, nada disso é por acaso. Quem se especializar em consultoria de investimentos terá um belo mercado pela frente, conforme esse modelo de negócios cresce em todo o mundo.

Ou seja, quem entender de criptomoedas, e todas aquelas diferentes siglas típicas do mercado financeiro, tem tudo para se dar muito bem.

Normalmente essa turma tem profissionais formados em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Gestão Financeira. Ter pós-graduação e falar inglês fluente são diferenciais importantes.

Analista de dados

O analista de dados a que nos referimos aqui são profissionais capazes de encontrar “ouro” em meio a toneladas de “cascalho”.

A gente explica: com a quantidade descomunal de dados que circula na internet e nos sistemas das empresas, como é possível extrair informações estratégicas?

Como identificar, por exemplo, o que o seu público-alvo mais gosta? Ou onde eles planejam tirar férias? Ou qual a média de idade que mais consome produtos orgânicos?

Esse trabalho de “mineração” fica a cargo do analista de dados, que é um profissional formado em cursos como Engenharia (diversas especialidades), Computação, Biblioteconomia, Banco de Dados e afins.

Especialistas em inteligência artificial

A inteligência artificial já está presente em nosso cotidiano sem que a gente perceba.

Quando você vê, por exemplo, um anúncio na internet que oferece exatamente aquilo que você estava procurando, pode ter certeza: é a IA agindo!

A tendência é que esses mecanismos se ampliem ainda mais, atuando em todos os aspectos da nossa vida – inclusive na saúde, medindo os riscos de desenvolvermos uma doença crônica, por exemplo, e possibilitar um tratamento antecipado.

Quem se interessa por essa área pode ter certeza de que haverá muito, muito trabalho pela frente – e oportunidades irrecusáveis de emprego.

Os especialistas em inteligência artificial geralmente têm uma formação fortemente tecnológica, como Engenharia de Software, Engenharia de Computação, Ciências da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Analista de tendências de mercado

Antecipar-se a tendências do mercado e inovar na oferta de produtos e serviços é o sonho de toda empresa que quer crescer e ser competitiva.

No cenário ultra concorrido de hoje, isso só é possível com muita pesquisa e conhecimento técnico.

É o que faz o analista de tendências. Ele identifica padrões de consumo atuais e futuros através de diferentes metodologias, determina a estratégia a ser adotada e o posicionamento da empresa diante de seu mercado.

Em geral, a área é composta por profissionais formados em cursos como Marketing, Administração, Ciências da Informação, Engenharia de Produção.

Desenvolvedor de aplicativos

O desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets deve aumentar ainda mais nos próximos anos, principalmente na parte de jogos e prestação de serviços.

Se você usa WhatsApp, Uber, Instagram, iFood, Rappi, Candy Crush, Pokémon e afins, tem uma ideia do que estamos falando.

Há oportunidades tanto para quem idealiza aplicativos, quanto para quem cuida do desenvolvimento (interface visual e código).

Os profissionais podem vir de áreas como Jogos Digitais, Engenharia de Software, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Design, Webdesign, Publicidade e Propaganda, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Advogados digitais

Advogados especializados em casos que envolvem bullying digital, vazamento de informações, infração de direitos autorais, hackeamento e similares têm um futuro e tanto pela frente.

Embora o país tenha um dos maiores contingentes de advogados do planeta, ainda são poucos os que conhecem o mundo do Direito Digital.

Para ser referência na área é preciso, primeiramente, fazer o curso de Direito, com cinco anos de duração, passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e investir em pós-graduações.

Gestores de novos negócios

Profissionais capazes de enxergar oportunidades de negócios onde ninguém vê são e continuarão a ser muito valorizados no futuro.

Essa área é essencial para a manutenção e o crescimento da economia de um país.

Os profissionais de novos negócios são formados em cursos como Administração, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão Comercial, Engenharia de Produção, Marketing, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Agronegócio, Negócios Imobiliários, etc.

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais chegaram com tudo e ainda estão dando os primeiros passos num mercado ainda pouco explorado.

Essas figuras devem ganhar ainda mais importância no futuro, e com referências totalmente atualizadas – em que o que interessa é a qualidade do conteúdo e sua apresentação.

É uma boa oportunidade para jornalistas, comunicadores sociais, publicitários e relações públicas mostrarem seus talentos.

Faculdades que oferecem os cursos do futuro

Os cursos do futuro já estão aqui, e muitos deles podem ser feitos de diferentes maneiras – presencial, semipresencial ou totalmente a distância – com reconhecimento do MEC e diploma válido no mercado de trabalho.

Uma carreira de sucesso começa com uma boa faculdade.

Quer conhecer algumas agora mesmo? É só explorar a lista abaixo:

Veja também:

Os principais motivos para escolher o Ensino a Distância

O que achou das profissões do futuro? Se identifica com alguma delas? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro