dcsimg

Curso de Turismo a Distância

(0.0 de 0)

Conheça mais um curso ofertado em EAD: Turismo

Com duração aproximada de três anos, o curso conta com aulas práticas, que se realizam com desenvolvimento de trabalhos, organizações de eventos, dentre outros. Essas atividades são realizadas e apresentadas como seminários para a sala do estudante. O curso inclui em sua grade disciplinas de Ciências Exatas, Humanas, História e Geografia.

O curso de Turismo movimenta as indústrias mundiais e geralmente as empresas dão apoio para as atividades turísticas, haja vista que elas fazem crescer o seu capital. Essa atividade é uma das que mais geram renda e emprego e, por este motivo, acaba por ganhar grande incentivo. Tal curso em EAD foi institucionalizado em março de 2000, no centro universitário UNISEB de São Paulo.

Áreas de Atuação

O mercado de trabalho permite que o turismólogo trabalhe em duas áreas muito desenvolvidas. Veja abaixo quais são:

  • Empresas turísticas, nas quais o profissional faz planejamentos particulares para as companhias aéreas, hotéis, resorts, agências de viagens, parques temáticos, dentre vários outros.
  • Planejamento de atividades turísticas, em que é possível elaborar roteiros de viagens e atividades de lazer nas regiões que as proporcionam. Por este motivo a região Nordeste do Brasil vem crescendo quanto ao exercício da profissão, pois ela possui vasta gama de lugares históricos a serem conhecidos, além é claro, das praias, que chamam muito a atenção dos turistas.

Grade Curricular

A faculdade a distância que oferece o curso de Turismo apresenta algumas matérias principais, podendo sofrer alteração mínima na grade, dependendo da instituição. Confira quais são elas:

  • Teoria e Técnica Profissional: esta disciplina visa capacitar o aluno na execução de atividades rotineiras do guia turístico, observando, claro, as diretrizes da empresa para a qual trabalha. O estudante aprende, por exemplo, como levar um grupo de turistas a um restaurante.
  • Estudo de Roteiros Turísticos: nesta matéria o estudante aprende a desenvolver as atividades descritas pelas agências de viagens no tempo correto, com planejamento, para que os turistas possam aproveitar o máximo possível.
  • Atrativos Turísticos: disciplina em que o aluno aprende como identificar as principais atrações turísticas; começa a conhecer os principais prédios históricos, praias, igrejas, museus, dentre outros.
  • História Aplicada ao Turismo, matéria em que o aluno aprende a relatar a história dos pontos turísticos.
  • Geografia Aplicada ao Turismo: aqui o estudante aprende a apresentar aos turistas as paisagens, como vegetação, rios, enfim, tudo aquilo que nos foi dado pela natureza e que contribuiu para o local ser a atração turística que é.
  • Primeiros Socorros: nesta matéria o aluno aprende como resolver eventuais ocorrências que possam colocar em risco a vida dos turistas ou mesmo machucá-los.
  • Relações Interpessoais no Trabalho: esta matéria visa ensinar o estudante a lidar com as pessoas e a controlar seu próprio comportamento.

Quanto ao nível de escolaridade exigido para o curso de Turismo a distância, o interessado deverá ter concluído o Ensino Médio. Desta forma, se o estudante tiver o objetivo de fazer um curso de nível superior, deverá apresentar seu diploma de conclusão. Se for uma pós-graduação, deverá comprovar que possui um curso de nível superior.

O curso de Turismo exige que o aluno presencie pelo menos 25% da carga horária, além de ter que fazer exames nos polos presenciais para que consiga aprovação.

Vale ressaltar que estes requisitos decorrem de portaria instituída pelo MEC, que tem como principal objetivo evitar prejuízos pelo fato de o curso ser a distância, bem como evitar desigualdades entre os cursos presenciais e não presenciais. Esta regra vale para todos os cursos EAD. Além disso, o estudante deve praticar as atividades presenciais nos respectivos polos de ensino, como, por exemplo, estágio obrigatório, defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dentre outros.

Certas atividades devem ser realizadas nos polos de ensino para que se evitem fraudes. Como nos cursos presenciais as atividades são realizadas em sala, não poderia ser diferente para os cursos a distância.

As universidades que aderiram ao sistema de educação a distância oferecem grande quantidade de videoaulas, para que se consiga dar um reforço ao aprendizado; para isto, é essencial que o aluno tenha um bom acesso à internet. Também são criadas comunidades e atividades online, para que haja união entre alunos e professores no caso de dúvidas e discussões.

Melhores faculdades de Turismo EAD

Veja aqui as 10 melhores faculdades credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Turismo a distância:

E aí, já se convenceu a fazer o curso de Turismo a distância? Não deixe de escrever seu comentário, contando para nós o que pensa sobre isso!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);