dcsimg

Curso de Engenharia Química a Distância

(0.0 de 0)

Você pensa em realizar o curso de Engenharia Química a distância, mas ainda tem dúvidas? Confira este artigo, veja como ele funciona e conheça as possíveis faculdades credenciadas pelo MEC!

Neste artigo você saberá da duração do curso de Engenharia Química, como ele funciona, o que precisa ser feito para realizá-lo, as principais disciplinas oferecidas e a possibilidade de instituições credenciadas pelo MEC oferecerem esse curso pelo EAD.

A Engenharia Química é a área em que são estudados os processos bioquímicos e químicos. O engenheiro deve ser associado à SBQ (Sociedade Brasileira de Química) para que possa exercer a profissão. Apesar de existir grande quantidade de cursos EAD, o curso de Engenharia Química como educação a distância não possui credenciamento junto ao órgão.

As atividades exercidas pelo engenheiro químico incluem criação de projetos, desenvolvimento de novos projetos químicos das indústrias, assim como controle e aperfeiçoamento dos meios de produção utilizados para criação de compostos químicos. No Brasil, o primeiro curso de graduação em Engenharia Química foi criado em 1925 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Devido à descoberta do pré-sal e às inovações políticas quanto ao uso de energias renováveis, o mercado de trabalho passou a ser muito procurado para o engenheiro químico. A procura aumentou ainda mais com a forte presença de indústrias petrolíferas e farmacêuticas no Brasil. O setor ambiental também necessita da atuação do engenheiro nessa área, haja vista que o tratamento dos resíduos lançados pelas indústrias é algo necessário nos dias atuais. Os centros industriais mais desenvolvidos e que oferecem os melhores postos de trabalho se localizam nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, pois elas possuem os principais empregadores.

Áreas de Atuação

Confira algumas das principais áreas de atuação para o profissional de Engenharia Química:

  • Desenvolvimento: o profissional participa da criação de produtos pertencentes às indústrias petroquímicas, químicas e de alimentos bem como analisa a compensação do desenvolvimento desses produtos pelo aspecto econômico e técnico. Além disso, o engenheiro pode aprimorar, através de novas tecnologias, os meios de desenvolvimento de produtos.
  • Meio ambiente: o profissional atua nessa área com os métodos de preservação ambiental a fim de reciclar os eventuais resíduos das indústrias, ou seja, ele deve desenvolver meios de tecnologias limpas, que não prejudiquem o meio ambiente.
  • Processo Industrial: o engenheiro químico organiza e gerencia algumas operações industriais de maneira a desenvolver meios que aumentem a produção e que, ao mesmo tempo, reduzam os gastos, garantindo a segurança no trabalho.
  • Projetos: determina os meios que cuidam do estoque e da distribuição de materiais químicos.

Grade Curricular

Apesar de não existir faculdade a distância para o curso de Engenharia Química, a grade curricular do curso presencial possui algumas matérias relevantes, podendo sofrer alguma alteração dependendo da instituição de ensino. Confira quais são elas:

  • Geometria Descritiva: o estudante aprende a desenhar objetos de três dimensões em um plano bidimensional.
  • Química Inorgânica Fundamental: estuda os compostos químicos que não possuem carbono em sua estrutura.
  • Química Orgânica Fundamental: matéria que ensina o aluno analisar as substâncias químicas que possuem carbono.
  • Processos Químicos: estuda as reações químicas em geral.
  • Química Analítica Fundamental: oferece os métodos necessários para identificar quais e quantos elementos e substâncias estão presentes em uma determinada substância.
  • Resistências dos Materiais: o aluno aprende a capacidade que o material possui de resistir a uma determinada força aplicada como, por exemplo, o calor.
  • Integração: estuda como os compostos químicos se interagem.
  • Métodos Matemáticos Aplicados à Engenharia Química: o aluno desenvolve conhecimento matemático aplicado à Química.
  • Química Experimental: com um aspecto dinâmico, o estudante desenvolve conhecimento sobre o que ocorre com a união de matérias químicas distintas.

Quanto ao nível de escolaridade exigido para o curso de Engenharia Química, o interessado deve saber que, para uma graduação, é necessária a conclusão do ensino médio. Dessa forma, se o estudante tiver o objetivo de fazer um curso de nível superior deverá apresentar o diploma de conclusão do ensino médio. Se for uma pós-graduação, deverá comprovar a conclusão em um curso de nível superior.

Melhores Faculdades de Engenharia Química EAD

Como não existe o curso de Engenharia Química EAD, a faculdade presencial exige que o aluno cumpra, ao menos, 75% da carga horária além de fazer provas bimestrais, apresentação de TCC, estágio obrigatório e outras atividades avaliativas para conseguir aprovação no curso.

As universidades oferecem grandes quantidades de atividades dinâmicas obrigatórias e presenciais para a formação prática do aluno como, por exemplo, laboratórios, apresentações de trabalhos, desenvolvimento de projetos para avaliação, entre outros.

No momento não existe nenhuma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC que ofereça o curso de Engenharia Química pelo EAD.

Outras engenharias a distância reconhecidas pelo MEC

Se você pretende se formar engenheiro, mas só pode estudar a distância, temos uma boa notícia! Existem várias habilitações da Engenharia reconhecidas pelo MEC na modalidade EAD:

  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Comunicações
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica

Confira algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem uma ou mais opções de curso de Engenharia na modalidade a distância:

Todas essas faculdades trabalham com um ou mais tipos de ajuda ao estudante. Entre as opções disponíveis encontramos ProUni, bolsas de estudos, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Faculdades a distância

E você? Decidiu se vai se tornar um Engenheiro Químico mesmo não sendo possível fazer o curso a distância? Ou vai tentar outra Engenharia EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);