dcsimg

Conheça o curso de Engenharia Mecânica a distância

(0.0 de 0)

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Mecânica EAD e onde estudar para ter seu diploma reconhecido no mercado!

Engenharia Mecânica é o setor que desenvolve o projeto, a construção e a manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico cria projetos ligados à indústria mecânica e os desenvolve. Para isso, calcula o quanto de material será necessário para a criação de ferramentas, organiza os meios de armazenagem e define normas seguras para a produção. Em geral costuma trabalhar em conjunto com os engenheiros de materiais, eletricistas de materiais, automação e produção.

O curso de Engenharia Mecânica é bastante tradicional no Brasil, tendo surgido pela primeira vez em 1947. De lá para cá, muita coisa mudou. Já é possível encontrar essa graduação na modalidade a distância e o melhor: com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) - a garantia de que o diploma será aceito no mercado de trabalho.

Confira agora mesmo as matérias que você vai encontrar no curso de Engenharia Mecânica a distância, quais são as faculdades que têm o aval do MEC para oferecer essa graduação e como está o mercado de trabalho.

O que se estuda no curso de Engenharia Mecânica a distância

A grade curricular do curso de Engenharia Mecânica a distância é idêntica à do presencial, podendo variar de acordo com a instituição de ensino. Confira algumas das matérias principais:

  • Álgebra Linear: sendo totalmente ligada à matemática, é a matéria que ensina ao aluno os sistemas de equações lineares.
  • Cálculo Fundamental: o aluno terá grande contato com teoremas da Física e Matemática.
  • Desenho para Engenharia: o estudante aprende as linguagens gráficas necessárias para o desenvolvimento de projetos de equipamentos e processos industriais.
  • Física Experimental para Engenharia: com carga horária voltada a atividades mais práticas, o engenheiro aprende como utilizar e criar ferramentas para desenvolver projetos.
  • Física Fundamental: nesta disciplina o aluno terá contato com teorias da Física como, por exemplo, as leis de Newton.
  • Introdução à Engenharia: o estudante aprende os conceitos básicos da Engenharia Mecânica através de execução de projetos.
  • Probabilidade e Estatística: o aluno aprende fórmulas para desenvolver raciocínio sobre os testes efetuados nos projetos.
  • Programação Computacional para Engenharia: nesta disciplina o estudante terá contato desde a introdução à computação até os sistemas que a cercam.
  • Química Geral para Engenharia: desenvolve conhecimento sobre a composição do material químico mais pertinente para determinado objetivo.
  • Programação Linear: nesta disciplina o estudante aprende fórmulas específicas para desenvolver projetos.

Onde estudar Engenharia Mecânica EAD

Como tem uma quantidade considerável de atividades práticas, o curso de Engenharia Mecânica EAD exige a presença do aluno no polo de apoio com uma certa frequência. Por isso, é importante,  que a faculdade seja autorizada pelo MEC a oferecer essa graduação e tenha um polo de apoio presencial próximo de você.

Separamos algumas das melhores para você conhecer:

    Todas elas participam do ProUni, além de trabalharem com programas próprios de bolsas de estudos, financiamentos, descontos e convênios.

      Mercado de trabalho para quem se forma em Engenharia Mecânica

      O mercado de trabalho tem se apresentado em alta, crescendo, consequentemente, a procura por este profissional. As indústrias automobilística e aeronáutica oferecem ótimas oportunidades de trabalho. Além dessas, o setor petrolífero também demanda este profissional para a criação de máquinas que encontrem e transportem o petróleo. As indústrias voltadas para a distribuição e armazenamento de energias nucleares, eólicas e solares também mantêm o mercado aquecido. Por último é possível o profissional atuar como consultor nos projetos industriais.

      Conheça algumas das principais áreas de atuação do engenheiro mecânico:

      • Setor Público: trabalhando diretamente para o governo, o engenheiro mecânico pode auxiliar na condução e fiscalização de obras.
      • Bancos: os engenheiros podem atuar como analistas de mercado devido a sua capacidade de síntese e análise.
      • Indústria Automobilística: o engenheiro mecânico participa de quase todas as fases de produção, desde a gestão de produção até a direção-geral.
      • Indústria Petroquímica: nesta área, o engenheiro mecânico poderá criar projetos que envolvam refino, processamento, bombeamento ou distribuição de produtos petroquímicos.
      • Indústria Metalúrgica: neste setor o engenheiro se torna responsável por realizar e liderar projetos, bem como organizar os meios de produção, fornecer recursos e suprimentos, sendo permitido alcançar postos de direção.

      Outros cursos de Engenharia oferecidos a distância

      A oferta de cursos de Engenharia a distância vem crescendo. Atualmente, é possível encontrar também as seguintes habilitações desse curso no formato EAD:

      • Engenharia Ambiental
      • Engenharia Civil
      • Engenharia de Computação
      • Engenharia de Comunicações
      • Engenharia de Controle e Automação
      • Engenharia de Produção
      • Engenharia de Software
      • Engenharia Elétrica

      Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer curso de Engenharia a distância que têm presença em todo o Brasil:

      Veja também:

      Conheça as vantagens do ensino a distância

      E você? Decidiu se gostaria de se tornar um engenheiro mecânico mesmo não havendo o curso a distância? Poste seu comentário!

      Deixe seu comentário:

      Versão para impressão Informar erro

      -

      Novidades sobre EAD

      Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

      }, 7000);