dcsimg

Curso de Engenharia de Software a distância

(0.0 de 0)

O ensino a distância (EAD) atualmente é uma excelente alternativa àquelas pessoas que desejam conseguir uma graduação ou até pós-graduação e possuem pouco tempo disponível para ficarem presas em uma sala de aula e desejam,também, flexibilidade de horário com os estudos, já estão inseridas no mercado de trabalho ou não possuem oportunidades em sua cidade e querem estudar.

Os cursos a distância e as faculdades que oferecem o ensino a distância vêm se multiplicando ano após ano e a tendência é que essa procura aumente ainda mais. O primeiro registro do ensino a distância no mundo foi em 1728, sendo oferecido pelo jornal Gazeta de Boston através de correspondências. Mas foi somente em 1904 que o EAD chegou ao Brasil, sendo oferecido pelo Jornal do Brasil. Já o reconhecimento do ensino a distância se deu em 1996, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LCB). A partir daí, a difusão do EAD ocorreu em grande escala. Atualmente existem mais de três mil cursos EAD autorizados pelo MEC, contando com os cursos de graduação e pós-graduação.

Neste artigo você conhecerá mais sobre o curso de Engenharia de Software a distância : quais são os requisitos que um aluno precisa ter para ingressar no curso, como é seu funcionamento e quais as principais disciplinas ofertadas são alguns dos tópicos que lhe ajudarão a entender melhor esse curso. Confira!

Duração mínima

Os cursos de graduação EAD possuem uma metodologia diferenciada dos ensinos presenciais. O curso de Engenharia de Software a distância possui duração média de 4 anos, com a carga horária em torno de 3.500 horas. Vale lembrar que o tempo de duração do curso pode apresentar variação de acordo com a instituição de ensino superior. Além disso, a dedicação do aluno também conta, pois quanto mais rápido ele fizer as aulas e as provas, mais rápido o curso irá terminar.

Requisitos

Ingressar em um curso EAD é muito fácil e acessível para qualquer tipo de aluno. Após escolher o curso, o aluno deverá verificar qual o processo seletivo da instituição de ensino superior. Para ingressar no curso de Engenharia de Software a distância o estudante necessita ter concluído o ensino médio, assim como em cursos de graduação presenciais.

Para o curso de Engenharia de Software EAD, a maioria das faculdades também exige que os alunos tenham conhecimentos básicos sobre as ferramentas computacionais. Isso ocorre devido à grande interação que o curso tem com o computador, sendo necessário que o aluno trabalhe com softwares. Também é importante destacar que o estudante de um curso EAD precisa ter disciplina e concentração.

Funcionamento do curso

O curso de graduação em Engenharia de Software EAD tem como principal objetivo fornecer conhecimentos e habilidades para que os alunos estejam aptos a fazer melhorias na construção, no planejamento, na manutenção e na gestão de serviços e processos computacionais, sempre baseados em técnicas da engenharia de software. O profissional formado nessa área trabalha em conjunto com outros profissionais da computação. É ele quem faz o projeto, a análise e a implementação de softwares empresariais. Também faz a identificação de problemas computacionais, buscando sempre a melhor solução, lida com equipes multidisciplinares e propõe novos processos na área da computação organizacional, convivendo com a inovação tecnológica.

O curso de Engenharia de Software a distância possui aulas presenciais,em que os alunos fazem aulas em laboratórios. A grande maioria das instituições de ensino superior que oferta o curso, possui estágio obrigatório, para que assim o aluno possa colocar em prática o conteúdo estudado. Também são ofertadas monitorias e grupos de estudo online. Neste momento os alunos podem tirar suas dúvidas a qualquer hora. As aulas ficam disponíveis no ambiente virtual da universidade para que o aluno possa assistir a elas sempre quando possuir dúvidas ou quiser voltar a um assunto anterior.

Disciplinas

As principais disciplinas ministradas no curso de Engenharia de Software EAD são:

  • Fundamentos e arquitetura de computadores;
  • Algoritmos e lógica de programação;
  • Fundamentos da engenharia de software;
  • Cálculo;
  • Modelagem de software;
  • Probabilidade e estatística;
  • Estrutura de dados;
  • Implementação e teste de software;
  • Sistemas operacionais;
  • Pesquisa operacional.

Melhores faculdades

O curso de Engenharia de Software EAD ainda é um curso novo em nosso país. Por isso, ele é ofertado por poucas instituições de ensino superior. Vale lembrar que é importante que o aluno verifique se a universidade possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. Abaixo vamos listar a única faculdade que oferece o curso de Engenharia de Software a distância com reconhecimento do MEC, além de outras que ainda não possuem esse reconhecimento:

  • Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) – com reconhecimento do MEC;
  • Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) – sem reconhecimento MEC;
  • Universia Brasil (Universia) – sem reconhecimento MEC.

Interessou-se pelo curso de Engenharia de Software? Então conte para nós se você tem intenção de fazer esse curso por EAD!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);