dcsimg

Curso de Ciências Agrárias em EAD

(0.0 de 0)

Conheça mais sobre o curso de Ciências Agrárias a distância e saiba como está o mercado de trabalho para o profissional dessa área

ciencias-agrarias-ead

O Ensino a Distância (EAD) tem apresentado um grande crescimento na educação do País. O que levou à ascensão desta modalidade de ensino foi o crescimento das tecnologias na área da educação, que permitem uma total interação entre professor e aluno, apesar de estarem separados espacial e temporalmente. A EAD oferece cursos em todas as modalidades de ensino, como graduação, pós-graduação e tecnológico.

O curso de Ciências Agrárias a distância é oferecido na modalidade de licenciatura e tem como principal objetivo transmitir conhecimento aos alunos para que estes dominem as técnicas dos processos agropecuários. Para isso, o estudante necessita entender como se dá a produção animal e vegetal, comercialização dos produtos agrícolas e proteção ambiental. As Ciências Agrárias constituem um campo multidisciplinar, envolvendo as áreas de Agroecologia, Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal, e têm o objetivo de aprimorar e aumentar as técnicas de produção e melhorar a preservação dos recursos ambientais através do uso do conhecimento e da tecnologia.

Grade curricular

O curso de Ciências Agrárias a distância apresenta uma grande diversidade de disciplinas, englobando as áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e matérias específicas do curso. Possui duração média de 4 anos. Nos primeiros anos o aluno possui matérias básicas, como Informática e Química. Já nos anos seguintes, o curso foca em matérias mais específicas, como Apicultura, Irrigação, Ciência do Solo e Construções Rurais. Em algumas instituições de ensino superior o curso é apresentado com o nome de Ciências Agrícolas. Algumas das matérias que compõem a grade curricular básica do curso de Ciências Agrárias a distância são:

  • Agrobiologia
  • Zoologia e Fisiologia Animal
  • Matemática Aplica às Ciências Agrárias
  • Física Aplicada às Ciências Agrárias
  • Ecologia Agrícola
  • Topografia
  • Fertilidade e Conservação do Solo
  • Silvicultura
  • Piscicultura
  • Economia e Administração Rural

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o aluno formado no curso de Ciências Agrárias apresenta uma grande carência de profissionais qualificados nessa área. O estudante licenciado possui uma formação ética, social e política, com habilidades para aplicar, adaptar e gerenciar os conhecimentos adquiridos durante o curso na educação escolar, atuando junto às instituições de ensino, entidades e organizações voltadas para o desenvolvimento rural. Os institutos federais são as áreas da educação que mais apresentam demanda desse profissional, pelo fato de que nos últimos anos essas instituições de ensino cresceram exponencialmente.

O profissional formado no curso de Ciências Agrárias EAD pode atuar ainda em ONGs, prefeituras, associações e cooperativas rurais, dando aulas para atualizar os conhecimentos de profissionais que já trabalham na área, mas precisam se atualizar.

Faculdades Reconhecidas pelo MEC

Apesar da grande carência por profissionais formados no curso de Ciências Agrárias, o país apresenta somente duas instituições de ensino superior que possuem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e oferecem o curso na modalidade a distância. São elas:

  • Universidade Federal do Amazona (UFAM) – Amazonas;
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Paraíba.

Veja também:

Benefícios do Ensino a Distância

Pretende fazer Ciências Agrárias a distância? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);