dcsimg

Ainda não sei qual carreira seguir. E agora?

(0.0 de 0)

Escolher uma carreira é uma tarefa muito difícil. Por isso, se você tem dúvidas sobre qual carreira seguir, fique atento às nossas dicas e prepare-se para ser um ótimo profissional!

carreira-seguir

Escolhas envolvem sempre algum grau de risco, e quando o assunto é definir a profissão a seguir, muitas pessoas se apavoram, já que ter experiência na área almejada antes de fazer um curso técnico ou de graduação é uma situação não muito comum. Se você tem dúvidas sobre qual carreira seguir,fique atento às nossas dicas e prepare-se para ser um ótimo profissional!

Testes vocacionais

Os testes vocacionais funcionam como auxílio para descobrir quais são as áreas mais favoráveis ao seu perfil, de acordo com seus talentos e interesses.Esses testes ajudam a descobrir qual a área que você tem maior afinidade, ao associa suas preferências pessoais com algumas profissões ou cursos.

O teste mostra, principalmente, a importância da vocação. É um processo de intervenção em que o profissional da área ajuda você a analisar a decisão mais favorável para sua vida. Por mais que o teste ajude a ter uma ideia das carreiras que mais sejam coerentes com sua personalidade, você deve ter em mente que se você gostos muito diversificados, resultados distintos poderão aparecer. Contudo, lembre-se que o teste vocacional não dá diagnósticos específicos sobre qual profissão seguir, mas sim um norte sobre quais áreas estão mais relacionadas aos seus interesses.

Procure saber o máximo possível sobre as profissões de seu interesse

Você pode começar a ler sobre os cursos que mais chamam a sua atenção. Procure se informar sobre a grade curricular e sobre quais temas as matérias abordam.

Conhecer as universidades e assistir a uma ou duas aulas de cada curso também pode te ajudar a ter uma ideia sobre eles e se vale a pena ou não se arriscar. Informe-se também sobre as diferentes possibilidades que cada profissão dá, procure referências em profissionais de sucesso de cada uma delas e pergunte sempre a quem já está no mercado a respeito do curso e da carreira em si.

Feiras de profissões

Muitas universidades realizam feiras de profissões, em que interessados em ingressar nos cursos de determinada faculdade, principalmente alunos do ensino médio, têm a oportunidade de ter contato com alunos, professores, futuros acadêmicos e profissional da área. Essas feiras costumam mostrar todas as possibilidades que cada curso oferece. Algumas ainda organizam palestras com profissionais de cada área para uma visão mais realista sobre mercado. Procure saber quais universidades oferecem essa oportunidade, confira a data e participe!

Cursos de aperfeiçoamento online como base

Caso a dúvida persista, procure fazer cursos de aperfeiçoamento online. Eles podem ser de grande ajuda para ter um direcionamento do que é ou não promissor para as suas habilidades. Outro fator relevante é que esses cursos podem ajudar a definir sua paixão por alguma área ou matéria, assim como eliminar algumas outras. Dentre as vantagens em realizar estes cursos online estão a flexibilidade de horário e o baixo investimento. Considerando que você pode não se identificar com a escolha, estas questões devem ser consideradas!

Suas experiências no colégio podem ajudar

Você pode usar a sua má experiência na área de exatas, ou afinidade com as matérias biológicas, por exemplo, para definir uma carreira próxima às matérias com as quais se identificou. Este fator não deve ser uma regra, mas pode minimizar frustrações. Tomar decisões sobre o seu futuro profissional baseando-se apenas nas suas expectativas e conhecimentos teóricos sobre a área pode deixá-lo receoso, mas com uma pesquisa bem feita e o auxílio dos recursos indicados você consegue tomar uma decisão mais próxima ao que você almeja. Sucesso em sua carreira!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);