Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos para Enfermagem

Enfermagem é um dos cursos mais procurados da área de Saúde. Oferecido nas modalidades bacharelado e licenciatura, o objetivo da graduação é formar pessoas capazes de atuar na recuperação e reabilitação da saúde humana e na prevenção a doenças.

O enfermeiro é o profissional que faz a integração entre a equipe médica, atua na ligação entre os médicos, os auxiliares de enfermagem, os psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas e os administradores de um hospital, além de assumir a responsabilidade de verificar as condições de saúde do paciente, cuidar de sua higiene e administrar remédios.

Assim, o curso de Enfermagem atrai diversos alunos em todo o Brasil, interessados em exercer esta profissão tão importante. E a boa notícia é que mesmo quem está sem grana pode conseguir ingressar na graduação.

Acompanhe o artigo para saber como ganhar uma bolsa de estudo para Enfermagem!

Como conseguir bolsa de estudo para Enfermagem

Atualmente, há diversas maneiras de se conseguir uma bolsa para cursar Enfermagem no Brasil. Embora algumas sejam mais difíceis do que outras, sempre há uma chance de encontrar um benefício que contemple suas necessidades.

Mostraremos aqui as opções de bolsa de estudo de Enfermagem disponibilizadas pelas instituições particulares, que podem ser parciais (cobrem parte da mensalidade) ou integrais (abrangem o valor total da mensalidade).

Você vai entender como funciona programas como o ProUni, bolsas-convênio, bolsas livres e outras. Confira!

Como conseguir bolsa de estudo para Enfermagem pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é o maior programa de bolsas de estudos do país. Oferecido pelo governo federal, o ProUni concede mais de 300 mil benefícios a alunos de baixa renda em todas as regiões do Brasil.

Para ter a chance de conseguir uma bolsa de estudo em Enfermagem pelo ProUni, o candidato precisa atender aos critérios de renda, escolaridade e desempenho no Enem mais recente, definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

As bolsas de estudo parciais, que pagam até metade das mensalidades, são direcionadas a quem apresenta renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Já as bolsas integrais, que cobrem toda a mensalidade, são concedidas aos alunos que demonstram renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Conseguir o benefício não é tarefa fácil e exige muito foco e dedicação. Além de atender aos requisitos de renda e escolaridade exigidos, o candidato precisa ainda ter feito o Enem mais recente e obtido uma nota superior a 450 pontos nas provas, além de não ter zerado a redação. Quanto maior a pontuação, maiores as chances de conseguir a bolsa.

Notas de corte do ProUni

Ainda que a pontuação mínima exigida no Enem seja de 450 pontos, para ingressar nas faculdades mais populares, o candidato precisa conseguir uma nota bem acima disso. Veja quais foram as notas mais altas do ProUni para a graduação em Enfermagem em edições recentes do exame:

  • Faculdade dos Carajás em Marabá (PA): 716 pontos (presencial)
  • Universidade José do Rosário Vellano em Alfenas (MG): 714 pontos (presencial)
  • Centro Universitário Dinâmica das Cataratas em Foz do Iguaçu (PR): 710 pontos (presencial)
  • Faculdade da Cidade de Maceió em Maceió (AL): 707 pontos (presencial)
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) em Joinville (SC): 698 pontos (presencial)

Embora a lista acima contemple a modalidade presencial, o ProUni também distribui bolsas para a modalidade a distância do curso. É importante lembrar que só tem direito a participar do programa quem ainda não tem diploma do curso superior.

Para concorrer a uma vaga, é importante se manter atento às datas de inscrição. O processo seletivo do ProUni acontece duas vezes ao ano, no início de cada semestre.

E se você está pensando que as notas de corte estão muito altas, não há motivos para desânimo. Há várias faculdades reconhecidas pelo MEC que disponibilizam bolsa de estudos para Enfermagem a partir do desempenho mínimo de 450 pontos.

Como conquistar bolsa de estudo para Enfermagem com ajuda da empresa onde você trabalha

Para quem já está no mercado de trabalho, mas ainda não possui diploma de ensino superior ou gostaria de fazer uma segunda graduação, há uma chance de sua empresa ser conveniada a alguma instituição particular.

Hoje em dia, várias empresas firmam convênios com as faculdades para promover o desenvolvimento de seus funcionários. Assim, é possível que funcionários de uma determinada companhia consigam descontos em mensalidades e até mesmo bolsas integrais, dependendo da relevância do curso para a empresa ou dos acordos firmados.

É importante ressaltar que este tipo de bolsa é exclusiva para funcionários e não se estende a possíveis dependentes. O benefício também está sujeito à permanência do funcionário na empresa: ou seja, trabalhadores desligados podem perder o direito de usufruir da bolsa.

Para maiores informações, procure o departamento de Recursos Humanos de sua empresa e informe-se sobre as possibilidades.

Como conseguir bolsa de estudo para Enfermagem na própria faculdade

Quem pensa em prestar vestibular para Enfermagem em uma instituição particular deve saber que muitas delas disponibilizam bolsas para os primeiros colocados (indisponível apenas para o curso de Medicina). Além disso, há outras opções.

Com bolsas que podem ser integrais ou parciais, a política de distribuição do benefício varia de acordo com cada instituição. Na maioria dos casos, as bolsas são válidas apenas para o processo seletivo tradicional. Porém, há faculdades que também oferecem bolsas de estudo para alunos que tiveram um bom desempenho no Enem mais recente.

O ideal é se informar sobre as opções diretamente na instituição onde você planeja estudar.

Boas faculdades onde obter uma bolsa para Enfermagem

Ao escolher onde estudar, o mais importante é estar atento à qualidade do curso e da instituição que o oferece. Isto fará toda a diferença ao disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Pensando nisso, selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação que oferecem o curso de Enfermagem em todo o Brasil.

Estas faculdades são participantes do ProUni e também trabalham com bolsas e descontos próprios, como bolsas de acordo com o desempenho no Enem, convênios com empresas, descontos para pagamento em dia, entre outras opções. Vale a pena visitar o site da instituição desejada e obter maiores informações. Confira:

Veja também:

Descubra qual é o salário esperado para quem faz Enfermagem

Saiba qual é o preço de uma faculdade de Enfermagem

Pretende tentar uma bolsa em Enfermagem? Conta para a gente nos comentários qual a opção que melhor atende às suas necessidades!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário