Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Entenda como é fazer um curso de Biomedicina semipresencial

Biomedicina é um campo bastante fértil, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. É considerada uma das mais importantes profissões do século.

Motivos para isso tem de sobra. A área conjuga conhecimentos médicos e biológicos e se mostrou indispensável para a sobrevivência da espécie humana nas próximas décadas.

Para você ter ideia, há biomédicos por trás do desenvolvimento das vacinas para combater a COVID-19, em pesquisa de técnicas e tratamentos de doenças diversas (células-tronco, por exemplo), em questões de fertilidade, análises clínicas, soluções para questões ambientais, medicamentos, etc.

O melhor de tudo é que a tecnologia permite levar todo esse conhecimento a você por meio de um curso de graduação que reúne o melhor dos dois mundos: ensino presencial e a distância.

A seguir, entenda como é fazer um curso de Biomedicina semipresencial!

Como é o curso de Biomedicina

Biomedicina é um curso superior em nível de bacharelado e quatro anos de duração. Pode ser encontrado em um bom número de faculdades pelo Brasil.

O objetivo da graduação é preparar o aluno para realizar pesquisas sobre as principais doenças infecciosas, autoimunes e degenerativas que atingem os humanos, usando, para isso, bases científicas e técnicas avançadas de laboratório.

A ideia é entender os agentes que causam essas doenças e desenvolver tratamentos e remédios para combate ou prevenção.

Por isso os estudantes precisam decifrar tudo o que envolve biologia molecular, química, citopatologia, imunologia, epidemiologia, histologia, biossegurança, bromatologia, farmacologia, hematologia e afins.

Biomedicina tem pelo menos 10 áreas de atuação reconhecidas no Brasil:

  1. Análises Clínicas
  2. Análises Ambientais
  3. Indústrias
  4. Análises Bromatológicas
  5. Biologia Molecular
  6. Genética
  7. Reprodução Humana
  8. Citologia Oncótica
  9. Banco De Sangue
  10. Imagenologia

Depois de formados, os biomédicos podem trabalhar em clínicas, hospitais, laboratórios de análises clínicas, indústria de produtos alimentícios, cosméticos e farmacêuticos, institutos de pesquisa.

A seguir, veja como fazer o curso a distância.

Como é fazer Biomedicina semipresencial

Atualmente, 60 faculdades têm o curso de Biomedicina a distância.

Muita gente fica intrigada, pensando em como se faz remotamente uma graduação que tem uma grade curricular repleta de atividades em laboratório.

A resposta a esta questão está no formato semipresencial, um sistema de ensino híbrido que permite equilibrar aulas online e presenciais sem prejudicar o aprendizado.

É simples de entender o funcionamento! Acompanhe:

Ao se matricular, o estudante recebe acesso a um ambiente virtual online. Lá, encontra as disciplinas do semestre e todo o material didático necessário para fazê-las.

A dinâmica é bem diferente do tradicional. As aulas são apresentadas em vídeos, que os alunos podem acessar quando quiser, e são complementadas com livros digitais, apostilas, apresentações, esquemas gráficos, etc. – tudo por computador.

Em Biomedicina, esse modelo é reservado para as disciplinas teóricas, ou para a parte teórica das disciplinas práticas.

Assim como acontece em qualquer graduação presencial, é preciso uma boa dose de comprometimento e disciplina para acompanhar todas as etapas dentro do cronograma previsto, fazer as atividades solicitadas e participar efetivamente do debate com professores e outros alunos.

O ambiente dispõe de ferramentas de contato direto com professores e tutores, o que permite tirar dúvidas a qualquer momento.

Você deve estar querendo saber como funcionam as aulas em laboratório, certo?

Bom, no curso de Biomedicina semipresencial os encontros destinados às atividades práticas acontecem nos campi ou nos polos de apoio oferecidos pela faculdade. Aqui não tem nada de diferente do modelo tradicional. Os laboratórios devem ser equipados com tudo que é necessário para fazer experimentos químicos, estudar anatomia, observar fenômenos em microscópio, etc.

A agenda de encontros pode variar de acordo com a faculdade. Em algumas chegam a ser duas vezes por semana; em outras, uma vez a cada 15 dias. Veja qual é o formato mais interessante para você antes de fazer a matrícula.

O diploma de Biomedicina EAD tem tanta validade quanto o tradicional. Os biomédicos formados nessa modalidade também poderão disputar vaga na área, fazer concursos públicos de nível superior ou ingressar em pós-graduações normalmente. O único requisito é estudar em faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) que tenha autorização para oferecer a graduação a distância.

O que se estuda em Biomedicina semipresencial

Será que o semipresencial tem disciplinas diferentes do tradicional?

Quanto a isso, pode ficar tranquilo. Uma ou outra disciplina pode variar, mas a base de conhecimentos é a mesma.

Veja a seguir alguns exemplos de disciplinas que esperam por você em Biomedicina semipresencial:

  • Ciências Moleculares e Celulares
  • Metodologia Científica
  • Instrumentação e Deontologia Biomédica
  • Químicos Laboratoriais
  • Biologia Molecular e Biotecnologia
  • Bromatologia
  • Genética
  • Patologia Geral
  • Prática em Saúde
  • Citopatologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia de alimentos
  • Relações Parasitas e Hospedeiros
  • Bacteriologia Clínica
  • Micologia e Virologia
  • Práticas Aplicadas em Parasitologia
  • Toxicologia
  • Hematologia
  • Imunologia Clínica
  • Práticas aplicadas em bioquímica e imunologia clínica
  • Práticas aplicadas em hematologia e microbiologia clínica

Embora o curso seja semipresencial, o estágio deve ser realizado presencialmente nos últimos semestres. Os alunos precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para se formar.

Onde fazer o curso de Biomedicina semipresencial

Você viu que dá para encontrar Biomedicina a distância em dezenas de faculdades.

A oferta generosa permite que os estudantes escolham as melhores faculdades – uma estratégia que se reverte positivamente mais adiante, no mercado de trabalho.

Abaixo a gente selecionou algumas ótimas faculdades, todas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, onde você pode estudar Biomedicina na modalidade semipresencial. Clique para conhecer:

Veja também:

Farmácia EAD: Conheça o curso e descubra onde estudar

Animou em estudar Biomedicina semipresencial? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário