Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Sem categoria

Conheça as vantagens do Ensino a Distância

3 de março de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Com uma metodologia moderna e inteligente de estudar, o ensino a distância está revolucionando a educação superior no Brasil.

Nos últimos anos, essa modalidade vem crescendo a um ritmo que chega a ser até três vezes maior que o modelo presencial. O número de alunos, que em 2003 era de apenas 92 mil, hoje já supera 1,3 milhão!

São inúmeras opções de cursos, mensalidades mais em conta, ambientes de aprendizagem cada vez mais sofisticados, e, principalmente, alta disponibilidade. É possível encontrar cursos a distância em praticamente qualquer lugar do Brasil, mesmo nas localidades mais distantes.

Se você acha que as vantagens param por aí, dê uma olhada na lista que preparamos e que provavelmente irá convencê-lo a fazer um curso a distância hoje mesmo! Confira!

EAD é flexível!

Uma das características que os alunos de ensino a distância mais apreciam é a flexibilidade.

Sem horários e locais fixos para estudar, como acontece nas graduações tradicionais, o aluno fica livre para acompanhar os conteúdos no horário mais conveniente, da forma que achar melhor. Há quem estude de manhã cedo, antes de sair para o trabalho, há quem dê aquela espiada no horário de almoço, ou prefira acessar os conteúdos à noite, na tranquilidade e no silêncio.

Só não vale confundir flexibilidade com moleza! No EAD, como em qualquer graduação, é preciso bastante dedicação e atenção aos prazos. Os cursos a distância também têm datas para entrega de trabalhos e realização de provas.

EAD permite trabalhar e estudar de forma mais tranquila

A flexibilidade do ensino a distância permite que a grande maioria dos estudantes consigam conciliar trabalho e estudos. Uma pesquisa recente da Educa Insights revela que 87% dos alunos de EAD têm emprego.

De fato, com um curso EAD tudo fica mais fácil. O material didático, inclusive as vídeo-aulas, fica disponível o tempo todo e pode ser acessado a qualquer momento. Os tutores e professores estão à disposição para tirar dúvidas e os colegas estão sempre interagindo.

É mais barato fazer EAD!

Você sabia que dá para fazer um curso superior a distância pagando apenas R$ 150?

Pois é! Grandes redes particulares de ensino têm inúmeras opções de cursos nesse valor. É um investimento baixo quando comparado aos benefícios de se ter um diploma de nível superior.

O valor médio das mensalidades de cursos superiores a distância é R$ 260, segundo a Educa Insights.

Ainda assim é bem mais barato que fazer um curso presencial ? sem falar na economia extra que o EAD proporciona. Por não precisar se deslocar todos os dias até a faculdade, o aluno economiza tempo e dinheiro com transporte!

Na maioria dos casos também não vai precisar fazer refeições na rua, o que gera uma economia e tanto no fim do mês!

EAD está presente em quase todas a cidades brasileiras

A grande maioria das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes já oferece cursos a distância através de polos de apoio presencial.

Entre as menores, 74% das que têm população entre 50 mil e 100 mil habitantes contam com polos de apoio.

Segundo a Educa Insights, o Brasil tem hoje 81 instituições de ensino superior com cursos a distância. Juntas, elas oferecem 3.109 polos de apoio presencial por todo o País.

Embora estejam presentes mais fortemente nas regiões Sudeste, Sul e nas capitais nordestinas, essas unidades de apoio se distribuem por todo o Brasil. Mesmo nas áreas mais remotas da Amazônia, por exemplo, é possível encontrar uma opção para estudar a distância. A dica é buscar o polo mais próximo da sua casa.

Conteúdo e interação estão sempre à mão

Uma das grandes vantagens do EAD é que o aluno não perde nenhum conteúdo. Tudo está disponível no ambiente virtual de aprendizagem e pode ser acessado a qualquer momento, quantas vezes o estudante desejar, de onde ele estiver.

A interação é outro ponto forte do EAD. Todo curso conta com uma equipe de tutores e professores à disposição para tirar suas dúvidas ou ajudar em alguma questão. Há também chats e fóruns de discussão com os colegas de turma.

Na pesquisa da Educa Insights, inclusive, os dois pontos mais importantes listados pelos alunos EAD foram a interação com o tutor e os momentos de discussão de conteúdo com a turma.

Diploma EAD vale tanto quanto o presencial

O diploma emitido por um curso superior a distância vale tanto quanto o de um curso presencial. O que importa é se a instituição tem autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

A informação sobre modalidade ? presencial ou a distância ? sequer consta no documento.

Os alunos que se formam no EAD podem usar o diploma para assumir uma vaga que exija mais qualificação, participar de concursos públicos de nível superior ou entrar em uma pós-graduação.

EAD tem curso de tudo quanto é tipo

No ensino a distância é possível encontrar cursos em diferentes áreas do conhecimento. Tem bacharelado, licenciatura e de formação tecnológica. Veja a seguir uma pequena amostra de graduações EAD que você pode fazer:

  • Administração
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Artes Visuais
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Geografia
  • Gestão Ambiental
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Gestão Pública
  • História
  • Letras
  • Logística
  • Marketing
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Serviço Social
  • Sociologia

EAD é a modalidade que mais cresce no Brasil

De 2003 para cá, o EAD tem crescido a uma velocidade impressionante. A melhoria da infraestrutura de redes no Brasil e o desenvolvimento de novos modelos pedagógicos ajudaram a aumentar a disponibilidade de cursos nessa modalidade.

Com mais de um milhão de estudantes e um ritmo de matrículas que cresce três vezes mais que no presencial, o ensino a distância vai continuar a se expandir nos próximos anos.

Só para você ter uma ideia, em 2003 tínhamos 52 cursos EAD e 92 mil alunos matriculados. Hoje, são 1.365 cursos e 1,3 milhão de estudantes.

Onde estudar

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

 

Você pode fazer uma busca em Faculdades a Distância para encontrar um curso EAD com polo de apoio perto de você!

Assista ao nosso vídeo também:

O que você achou das vantagens do Ensino a Distância? Conhece mais alguma que não apareceu na lista? Compartilhe sua dica nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.